Ícone do site Solutta

Atenção: 3 sinais que podem indicar problemas no seu fluxo de caixa

Você muito provavelmente deve saber a importância de manter um controle financeiro rigoroso do seu negócio. O fluxo de caixa é um dos indicadores mais importantes que deve ser monitorado de perto, pois reflete a saúde financeira da empresa.

Não destinar esforços neste acompanhamento é, entre outras palavras, brincar com coisa séria. No entanto, mesmo com toda a atenção dada a este aspecto, muitas empresas ainda enfrentam dificuldades em manter o fluxo de caixa equilibrado.

A seguir, vamos apresentar três indícios de problemas no seu fluxo de caixa.

Reconhece algum desse sintomas? Cuidado, o seu resultado pode estar seriamente comprometido!

Fique atento a esses sinais e tome as medidas necessárias para manter a saúde financeira da sua empresa.

Receitas abaixo do esperado

Quando as receitas não atingem as expectativas, pode ser difícil manter o fluxo de caixa equilibrado e alinhado às estratégias previamente tomadas.

Existem algumas razões pelas quais as receitas podem ficar abaixo do esperado:

Seja qual for motivo, é importante que a empresa identifique o mais rápido possível que as receitas estão em baixa. Dessa forma, será possível tomar medidas para corrigir o problema e evitar prejuízos maiores no futuro.

Despesas inesperadas

Despesas inesperadas afetam negativamente o fluxo de caixa da sua empresa e, naturalmente, impedem o crescimento.

Fatores que podem levar a esse sintoma? Alguns. Podemos citar gastos com manutenção de equipamentos, reparos emergenciais em infraestrutura e até imprevistos jurídicos ou fiscais.

Agora, um ponto importante nesse contexto é: só é inesperado aquilo que você realmente não previu ou não pode controlar.

Manter uma boa gestão financeira, monitorando seus custos e despesas com regularidade, sem dúvida é um dos pilares para evitar despesas inesperadas. Ela ajuda a identificar qualquer gasto fora da curva e permitir que sejam tomadas medidas para reduzi-lo sem comprometer a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.

Previna-se e minimize os impactos financeiros a longo prazo desde já!

Falta de um bom controle financeiro para despesas futuras

É um erro crítico não dispor de um controle financeiro que possibilite prever despesas futuras. Isso afeta negativamente seu fluxo de caixa e sua capacidade de tomar decisões financeiras.

Quando as despesas futuras não são previstas com antecedência, a empresa pode ser pega de surpresa e não ter recursos suficientes para cobri-las.

Aí vão possíveis remediações que você pode tomar acerca desse sintoma:

Vale ressaltar que tomar essas ações sozinho é um tanto quanto trabalhoso (além de custoso). Por isso, contar com um parceiro estratégico nessa missão é sinônimo de desburocratizar processos e saltar em qualidade.

Vem pra Solutta!

Com soluções eficazes e personalizadas, a Solutta é a escolha ideal para quem busca prevenir ou eliminar qualquer problema com o fluxo de caixa.

Você atualmente lida com algum desses sintomas? Não hesite em nos contatar para te ajudar acabar com essa dor de cabeça.

Sair da versão mobile