Ícone do site Solutta

Como planejar o futuro com orçamento corporativo

Como planejar o futuro com orçamento corporativo

O orçamento empresarial é uma tarefa de grande relevância para o desenvolvimento do seu negócio no curto, médio e longo prazo. E isso, independente se sua empresa é de pequeno, médio ou grande porte. Todas as organizações precisam aprender a fazer seu próprio orçamento e é sobre isso que falaremos hoje. 

Tenha certeza que sem essa noção de valores não será possível planejar o futuro, além é claro, de ter o presente comprometido. É necessário controlar custos e gastos e ter uma mínima noção de lucros para desenvolver um bom planejamento financeiro. 

Veja se você consegue responder as perguntas abaixo:

Sabe o valor estimado de faturamento da sua empresa no final deste ano? 

E nos próximos 3 e 5 anos, tem um valor presumido?

Possui uma projeção trimestral, semestral e anual de custos?

Já definiu de que forma irá investir seus lucros? 

E quais resultados espera desse investimento? 

Se você não conseguiu responder com clareza, uma ou mais perguntas, esse artigo é para você. Vamos entender juntos o que é e como funciona o orçamento corporativo e de que forma ele contribui para o planejamento do futuro da sua empresa.

UM POUCO DE HISTÓRIA SOBRE ORÇAMENTO CORPORATIVO

O site Administradores.com apresentou de uma forma bem interessante um pouco da história do orçamento: A necessidade de orçar é muito antiga porque o homem sempre precisou fazer algumas previsões para estocar comida durante o inverno e com isso desenvolveu as primeiras práticas orçamentária. 

A palavra orçamento deve-se aos antigos romanos que coletavam impostos e também foi utilizada para as bolsas de tesouraria e os funcionários que a usavam. 

Na França o termo era conhecido como bougue ou bogutte e vem do latim, entre 1400 e 1450 o termo bouguett tornou-se parte do vocabulário inglês. 

A história do orçamento empresarial teve sua origem na administração pública e foi utilizado como instrumento de planejamento e controle das operações empresariais na Du Pont nos Estados Unidos em 1919 sendo que entre os anos de 1950 e 1960 ele ganha relevância com uso pelas grandes empresas.

O QUE É ORÇAMENTO CORPORATIVO? 

De uma maneira bem simples e resumida o orçamento empresarial é a ação de planejar e presumir despesas, ganhos e investimentos que seu negócio terá, ou seja, estamos falando aqui de futuro.

O processo de orçamento corporativo é tão potente que pode ser projetado até algumas décadas à frente, dependendo do tipo de negócio sua empresa se enquadra. 

Seu foco principal está em definir metas e objetivos que possam servir de base e serem acompanhados constantemente para eventuais ajustes como o desenvolvimento de ações preventivas e corretivas necessárias. 

Hoje em dia existem ferramentas tecnológicas que auxiliam no processo de desenvolvimento do orçamento corporativo. Além disso, contar com o suporte de uma assessoria contábil de alta performance também fará toda a diferença. 

COMO CRIAR UM ORÇAMENTO CORPORATIVO? 

Existem alguns passos que podem ser seguidos para fazer um orçamento corporativo assertivo, eficaz e que traga os resultados que você tanto deseja. Veja alguns deles:

1 – Realize um diagnóstico da situação atual da empresa:

Esse é sem dúvida, o ponto de partida. Antes de projetar o futuro, você precisa conhecer o seu presente, saber em que patamar financeiro o seu negócio se encontra. 

Levante as informações de lucros, gastos, investimentos e tributações passadas e das aplicadas atualmente. Com essas informações é possível ter uma visão geral da saúde financeira da empresa e começar a alinhar um projeto sólido e capaz de ser executado. 

2 – Faça o mapeamento das despesas:

Quando falamos em despesas, estamos tratando de recursos financeiros que são direcionados para compras, pagamentos de contas e outras obrigações dentro da empresa. Esse é um passo muito importante, pois é preciso mensurar quanto o seu negócio custa mensalmente para se manter ativo. 

Lembrando que existem as despesas fixas e as variáveis. 

Nas despesas fixas estão os custos que irão existir independente do volume de trabalho e  desenvolvimento da atividade da sua empresa, seja ela uma prestadora de serviço ou um varejo. Alguns exemplo: aluguel ou financiamento imobiliário, salário de funcionários, internet, taxas bancárias, seguros, entre outros.

Já as despesas variáveis estão diretamente ligadas com o desempenho da sua empresa, como volume de vendas, produção ou alguma outra atividade que impactem diretamente os números. Exemplos: Frete, embalagens, combustível, pagamento de comissão, entre outros. 

Coloque todas essas informações “no papel”! Dessa forma, fica mais fácil visualizar suas despesas e desenvolver planos de ação caso seja necessário diminuir gastos. 

3 – Defina os objetivos e metas da sua empresa:

Tem uma frase de um conto infantil que diz mais ou menos assim: “Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. E isso é a pura realidade, se você não sabe quais são as metas e objetivos da sua empresa, fica impossível criar um planejamento tangível. 

Mas fique tranquilo, que realizando as etapas anteriores de forma correta, determinar os próximos passos do orçamento corporativo fica mais fluido, uma vez que você consegue visualizar a realidade dos fatos com informações como:

Quanto tenho para investir, quais despesas precisam ser cortadas, quanto a empresa disponibiliza em caixa, qual o tempo sustentável desse capital e por aí vai. 

COMO UMA ASSESSORIA CONTÁBIL DE ALTA PERFORMANCE PODE AJUDAR? 

Uma assessoria contábil como a Solutta conta com uma equipe de profissionais especializados para ajudar você a criar um orçamento corporativo que traga todos os benefícios que essa processo possui. 

Isso porque, estamos falando de um projeto complexo que envolvem muitas variáveis que, muitas vezes, não são levadas em conta. Como por exemplo:

Redução de custos;

Equilíbrio no fluxo de caixa;

Controle de contas a pagar e receber;

Planejamento tributário;

Planejamento financeiros;

Demandas relacionadas ao departamento pessoal;

Estudo da necessidade de concessão de créditos e investimentos;

Entre outras. 

Entre em contato com a gente ainda hoje e obtenha todo o suporte que precisa para manter a sua empresa ativa e no azul por muitos e muitos anos. 

Por Atracto

Sair da versão mobile