fbpx

Compliance empresarial: 9 vantagens para a sua empresa

Quando uma empresa é aberta, junto com muitos sonhos e expectativas de sucesso vêm também as obrigações legais. Sim, existe uma série de regras e medidas que precisa ser tomada que, muitas vezes, o empresário desconhece e deixa passar batido, e é aí que entra a necessidade do compliance empresarial. 

Talvez você nunca tenha ouvido essas palavras, talvez elas sejam familiares, mas sem uma ideia definida sobre exatamente do que se trata ou você já tem total noção de seus significados, mas acha que não cabe para o seu negócio. 

Não importa em quais desses 3 perfis você se encontra, fique com a gente até o final deste artigo para entender que o compliance empresarial é sim para sua empresa e pode ser um diferencial no sucesso e desenvolvimento do seu negócio. 

O QUE SIGNIFICA COMPLIANCE EMPRESARIAL?

Vamos começar entendendo exatamente o que é para que que serve um compliance empresarial. 

“Compliance é uma palavra da língua inglesa cuja tradução é conformidade. O termo advém do verbo “to comply”, que significa obedecer, cumprir, agir de acordo com uma regra.

Quando o termo é relacionado ao mundo corporativo, ele diz respeito à conformidade de uma empresa com as leis e normas.

A ligação imediata que muitos fazem é com a corrupção.

Afinal, nos últimos anos, não foram poucas as notícias de empresas privadas envolvidas em escândalos como pagamento de propina a servidores públicos em troca de determinados benefícios.

Compliance é isso também, mas não apenas.

Basta lembrar que existem obrigações ambientais, trabalhistas, tributárias e regulatórias, além de questões legais e éticas envolvendo a concorrência.

E ainda os regulamentos internos da empresa, que existem para serem cumpridos.

Leis, normas, regulamentos e códigos de conduta, sejam eles internos ou externos, sempre existiram e sempre foi importante que fossem cumpridos.” – Fonte SBCOACHING. 

COMPLIANCE EMPRESARIAL COMO PREVENÇÃO DE RISCOS

Quem nunca ouviu a frase, “melhor prevenir do que remediar”? Ela se enquadra em muitos aspectos, e no mundo empresarial não poderia ser diferente. Afinal, não há tempo, muito menos dinheiro a perder, corrigindo danos. 

A melhor medida a ser tomada é sempre a prevenção e como vimos anteriormente é para isso também que serve a prática do compliance empresarial. Ele irá garantir que sua empresa esteja dentro da lei evitando autuações, multas e dores de cabeça.

Mas precisamos ressaltar que essa prática está totalmente ligada à uma mudança de comportamento, de ajustar tomadas de decisão e de efetividade dos processos essenciais dentro da rotina empresarial. 

Por si só, nós brasileiros criamos um vício de conduta de deixar tudo para última hora e de contar que sempre daremos um jeitinho nas coisas caso algo saia errado, e é exatamente isso que precisa ser mudado para enxergarmos a efetividade da aplicação do compliance nos negócios.

Ele será fundamental para evitar crises gigantescas, além de dar a possibilidade de ver e criar programas de prevenção de riscos, fomentando a melhora dos resultados de curto, médio e longo prazo. 

Lembrando que o compliance empresarial pode ser aplicado em várias áreas da empresa  englobando aspectos diversos que compreendem transparência, regulação, anticorrupção, trabalhista, consumidor, entre outros.

CONHECENDO AS VANTAGENS DO COMPLIANCE EMPRESARIAL 

Agora que você já sabe o que é, sua importância e onde pode ser aplicado, vamos falar de algumas das suas vantagens. 

1 – Prevenção de Riscos: Um dos principais e mais importantes benefícios. Vai ajudar a evitar transtornos tanto no âmbito judicial, quanto organizacional, já que, como vimos, as demandas do compliance compreendem normas externas e internas também. 

Os riscos nada mais são que possíveis efeitos internos e externos que podem resultar em desequilíbrio e prejuízos ao seu negócio. E sua prevenção consiste em identificar, corrigir e evitar falhas que comprometam o desenvolvimento das atividades da sua empresa. 

2 – Menos riscos jurídicos e financeiros: Os riscos jurídicos não se limitam a somente riscos de anticorrupção, por exemplo. Falamos também de questões ligadas à Receita Federal e Justiça do trabalho, que podem aplicar penalidades pesadas quando as normais correspondentes a cada esfera não forem atendidas. E as multas nesses casos, costumam fazer falta no caixa da empresa. 

3 – Monitoramento das atividades: Sistemas de fiscalização e controle de atividades também fazem parte das competências do compliance, tudo para garantir a satisfação de clientes e colaboradores. 

Além de garantir que todas as atividades desenvolvidas pelos funcionários, cumpram as regras estabelecidas pela empresa, o monitoramento também auxilia na coleta de informações que serão usadas como parâmetro para direcionamento de ações, correções e implementação de melhorias. 

4 – Segurança para a empresa e seus colaboradores: Quando existe um sistema de compliance empresarial implementado de forma correta todos saem ganhando. Já que é uma forma de garantir a segurança operacional, estabilidade jurídica, redução de custos, e prevenção e resolução de problemas.

5 – Sustentabilidade do negócio: Uma empresa sustentável é capaz de replicar processos de forma gradual e contínua com o objetivo de manter suas atividades sempre ativas. 

E para que isso seja possível é necessário a implantação de mecanismos funcionais e garantir que os mesmos sejam sempre executados de forma correta. Papel também desempenhado pelo compliance. 

6 – Ganho de vantagem competitiva em relação à concorrência: Se sua empresa está com todos os processos funcionando de forma sustentável e correta, além de ter a garantia de que todas as exigências legais estão sendo cumpridas, automaticamente ela já estará um passo à frente da concorrência. 

Como vimos no início desse artigo, muitos empresários desconhecem ou não dão a devida importância em estar dentro das conformidades legais e operacionais, o que em algum momento irá gerar problemas e atrapalhar o desenvolvimento e sucesso dos negócios. Você não quer ser um deles, correto? 

7 – Atração de investidores e investimentos: Uma empresa que está rodando com sua máxima capacidade de produção, vendas e, consequentemente, lucros, é uma empresa que chama a atenção de possíveis investidores. Afinal, ninguém quer investir em um negócio que vai gerar prejuízos. 

8 – Melhoria da eficiência e qualidade dos serviços e produtos: Como você pode ter notado o compliance gera uma cadeia de resultados positivos. Se todas as atividades estão sendo executadas dentro de um padrão alto, automaticamente a qualidade do que é oferecido aos consumidores será de excelente qualidade, fazendo sua empresa prosperar. 

9 – Aumento da governança corporativa: Quanto mais a empresa cresce e se desenvolve mais complexo se torna o processo gerencial. O compliance nesse caso trará transparência e igualdade de tratamento para líderes e gestores garantindo comprometimento com as normas estabelecidas. 

TENHA UMA ASSESSORIA CONTÁBIL ESPECIALIZADA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO COMPLIANCE EMPRESARIAL

Poder contar com uma ajuda especializada é fundamental para garantir que todos os processos sejam implementados, executados e monitorados de forma assertiva. 

A Solutta disponibiliza seu time de profissionais para auxiliar sua empresa em variadas frentes de ação, como:

• Rotina de abertura, alteração e cancelamento de empresas;

• Processos de regularização, incluindo compensação de impostos;

• Parcelamento de débitos;

• Atualizações cadastrais diversas;

• Providências para emissão e Certidão Negativa de Débito;

• Atendimento à fiscalizações e notificações dos órgãos fiscalizadores;

• Assessoria para obtenção de licenças diversas.

Faça uma consulta e comece ainda hoje a aplicar o compliance em sua empresa. 

Por Atracto


Você também pode gostar do artigo Concessão de Crédito: o que isso pode representar para o seu negócio? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://solutta.com/wp-content/themes/hazel/
https://solutta.com/
#0066a1
style1
paged
Carregando...
/var/www/solutta/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
yes
yes
off
off
off