4 ações estratégicas que o seu varejo não pode deixar de adotar o quanto antes

Estar um passo à frente da concorrência é a meta do todo varejista. Todavia, o caminho para esse êxito passa por colocar em práticas algumas ações que classificamos como indispensáveis para o cenário atual em 2023.

A Solutta esteve presente na NRF 2023, o maior laboratório de varejo do mundo, que ocorreu entre os dias 15 e 17 de janeiro, em New York/EUA, e trouxe de lá ensinamentos valiosos.

Confira a seguir 4 ações estratégicas das quais tivemos a possibilidade de vivenciar sob a chancela de grandes expoentes do varejo mundial e que precisam ser adotadas o quanto antes pelos profissionais que almejam o tão esperado sucesso.

Acredite: você vai se surpreender!

Omnichannel fortalecido

O primeiro propósito foi superado: as melhores empresas já estão sendo vistas de todos os lugares e conseguem vender por múltiplas plataformas. O desafio, agora, é usar os dados de forma inteligente, unindo o perfil de consumo do cliente com a oferta.

Ao oferecer uma experiência de compra mais completa e integrada, as empresas conseguem não apenas aumentar vendas, como também fortalecer a marca e estabelecer um relacionamento mais duradouro com seus consumidores.

Manter-se relevante e competitivo no mercado passa pelo fortalecimento do omnichannel, sem dúvida alguma.

Influência digital

Influenciadores digitais assumem papel importante no quadro estratégico da marca. Portanto, é necessário vincular a visibilidade que eles oferecem com a experiência que a empresa quer proporcionar. O desafio é integrar as ações digitais com o universo físico. 

Com a possibilidade de interação em tempo real por meio das redes sociais, o varejo obtém feedback mais rápido e preciso sobre seus produtos e serviços, o que pode ajudá-lo a melhorar a tomada de decisões.

Customer Centric

As empresas estão investindo em como entregar algo além do que o cliente pediu. Esse processo passa por ouvir mais, coletar dados e colocar o consumidor como parte ativa no desenvolvimento de novos produtos e entregas.

No varejo, essa abordagem tem se mostrado cada vez mais importante, especialmente em um contexto em que os consumidores têm se tornado cada vez mais exigentes e informados.

Investir em tecnologia e processos permitirá uma melhor compreensão das demandas. Isso inclui a adoção de ferramentas de análise de dados e o desenvolvimento de processos mais ágeis e flexíveis.

O básico bem-feito

Se há frustração para quem esperava um mundo de opções sendo exploradas nos cenários de metaverso, cripto e NFT, o conselho é voltar a atenção para o básico. Toda tecnologia pode contribuir, desde que o básico esteja feito. 

Pensar e aplicar tendências inovadoras certamente é um passo à frente, entretanto, é essencial que os negócios do setor se preocupem com a qualidade das operações e processos básicos, como o atendimento ao cliente, a organização das lojas e a gestão do estoque.

Nunca é demais ressaltar que processos bem definidos e padronizados garantem a qualidade e a consistência das operações em todas as lojas – e em todos os momentos.

Considerações finais

Alguma dúvida de como aplicar as dicas acima? Contate a Solutta.

Nossa expertise no âmbito varejista oferece a máxima visibilidade dos principais indicadores de negócio.

Além disso, o know-how de mais de uma década em contabilidade para supermercados e diversos outros segmentos nos coloca ao lado de grandes players do mercado, proporcionando verdadeiras transformações e cases positivos em termos de resultados.

Acompanhe a gente em nossas redes sociais e até a próxima!