fbpx

A importância do BI para a gestão do varejo

set 19, 2018

flavia

Blog

1

A importância do BI para a gestão do varejo

Para quem quer empreender e ter sucesso num mercado cada vez mais competitivo como o atual, é preciso encontrar ferramentas e estratégias para se destacar no meio. Uma tendência é usar análises de dados e Business Intelligence, o que abre os olhos das empresas para novos investimentos. Nesse contexto, o setor varejista é sem dúvida o que mais pode se beneficiar desses avanços tecnológicos e da inovação que as ferramentas de gestão proporcionam. Em todos os aspectos de um negócio, indo desde a simples abertura de uma empresa até o planejamento financeiro, é preciso se manter atento e em constante inovação para alcançar o sucesso, tendo inteligência competitiva. Mudar a forma como as empresas interagem com essas tecnologias é obrigatório para organizações que esperam aumentar a receita e participação de mercado.

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence – conhecido também como inteligência de mercado ou pela sigla BI – é um conjunto de metodologias e processos envolvendo tecnologias e ferramentas que visam mensurar dados e produzir informações assertivas para auxiliar nas estratégias de negócios. Os dados coletados de diversas áreas de um negócio formam a base analítica para a tomada de decisões do corpo de gestores do empreendimento, cruzando esses dados de modo a produzir a real inteligência de mercado.

Para isso, é imprescindível que a coleta, cruzamento e análise dessas informações sejam feitas de maneira altamente profissional. Como o BI é uma compilação de dados reais de uma empresa, os mínimos detalhes impactam diretamente nas decisões, sejam de pequenas ou de grandes proporções.

Como implementar o Business Intelligence na minha empresa?

A implementação deste tipo de projeto requer envolvimento das áreas de negócio e de TI da empresa (interna ou terceirizada), sendo que as regras que alimentarão as visões devem ser supridas pela área de negócios, denominada a “detentora” do know-how. A qualidade dos dados de origem também é de responsabilidade da área de negócios.

É recomendável para isso buscar uma consultoria especializada que pode fornecer esse tipo de serviço, tanto de orientação quanto de planejamento e execução das ações e estratégias. No caso, a Solutta possui uma equipe de consultores preparados para traçar o melhor plano de ação, com assertividade e foco em resultados.

Quais os benefícios do BI na gestão do meu negócio?

Para fazer a diferença no varejo é preciso contar com estratégias eficientes, que permitam ao gestor tomar decisões corretas e que, por sua vez, influenciarão positivamente os resultados da empresa. Conhecer o impacto do Business Intelligence nos mais diversos setores da sua empresa é indispensável para utilizá-lo em favor dos seus objetivos.

O BI é estratégico em áreas como: gestão de estoque, gestão de fornecedores, avaliação da rentabilidade de lojas, acompanhamento de metas, planejamento de marketing, gestão financeira e decisões estratégicas, possibilitando tomadas de decisões ágeis e assertivas, controle pleno de seu negócio em todos os níveis de atuação, integração de dados oriundos de fontes distintas e aumento da capacidade analítica dos gestores.

O que a Solutta oferece em BI para esse setor?

A Solutta possui ferramentas voltadas para o mercado de varejo, trazendo o que há de mais inovador aos seus clientes em termos de visões e análises, e proporcionando ao gestor uma capacidade de acompanhar seu negócio em tempo real, sem interferência humana nas consolidações de dados.

O BI voltado à gestão para o varejo permite uma melhor administração de um negócio e proporciona meios de se fazer escolhas muito mais inteligentes sobre os rumos que levarão ao sucesso. De um plano de investimentos para abertura de uma filial até as estratégias de comunicação e marketing, entre outros setores, as ferramentas de Business Intelligence facilitam cada uma das ações de quem está à frente de um negócio.

Tenha em mente que a ajuda de um profissional capacitado que possa prestar consultoria e fornecer ferramentas que utilizam o conceito de Business Intelligence é o caminho ideal para se diferenciar da concorrência. Melhor ainda se for possível acessar essas informações em tempo real, com agilidade e segurança. Para ficar por dentro de mais novidades e tendências do mercado entre em contato com a Sollutta e esteja ainda mais preparado para os inúmeros desafios de gestão.

Post by Flávia Rossi

One Response to A importância do BI para a gestão do varejo

  1. Pingback: Maturidade de processos: sabe em que nível sua empresa está? - Solutta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://solutta.com/wp-content/themes/hazel/
https://solutta.com/
#0066a1
style1
paged
Carregando...
/var/www/solutta/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
yes
yes
off
off
off