fbpx

Como uma contabilidade te ajuda na gestão de crise

Estamos vivendo um momento de incertezas devido à pandemia do COVID-19. Inseguranças essas que assolam nossas vidas pessoais, mas também refletem diretamente na realidade econômica de todo o mundo. 

Por esse motivo, o artigo de hoje vem com o objetivo de trazer um alento a você empresário. Fazendo a nossa parte, vamos mostrar aqui como um escritório de contabilidade pode te ajudar na gestão da crise que está enfrentando nesse momento. 

MANTENHA A CALMA

Pode parecer um pouco clichê, mas esse é o primeiro passo para que sua empresa possa enfrentar a crise atual, que até o momento não fazemos ideia de quanto tempo irá durar. O fato é que não vai adiantar nada se desesperar e sair correndo, tomando atitudes precipitadas, como por exemplo, comprar e estocar produtos, demitir funcionários, aumentar os preços das mercadorias e negligenciar pagamentos de tributos, achando que essas medidas te livrarão de possíveis prejuízos financeiros. 

Agora é a hora de analisar o cenário real da sua empresa. De fazer um levantamento apurado dos números. Estamos falando aqui da sua política de vendas, fluxo de caixa, processo de compra de produtos, tributos e impostos devidos, departamento pessoal, entre outras informações vitais do seu negócio. 

Neste caso, ter uma contabilidade de alto nível especializado vai te poupar muito tempo, além de garantir que essas informações coletadas estejam corretas. Com o diagnóstico em mãos, será possível partir para ações assertivas, o que consequentemente te trará calma para lidar com as situações que estão por vir. 

ASSESSORIA CONTÁBIL COMO FONTE DE INFORMAÇÃO

Como muitos de nós, você provavelmente deve estar cercado de informações sobre esse novo vírus: número de casos, prevenção, medidas de saúde, entre outras coisas de interesse nacional e global. Mas as notícias que vão impactar de forma prática no futuro da sua empresa, dificilmente estão chegando até você, correto?

E é nesse momento que uma assessoria contábil pode te ajudar. Afinal ela está em contato diretamente com as fontes de interesse, como órgãos oficiais. São elas que poderão te informar sobre adiamentos de pagamentos de impostos, quais são eles e se seu regime tributário se encaixa nas medidas aprovadas, possíveis incentivos fiscais e tributários, além de te proteger das inúmeras fake news, por exemplo.

Por isso, é de total importância que você tenha, principalmente nesse momento, um respaldo profissional. 

Já que vivemos em um momento cercados de notícias vindas de todos os lados e é humanamente impossível absorver tudo. Sabemos que o que você quer é saber como proteger sua família, seus funcionários, clientes e sua empresa. Exatamente por esse motivo, o melhor a fazer é delegar para quem realmente pode te ajudar, sendo um braço de todo esse processo. 

NA PRÁTICA

Veja alguns exemplos na prática do trabalho que a contabilidade pode realizar na sua empresa para gerir a crise que estamos enfrentando: 

“Evitar multas desnecessárias

Com as mudanças na economia, o governo acaba mudando as datas de pagamento de alguns tributos. Porém, essas datas variam e existem algumas peculiaridades que dependem do ramo de atividade da empresa. Para evitar pagar multas desnecessárias, o contador pode programar o pagamento de forma planejada e controlada.

Reforço no fluxo de caixa

Em períodos de turbulência na economia, as soluções podem estar dentro dos registros da própria empresa. Exemplo disso é o fluxo de caixa, ação que permite à empresa analisar em que estado anda sua movimentação financeira naquele período e verificar quais são as necessidades do capital de giro (principalmente em relação à inadimplência dos clientes). 

Com base nessas informações, o gestor pode tomar decisões sobre o planejamento comercial, novos posicionamentos, estratégias e demais posicionamentos sobre o negócio da empresa.

O papel do contador se faz ainda mais importante em um momento de crise econômica, pois é o seu trabalho que trará as bases que os clientes precisam para se apoiar para conseguir manter seus empreendimentos saudáveis — e atravessar de cabeça erguida o cenário de dificuldades.” – Fonte Jornal Contábil.

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Um outro processo que pode ser auxiliado por um contador especializado é o planejamento tributário da sua empresa. Mesmo que você nunca tenha executado esse tipo de processo e talvez, por já estar no olho do furacão da crise, pense que agora não dá mais tempo para isso, garantimos que essa prática pode ser decisiva para a saúde do seu negócio quando tudo isso passar. 

Como o planejamento tributário irá me ajudar?

“De maneira resumida, podemos dizer que o planejamento tributário é a gestão de pagamentos de tributos com o objetivo de reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre a empresa.

Esse planejamento é feito através de medidas, legais e preventivas, que buscam diminuir os encargos através da escolha do regime tributário mais adequado para aquele tipo de negócio. As operações existentes no Brasil são Simples Nacional, Lucro Real, Lucro Presumido e Lucro Arbitrado – este último para casos pouco usuais.

De acordo com o IBPT (Instituto Brasileiro de Pesquisas Tributárias), em média, 34% do faturamento empresarial é destinado ao pagamento de tributos, ou seja, um terço do lucro vai para o governo. Desta forma, se torna imprescindível a adoção de um sistema de economia legal, e é justamente disso que se trata o planejamento tributário.

Da mesma maneira que a administração empresarial busca cuidar da gestão geral do empreendimento, passando pelo estoque, recursos humanos, vendas e demais setores, é necessário gerir as obrigações fiscais de um modo inteligente e otimizado. Isso significa procurar caminhos para desonerar a atividade da empresa o máximo possível. É bem óbvio o que falaremos agora, mas com a diminuição dos impostos, a lucratividade aumenta, garantindo mais saúde financeira.

Para cumprir esse fim, o planejamento tributário analisa uma série de pontos: as diferentes modalidades de tributos federais, estaduais e municipais, o volume de negócios, o porte da empresa e sua situação econômica. A partir daí, o contador responsável por planejar os impostos buscará as melhores formas de recolher menos tributos, reduzindo as despesas e evitando problemas fiscais.” – Leia mais sobre planejamento tributário AQUI.  

E com todas as possíveis alterações de datas e procedimentos que citamos anteriormente, esse planejamento se faz necessário, mais do que nunca. Isso irá garantir que você se programe e controle todo o fluxo financeiro do seu negócio, além de permitir que equilibre os esforços durante essa fase, para que ao final dela você tenha um respiro.

Além disso, vai permitir que você consiga manter em dia suas obrigações fiscais e tributárias. Já imaginou, além de todo o estresse vivido, sua empresa ainda sofrer autuações, penalidades e multa?. Essa é uma dor de cabeça que você pode evitar optando por um planejamento tributário agora. 

FAÇA O QUE TEM QUER SER FEITO

Momentos de crises exigem que sejamos assertivos, focados e decididos. De nada vai adiantar você obter as informações necessárias, saber as medidas que precisam ser adotadas e simplesmente cruzar os braços ou tapar os olhos. 

A informação é sua melhor aliada neste momento, mas junto com ela vem a ação. Por isso, invista em um assessoria contábil especializada para te guiar nesse caminho incerto. 

Nós da Solutta estamos mobilizados, em todos os sentidos, para contribuir com o que tiver ao nosso alcance para tornar essa fase o mais tranquila possível. Nossos profissionais são especializados e qualificados para oferecer todo o suporte necessário que você e sua empresa precisam neste momento. Entre em contato conosco ainda hoje. É apenas uma fase, mas que precisa da nossa atenção. 

Por Atracto


Você também pode gostar do artigo Descubra como a assessoria tributária melhora a eficiência do seu varejo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://solutta.com/wp-content/themes/hazel/
https://solutta.com/
#0066a1
style1
paged
Carregando...
/var/www/solutta/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
yes
yes
off
off
off