fbpx

5 dicas para manter a gestão financeira da sua empresa

Você sabia que 6 em cada 10 novas empresas abertas no Brasil fecham suas portas antes de completar 5 anos de vida? Esses dados, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram um cenário preocupante. Mas te digo logo de cara que o que diferencia um grupo do outro é justamente a percepção sobre a gestão financeira do negócio.

Muito se fala da grande burocracia que os empreendedores brasileiros enfrentam que, inclusive, caminha de mãos dadas com elevada carga tributária aplicada por aqui. E de fato esse é um fator que pode sim, atrapalhar a abertura e o desenvolvimento de uma empresa. No entanto, se você entender e investir em uma gestão financeira de qualidade, verá que é possível driblar essas questões e ter sucesso no mundo dos negócios. 

Se não fosse isso, o que mais justificaria o desenvolvimento de algumas empresas e a falência de outras, uma vez que todas enfrentam condições mercadológicas bem parecidas? Porque não importa o quanto de capital você tenha para investir, não importa o tamanho do seu negócio, estruturar uma gestão eficaz é o que vai te possibilitar realizar todas as atividades do seu dia a dia e criar expectativas futuras.

Para exemplificar de forma bem simples vamos imaginar que o seu negócio funcione como um corpo humano e dentro dessa dinâmica cada setor tem uma função que se interliga com as demais e sendo assim, a parte gerencial representa o coração da sua empresa. É ele que vai pulsar a energia necessária para fazer com que todo o resto opere.

Indo por essa lógica dá para entender porque esse braço do seu negócio é tão importante. Se ele não estiver bem, nenhuma das outras etapas funcionará com sua potência máxima e você perceberá uma gradativa queda, até que finalmente precise desistir do seu sonho. Por esse motivo batemos na tecla da importância em se dedicar ao processo de gerenciamento do seu negócio. 

O QUE SIGNIFICA GESTÃO FINANCEIRA?

Antes de irmos direto às ações é legal que você entenda o conceito da expressão gestão financeira. De acordo com o Sebrae gestão financeira é o conjunto das ações e procedimentos administrativos relacionados com o planejamento, execução, análise e controle das atividades financeiras do negócio. Em palavras simples: obter o máximo de lucro (ou resultado) com suas atividades.

Além disso, ele aponta as três frentes consideradas pilares dessa prática:

  • Gestão do caixa no dia a dia: administrar as entradas e saídas de recursos financeiros relativos a vendas, prestação de serviços, pagamentos de fornecedores, salários, tributos, despesas, entre outros;
  • Gestão de investimentos: ocorre quando a empresa resolve expandir, modernizar, abrir novas unidades, comprar novas máquinas e equipamentos, etc.;
  • Gestão de crises: é um assunto pouco comentado, mas muito frequente. Envolve renegociar prazos com clientes e fornecedores, dívidas em instituições financeiras, protestos, negativações, ações de execução, enfim, fazer escolhas difíceis em tempos difíceis.

VAMOS PARA A PARTE PRÁTICA

A seguir mostraremos 5 dicas que podem funcionar para o seu negócio e já podem ser colocadas em prática hoje mesmo:

DICA 1 – PLANEJAMENTO

Tudo parte do planejamento estratégico. Você precisa ter claro onde quer chegar com sua empresa e traçar o caminho que precisará ser percorrido para isso. Saber quais são os valores, missões e objetivos da sua empresa de forma simples e direta também vai ajudar. 

Divida a caminhada, pense em ações para um curto, médio e longo prazo. Sabe aquela frase: um passo de cada vez? Pois é bem assim. Desenvolver seu planejamento em blocos te ajuda a tirar tudo do papel e transformar em atitudes e permite que alterações necessárias durante o processo possam ser tomadas sem grandes impactos e prejuízos. 

É na etapa do planejamento que também serão definidos prazos e responsáveis por cada fase de implementação do programa. Utilize as ferramentas que tem disponível e se necessário contrate profissionais especializados para te ajudarem nesse momento. Coloque tudo no papel, transforme em números e dados palpáveis e de fácil compreensão por sua equipe. 

Em resumo o planejamento estratégico consiste em sonhar o futuro e criar ações para que ele se torne real. 

DICA 2 – CONTROLE DE FLUXO DE CAIXA

Você sabe quanto de dinheiro existe na conta da sua empresa? Ter total conhecimento e controle do seu caixa é fundamental para permitir que todo o planejamento estratégico traçado tenha viabilidade de ser colocado em prática. 

Essa informação precisa ser constantemente atualizada. Para realizar um excelente controle de fluxo de caixa faça o checklist dos seguintes itens: 

  • Identifique suas despesas                                                                                         
  • Verifique o dinheiro em caixa
  • Controle as contas a pagar
  • Controle as contas a receber
  • Não misture contas pessoais e empresariais
  • Planeje financeiramente o seu negócio
  • Não pague contas com atraso
  • Evite a inadimplência dos clientes
  • Faça a conciliação bancária

DICA 3 – USE ESTRATÉGIAS DE PRECIFICAÇÃO

“A estratégia de precificação vai além de comprar por um valor e vender por outro maior que gere lucro. Em linhas gerais, é necessário ter um equilíbrio entre a rentabilidade esperada com o preço que o mercado pode (e está disposto) a pagar. Isso porque o preço não pode ser alto a ponto de desestimular a compra.

Em contrapartida um preço muito baixo também não é bom, pois pode depreciar o produto aos olhos do cliente.

A precificação de um produto ou serviço precisa ser coerente com os gastos para a produção ou venda da mercadoria, seus canais de distribuição, entre outros fatores. É importante ter em mente que o preço é flexível, podendo variar conforme as necessidades do negócio e do mercado, inclusive no curto prazo.

O que lhe proporciona um peso estratégico muito grande, em especial para algumas situações, das quais se destacam:

  • Adequar a necessidade de aumento de vendas e no faturamento;
  • Modificar sua estratégia em relação a da concorrência;
  • Aumentar a participação de mercado da marca.” – Fonte site Preço Certo

DICA 4 – ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUE

O estoque é um setor de extrema importância e sua má gestão impacta diretamente no financeiro da empresa. Você precisa saber quais mercadorias possui ou não para conseguir parametrizar reposições, necessidades de saída de algum item parado, maior procura por clientes , entre outras variáveis. Acompanhe de perto o dia a dia deste departamento e perceberá a diferença nos resultados mensais. 

DICA 5 – TENHA O AUXÍLIO DE UMA ASSESSORIA CONTÁBIL

“Uma contabilidade ideal vai muito além de se atentar somente nas obrigações fiscais que sua empresa precisa cumprir. Uma vez que o profissional contábil é um braço totalmente estratégico no desenvolvimento de planejamento e medidas realizadas por um negócio e pode ser determinante no alcance do sucesso que você tanto deseja. 

E é exatamente por esse motivo que você precisa entender qual é o real papel de uma assessoria contábil no processo gerencial da sua empresa. Avaliar com cautela e seriedade esta contratação pode impactar positivamente seus resultados de curto, médio e longo prazo. 

Afinal, você se dedicou muito para construir o sonho do próprio negócio e não pode correr o risco de pôr tudo a perder por não saber lidar e cuidar das questões tributárias e fiscais que qualquer empresa necessita. Além disso, é também de responsabilidade do escritório tratar de burocracias relacionadas à estrutura societária, enquadramento tributário, gestão financeira, entre outras obrigações.” – trecho do artigo Como escolher uma contabilidade ideal. 

Saiba como uma assessoria contábil pode contribuir positivamente no planejamento estratégico da sua empresa conversando com um consultor especializado da Solutta.

CONCLUSÃO

Como você pode notar, iniciar um bom planejamento, embora complexo por necessitar de trabalhos em pontos distintos, é totalmente possível. Comece hoje mesmo e não perca a oportunidade de ter um negócio sustentável e lucrativo como você sempre sonhou.

Por Atracto


Você também pode gostar do artigo Covid-19 como fazer gestão financeira na crise

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://solutta.com/wp-content/themes/hazel/
https://solutta.com/
#0066a1
style1
paged
Carregando...
/var/www/solutta/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
yes
yes
off
off
off