Por que as PMEs devem contratar um escritório de contabilidade?

Por que as PMEs devem contratar um escritório de contabilidade?

O setor contábil é um dos mais complexos dentro do ambiente corporativo. Ele é responsável por áreas estratégicas da empresa, como contas a pagar e a receber, gestão financeira de todo o negócio e também pela documentação contábil obrigatória, que garante que a companhia funcione de acordo com as leis brasileiras.

Todas as empresas precisam manter a contabilidade em ordem para seguirem competitivas, no entanto, nem sempre esse setor recebe a atenção que merece. Principalmente nas PMEs, que possuem um quadro menor de colaboradores dedicados a área, as falhas envolvendo a contabilidade são cada vez mais comuns.

Para evitar que esses erros comprometam a efetividade do seu negócio, listamos a seguir os 5 motivos que mostram por que as pequenas e médias empresas devem contratar um escritório de contabilidade o quanto antes.

1. Visão geral das contas do negócio

O primeiro motivo para as PMEs optarem por contratar um escritório de contabilidade está relacionado ao panorama completo que o gestor da companhia terá acesso. Uma contabilidade de qualidade, que tenha profissionais qualificados para a função, consegue fornecer para o empreendedor informações importantes sobre o seu patrimônio, gastos, rendimentos, investimentos e manutenção do estoque.

Essa abrangência do escritório de contabilidade ajuda a contornar com rapidez possíveis dificuldades financeiras da empresa, impedindo que elas atrapalhem o desempenho do seu negócio.

2. Cumprimento das obrigações fiscais

Contratar um escritório de contabilidade é uma decisão bastante assertiva das empresas, principalmente quando se trata do pagamento de tributos. Os profissionais que atuam no escritório possuem o conhecimento necessário para traçarem um controle rigoroso dos tributos a serem pagos. Com isso, a companhia cumpre suas obrigações fiscais nas datas estabelecidas pelo governo, evitando o pagamento de multas e juros por conta de atrasos.

3. Auxílio na tomada de decisão é um dos motivos para contratar um escritório de contabilidade

Outro ganho que as PMEs têm ao contratar um escritório de contabilidade tem a ver com o processo de tomada de decisão. Ao terem em mãos dados precisos sobre as contas da empresa, os gestores encontrarão mais facilidades para compor os preços dos seus produtos ou serviços, e também para administrar os recursos.  

4. Credibilidade em processos judiciais

Nenhuma empresa está livre de enfrentar processos trabalhistas ou mesmo a temida declaração de falência. Quando essas situações acontecem, as companhias que optaram por contratar um escritório de contabilidade têm a vantagem de apresentar em juízo informações verificadas por profissionais especializados na área contábil,  o que aumenta a credibilidade da empresa no processo judicial.

5. Redução dos custos

Para as PMEs, a manutenção de um departamento contábil interno é algo bastante complicado. Sendo assim, contratar um escritório de contabilidade traz todos os benefícios que citamos acima, além de uma redução significativa dos custos.

Isso porque a decisão de contratar um escritório de contabilidade não gera nenhum vínculo empregatício entre a PME e o prestador de serviço contábil. Além disso, por meio de pagamentos fixos ao mês, a empresa tem a sua disposição uma equipe multidisciplinar, com especialistas atuando ativamente nas inúmeras áreas da contabilidade empresarial.

Agora que você conhece os 5 principais motivos para contratar um escritório de contabilidade para a sua PME, não deixe de entrar em contato com a Solutta e conhecer as soluções que temos para o seu negócio atingir o sucesso!

Post by Saulo Novaes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
http://solutta.com/wp-content/themes/hazel/
http://solutta.com/
#0066a1
style1
paged
Carregando...
/home/solutta/www/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
yes
yes
off
off
off