fbpx

A importância da terceirização contábil

jun 27, 2018

auditto@maples

Blog

5

A importância da terceirização contábil

Diante da escassez de recursos para novas empresas investirem em infraestrutura própria ou mesmo para empresas com pouco tempo de existência profissionalizarem processos, surge como alternativa a terceirização de serviços qualificados, como contabilidade, finanças, governança e tecnologia da informação. Mas qual a importância dessa terceirização? E sobretudo no setor contábil?

As atividades que dão suporte à empresa tomam tempo e energia. Ao terceirizá-las, o empresário consegue colocar foco no que realmente interessa. E, nesse caso, possuir uma vantagem competitiva faz muita diferença num cenário empresarial turbulento, como o do Brasil atualmente, que passa por certa instabilidade econômica e confusão política, exigindo do mercado uma incessante busca por redução de custos, aumento de produtividade e, principalmente, inovação.

No caso da contabilidade, contratar uma equipe que tenha expertise na área e seja munida de ferramentas que permitam a automatização de processos poupa tempo. Sendo assim, uma equipes de consultores capacitada pode promover uma economia significativa na área contábil, evitando que uma empresa jovem tenha necessidade de contratar funcionários específicos para o setor. Esse time de profissionais assume as rotinas administrativas, incluindo faturamento, cobrança, contas a pagar, conciliação bancária, gestão de contratos e integração contábil, arcando com a responsabilidade pelos controles gerenciais e financeiros. São verdadeiras consultorias de gestão financeira que se mostram como opção rentável para empresas de pequeno e grande porte.

Terceirizar o setor contábil e financeiro permite o gerenciamento das rotinas administrativo-financeiras com diagnósticos precisos, obter análise periódica de resultados e fluxos de caixa, análises de capital de giro e elaboração de relatórios gerenciais detalhados para subsídio à gestão, além de integração tecnológica com sistemas automatizados de controle gerencial.

Dentre aspectos específicos, pode-se fazer de forma muito mais precisa e segura a classificação e escrituração de documentos, elaboração do balanço patrimonial e demonstrativos financeiros, mapas de depreciação e amortização, cálculos de impostos e elaboração de guias de recolhimento e escrituração de livros fiscais, além da geração e transmissão do SPED contábil, mantendo o compliance empresarial.

Com isso, o empresário pode potencializar suas vendas com um processo de pagamentos a fornecedores organizado, uma vez que ele pode acompanhar adequadamente os contratos com clientes e fornecedores, evitando atrasos, erros nos pagamentos das obrigações acessórias da empresa, entre outras vantagens.

Em suma, o BPO (Business Process Outsourcing) contábil permite que o gestor ou empresário foque naquilo que ele é especialista para alavancar o negócio.

Post by auditto@maples

5 Responses to A importância da terceirização contábil

  1. Pingback: Terceirização não é “pejotização” - Solutta

  2. Pingback: Cálculo de impostos: A terceirização reduz os problemas? - Solutta

  3. Pingback: Como ficar atualizado sobre as mudanças tributárias? - Solutta

  4. Pingback: A importância da contabilidade gerencial para o negócio - Solutta

  5. Pingback: Terceirização Contábil: 6 motivos para adotar em sua empresa - Solutta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://solutta.com/wp-content/themes/hazel/
https://solutta.com/
#0066a1
style1
paged
Carregando...
/var/www/solutta/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
yes
yes
off
off
off