Sabe se sua empresa tem direito à recuperação de PIS/COFINS?

out 16, 2018

flavia

Blog

0

Sabe se sua empresa tem direito à recuperação de PIS/COFINS?

Empresa nenhuma quer perder dinheiro. Mas, por conta da nossa complexa carga tributária, que muitas vezes confunde e complica a vida de qualquer empresário, isso acontece com frequência.

A cobrança indevida de impostos, a não utilização de créditos tributários e erros em escrituração podem fazer com que a sua empresa tenha direito à recuperação de PIS/COFINS. O fato de a legislação mudar constantemente também aumenta as chances de esse problema existir.

Dependendo do quanto sua empresa pode recuperar, esse dinheiro “extra” pode significar a salvação do seu negócio, ou até mesmo um recurso a mais para ajudar em seu crescimento.

Você sabe se sua empresa tem direito à recuperação de PIS/COFINS? Confira nosso artigo abaixo e descubra:

Quem tem direito à recuperação de PIS/COFINS?

Terão direito a recuperar parte dos valores pagos no PIS/COFINS as empresas que optam pelo regime tributário de Lucro Real, pela modalidade não-cumulativa.

Isso acontece porque o PIS/COFINS não cumulativo, mesmo existindo para extinguir o efeito cascata das tributações cumulativas, acabou penalizando ainda mais os empresários e comerciantes, aumentando em mais de 70% o peso da carga tributária para as empresas.

Porém, é válido lembrar que a recuperação de PIS/COFINS só será possível nas situações abaixo:

  1. Aquisição de bens para revenda;
  2. Aquisição de bens e insumos para a fabricação de produtos destinados à venda;
  3. Aquisição de bens e insumos diretamente utilizados na prestação de serviços da empresa;
  4. Energia elétrica consumida nos estabelecimentos da empresa;
  5. Aluguéis de prédios, máquinas e equipamentos utilizados nas atividades da empresa;
  6. Custos de armazenagem, logística e frete de produtos que a empresa tenha tido.

Os créditos de recuperação de PIS/COFINS que não forem aproveitados em determinado mês poderão ser aproveitados nos meses seguintes, mas sem nenhum acréscimo monetário e limitando-se ao período de até cinco anos.

Quem não tem direito a recuperação de PIS/COFINS?

Não terá direito a recuperação de PIS/COFINS a aquisição de produtos pertencentes à cadeia monofásica – onde apenas uma empresa assume todos os impostos desde a produção até o consumidor final, ou aqueles produtos submetidos a alíquotas concentradas.

A empresa compradora também somente terá direito a recuperação de PIS/COFINS se os bens e serviços forem adquiridos em âmbito nacional – ou seja, de outra empresa brasileira.

Como recuperar os valores de PIS/COFINS que a empresa tem direito?

No caso de suspeita ou confirmação de que a sua empresa tem créditos a receber, é aconselhado a contratação de uma empresa de contabilidade empresarial para esse tipo de levantamento.

Nesses casos, muitas questões tributárias mais complexas e de difícil compreensão precisam ser levadas em conta, e normalmente os donos de um negócio ou até mesmo contadores comuns não dispõem de todo esse conhecimento.

Será realizada uma espécie de auditoria tributária em suas contas, onde todos os quesitos que possam gerar créditos serão apontados para o Fisco, e apenas empresas especializadas em serviços de contabilidade dispõe de todo o conhecimento necessário para fazer esse trabalho.

Recuperar impostos de pessoa jurídica não é uma tarefa fácil – ainda mais no Brasil, com a quantidade de normas, legislações diferentes e burocracias a que somos submetidos. Por isso, contar com a assessoria de uma empresa especializada no assunto é de extrema importância.

Você suspeita que o seu negócio possa ter direito a recuperação de PIS/COFINS? Já está analisando seu histórico fiscal a procura de algo? Esperamos que nosso artigo tenha ajudado a esclarecer se você pode e como deve fazer isso. Se ficou qualquer dúvida, entre em contato com a Solutta!

Post by Flávia Rossi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
http://solutta.com/wp-content/themes/hazel/
http://solutta.com/
#0066a1
style1
paged
Carregando...
/home/solutta/www/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
yes
yes
off
off
off