3 curiosidades sobre o Imposto de Renda no Brasil

O Imposto de Renda é tradição no Brasil. Essa obrigação tributária movimenta parte do calendário anual de pessoas físicas e jurídicas, mas o que muita gente não sabe é que o IR traz consigo histórias e fatos no mínimo curiosos em sua aplicação e desenvolvimento.

A seguir, deixamos três curiosidades envolvendo o IR e esperamos que você desfrute dessas informações para ficar mais inteirado do assunto.

Acompanhe!

Início e legislação

No Brasil, o imposto teve início em 1922, por intermédio da Lei Nº 4.625.

Antes da implementação da lei do IR, a tributação sobre a renda era pontual, sem funcionários dedicados exclusivamente ao tributo. O Imposto sobre Vencimentos foi criado em 1843 e era direcionado para aqueles que recebiam dinheiro dos cofres públicos, funcionando como uma espécie de tributação exclusiva na fonte.

Em 1924, o primeiro regulamento do Imposto de Renda foi estabelecido e, a partir desse ano, os brasileiros foram obrigados a declarar seus rendimentos.

O leão como símbolo do IR

O famoso leão, considerado o símbolo do Imposto de Renda no Brasil, surgiu a partir de uma campanha institucional realizada em 1979.

A partir do sucesso, a figura do animal começou a fazer parte de campanhas, anúncios e movimentos relacionados à Declaração do IR no Brasil.

Ele foi escolhido como mascote por representar a força e a imponência que essa obrigação tributária possui, mas não só isso: há também o incentivo ao cumprimento das obrigações fiscais e conscientização da população sobre a importância dos impostos para o desenvolvimento do país.

Utilização do Imposto de Renda para contribuir com instituições sociais

O contribuinte pode destinar até 3% do imposto devido para instituições de sua escolha.

Através da Declaração de Ajuste Anual, é possível destinar parte do imposto devido para projetos sociais e culturais, por meio do Fundo Municipal, Estadual ou Nacional da Criança e do Adolescente, do Idoso ou da Cultura.

Essa atitude demonstra a responsabilidade social e a preocupação em ajudar a melhorar a qualidade de vida de pessoas menos favorecidas. Além disso, ao incentivar ações sociais, contribui-se para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Não perca o prazo!

O prazo para fazer a declaração do IR 2023 vai até 31 de maio.

A Solutta está à sua disposição para te ajudar em todo o processo, livrando você da correria final e proporcionando o cenário mais despreocupado possível em termos de informações.

Contate o nosso time e entregue o seu IR agora!