Como regularizar a situação fiscal da minha empresa?

Como regularizar a situação fiscal da minha empresa?

Um negócio irregular do ponto de vista fiscal pode se ver em apuros por diversos sentidos. Durante uma fiscalização dos órgãos responsáveis, pode sofrer medidas punitivas intensas, ter que pagar um alto valor de multa ou mesmo responder a questões criminais.

Por isso, regularizar a situação fiscal deve ser uma prioridade, de modo que aconteça o quanto antes. Quanto menos tempo a empresa passar irregular, menores e menos intensas serão as consequências.

Foi pensando em sanar suas dúvidas que elencamos alguns pontos abaixo muito importantes para colocar a casa em ordem. Confira:

Comece consultando as pendências existentes

Tudo deve começar com o reconhecimento do momento fiscal do empreendimento. Somente assim é possível compreender o tamanho do problema a ser encarado e quais são as áreas que exigem mais atenção.

Para tanto, procure os órgãos competentes, como a Receita Federal e a Secretaria da Fazenda, e faça uma consulta das pendências fiscais. Geralmente, isso pode ser feito online.

Aposte, também, em realizar uma auditoria interna. Essa é uma forma de obter uma visão clara de possíveis problemas que ainda não tenham sido contabilizados nos sistemas dos órgãos competentes.

Tenha auxílio profissional para regularizar a situação fiscal

Com as pendências em mãos, é fundamental buscar apoio de profissionais capacitados. A tarefa de regularizar a situação fiscal ficará mais simples se você puder contar com uma equipe preparada e de qualidade.

O jeito mais prático e conveniente de fazer isso é terceirizando a contabilidade. Ao contratar uma equipe terceirizada, é possível ter o máximo de disponibilidade e personalização, de modo a resolver esse problema sem comprometer a contabilidade atual.

Realize uma análise criteriosa para escolher corretamente, de modo a conseguir uma atuação realmente benéfica e levando em consideração as necessidades do negócio.

Faça o pagamento dos tributos e das multas

Com o auxílio da empresa terceirizada, faça a solicitação das guias de pagamento em relação aos tributos devidos. Em geral, é necessário pagar o imposto e, também, uma multa que varia com cada caso.

É bastante comum que as guias possam ser solicitadas online. Contudo, dependendo do seu regime tributário pode ser necessário fazer a solicitação em um posto físico do órgão competente.

Mais uma vez, a equipe ajudará a tornar tudo menos burocrático e muito mais eficiente, de sorte a garantir que nada fique para trás.

Aja para evitar que a situação aconteça novamente

Embora seja necessária, regularizar a situação fiscal da empresa é uma tarefa cara — ao menos, é mais onerosa do que fazer o pagamento adequado dos tributos. Por isso, o ideal é agir de maneira preventiva para que o empreendimento não fique irregular uma vez mais.

A equipe terceirizada pode ajudar nesse sentido, oferecendo orientações ou realizando auditorias fiscais periódicas. Dessa forma, será possível agir na raiz do problema e o quanto antes, evitando problemas futuros.

Também pode ser o caso de aumentar o emprego da tecnologia na área de contabilidade, de modo a trazer mais confiabilidade. Nesse sentido, a terceirização pode ajudar na implementação desses elementos e na conferência de que tudo está saindo como o previsto.

Com essas medidas, pode-se regularizar a situação fiscal do seu empreendimento de maneira simples. Porém, o melhor é prevenir-se contra futuras irregularidades para poupar tempo, esforço e dinheiro. Para isso, a Solutta está à disposição. Se precisa de auxílio para colocar a casa em ordem, entre em contato conosco agora!

Post by Saulo Novaes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
http://solutta.com/wp-content/themes/hazel/
http://solutta.com/
#0066a1
style1
paged
Carregando...
/home/solutta/www/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
yes
yes
off
off
off