O futuro da contabilidade – entrevista com Doug Sleeter (parte 2)

O futuro da contabilidade – entrevista com Doug Sleeter (parte 2)

Dando continuidade ao tema iniciado na semana passada com a entrevista de Doug Sleeter – criador do Accountex, um dos maiores eventos internacionais de contabilidade e uma das 100 pessoas mais influentes em contabilidade no mundo –, nesta segunda parte ele fala sobre as ideias disruptivas que vêm dos pequenos escritórios, as vantagens em se manter atualizado no mercado com as novas ferramentas e os erros que os contadores cometem ainda hoje. Acompanhe:

Sabemos que os mercados são muito diferentes nos EUA e no Brasil, e também que as grandes empresas têm dificuldade de crescer, tanto aqui como lá. O futuro pertence às pequenas empresas? É possível dizer isso?

Doug Sleeter: Bem, acredito que as pequenas empresas sempre foram as condutoras de tudo. Os pequenos negócios são onde toda inovação acontece. Uma empresa muito grande não consegue mais inovar porque eles têm inúmeros departamentos, e os mais inovadores estão perdidos nas entranhas da organização e não são ouvidos, ou porque são nerds, ou não são líderes, e assim eles “somem”… e os líderes estão ocupados em manter o negócio funcionando, com a receita chegando com os produtos existentes, então é realmente difícil para um novo produto surgir em uma grande empresa. Mas deixe-me apenas dar um contra-exemplo: quando um CEO de uma grande empresa – Steve Jobs é meu exemplo favorito (eu trabalhei para a Apple nos anos 80, quando o Macintosh estava chegando), ele voltou para a Apple, que fazia apenas computadores à época – diz “vamos fazer música em um iPod e iPhone”, aí funciona. Porque o chefe inovou, funcionou! Se algum executivo hoje aparecesse e tentasse essa reviravolta, toda a inovação seria perdida, porque eles também se preocupam com quantas vendas estão fazendo na semana ou no mês, e se irão ter dinheiro suficiente… É por isso que eu acho que é nas pequenas empresas que tudo acontece. Eu sempre fui super apaixonado por pequenos negócios, por isso permaneci em pequenas empresas toda a minha carreira.

“Os pequenos negócios são onde toda inovação acontece…”

 

As pequenas empresas tendem a ser mais criativas com ideias disruptivas…

DS: Sim, é de onde tudo vem! Dois ou três caras em uma sala são mais inteligentes do que o resto do planeta – se eles forem realmente brilhantes e se lhes forem permitido fazer o que fazem de melhor. Isso muda o mundo!

Quais os maiores erros que os contadores cometem hoje em dia?

DS: Um dos maiores erros que os contadores podem cometer hoje – e eu estou tentando evitar que isso aconteça – é abaixar a cabeça e ir trabalhar, em vez de… Veja, eu não dei uma resposta específica porque há mil especificidades. Mas no geral há um monte de desculpas como “eu tenho que ir trabalhar”, “eu tenho um compromisso”, “eu tenho um recuperação de imposto para terminar”, “minha agenda está cheia”, “eu não tenho tempo para ler “,”eu não tenho tempo para ir a uma conferência”, “eu não gosto de tecnologia, me assusta”, ou “eu não consigo fazer isso”… todas essas mensagens internas na sua cabeça estão dizendo “apenas faça o trabalho e você será pago e vai ficar bem”, e eu estou dizendo que esse é o maior erro que você pode cometer, porque você vai morrer sem dinheiro porque todos os seus clientes estarão indo para os concorrentes. Mesmo que seu negócio hoje ainda esteja bom, e talvez até crescendo, é apenas uma questão de tempo. A menos que você embarque nas tendências do novo mundo [da contabilidade], você simplesmente não vai estar aqui amanhã.

“Um dos maiores erros que os contadores podem cometer hoje é abaixar a cabeça e ir trabalhar.”

 

Em um exercício de futurologia, para onde esse mercado, com essas novas ferramentas, vai?

DS: Quando você soma todas as coisas diferentes que estão acontecendo, como contabilidade online, software de contabilidade e vários aplicativos diferentes na nuvem – ou até mesmo no seu telefone – e todos os outros aplicativos relacionados, você percebe que a oportunidade de mercado para o contador é entender como todos essas coisas trabalham juntas. Reserve um tempo para avaliar e aprender continuamente sobre as novidades, para descobrir quais aplicativos são melhores que os outros, porque, inevitavelmente, é um julgamento que você precisa fazer para ajudar seu cliente a decidir qual é o melhor conjunto de tecnologias para os negócios. Você não tem apenas um conjunto, você tem uma série de soluções para este negócio, e para outro negócio pode ser um conjunto diferente… é aí que a contabilidade pode ter essa enorme oportunidade. Mas note que muito do que eu acabei de falar é, uma vez que se abraça a tecnologia, é possível aprender mais rapidamente do que os outros como um software funciona. E quem melhor para saber qual software é o mais adequado para uma empresa do que o contador? Quem é que sabe como tudo funciona e como que a informação tem que chegar aos livros? O contador está na melhor posição para avaliar tudo isso! E é por isso que estou dizendo que a oportunidade de mercado irá aparecer para aquela pessoa que conseguir agir como um médico, mas que prescreve aplicativos para seus clientes, e eles irão te adorar se você conseguir fazer isso corretamente.

“a oportunidade de mercado irá aparecer para aquela pessoa que conseguir agir como um médico, mas que prescreve aplicativos para seus clientes”

 

Agora, já que está tudo na nuvem, esse é o caminho?

DS: Sim, quando tudo está na nuvem (o seu telefone inclusive), nada funciona a menos que esteja conectado, certo? Então, isso é nuvem. Portanto, a resposta é “sim”, tudo já está na nuvem, é o caminho. Se você está usando hoje um software no seu computador, isso não é nuvem, e é aí que você tem de pensar se é o melhor caminho a percorrer. Antigamente o contador tinha que ir ao escritório do cliente para ver os dados e poder gerar demonstrações financeiras, de maneira física, tinha de fazer uma cópia ou algo assim. Essa mentalidade foi quebrada por um mundo onde isso é feito com um telefone e onde tudo está conectado. Então, é aqui que eu acho que as oportunidades acontecem e que se você não está pensando em nuvem, então está realmente ultrapassado.

“(…) se você não está pensando em nuvem, então está realmente ultrapassado.”

 

Post by Saulo Novaes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
http://solutta.com/wp-content/themes/hazel/
http://solutta.com/
#0066a1
style1
paged
Carregando...
/home/solutta/www/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
yes
yes
off
off
off