Ícone do site Solutta

Contabilidade na era da informação

Contabilidade na era da informação

Já não é mais novidade para ninguém que estamos vivendo um novo processo dentro das empresas e dos negócios em geral. O que acabou por se estender também nas esferas administrativas e fiscais, como a contabilidade digital. 

Se antes o uso da tecnologia já se fazia cada vez mais necessário para proporcionar agilidade e segurança nos mais diferentes processos, com o surgimento da pandemia devido ao novo coronavírus, isso se tornou ainda mais latente. 

Observamos muitas empresas fechando as portas ou sendo obrigadas a reduzir seu quadro de funcionários e escala de atendimento para se manterem ativas até que a economia ganhe novos fôlegos. E agora com o fim do primeiro semestre de 2020 é preciso ter uma dedicação ainda maior para organizar um planejamento para os meses que seguem.

E isso inclui definir sobre o futuro da contabilidade dentro do seu negócio, uma vez, que podemos chamar esse setor como o pulmão da sua empresa, capaz de criar respiros e brechas para manter suas atividades vivas neste momento tão delicado.

Será que é chegada a hora de mudar os processos contábeis dentro da sua empresa? Quem sabe até investir em uma assessoria contábil especializada que junto com a sua equipe será capaz de desenvolver um planejamento estratégico para traçar novos caminhos rumo à recuperação comercial que você tanto deseja? 

É HORA DE INVESTIR EM UMA CONTABILIDADE DIGITAL

A revolução digital na contabilidade trouxe muitos benefícios para as empresas, entre eles segurança e agilidade dos processos da rotina contábil. Vamos te mostrar neste artigo algumas informações importantes que te ajudarão a tomar as melhores decisões que irão reverberar a curto, médio e longo prazo. 

ENTENDENDO A CONTABILIDADE 4.0

“Denominada também de contabilidade digital, a contabilidade 4.0 é a modernização com utilização de ferramentas tecnológicas nos processos contábeis, destinados à utilização em qualquer nicho de mercado. 

Estamos falando de automação extrema, hiperconectividade, internet das coisas e armazenamento em nuvem. 

Esse novo cenário digital está totalmente alinhado com as tecnologias utilizadas pelos órgãos fiscais do governo, que também podem ser interligadas ao sistema operacional da sua empresa, o que proporciona uma maior agilidade na execução de processos e cumprimento de obrigações legais. 

VANTAGENS DA CONTABILIDADE 4.0

Quando você opta em investir em uma assessoria contábil tecnológica e digital, você está automaticamente agregando valor ao seu negócio e trazendo para sua vida muitos benefícios como:

Maior velocidade no tráfego de informações: aqui estamos falando tanto dos dados que sua empresa precisa fornecer para o contador, quanto os que o contador precisa repassar aos agentes fiscalizadores. 

Elevação da capacidade de atendimento de demandas: se você ainda faz uso de um sistema contábil antigo, provavelmente vai ser impactado pela lentidão de alguns processos fiscais e tributários, uma vez que esse contador terá uma limitação de tempo e “braço operacional” para atender todas as suas necessidades. Ao passo que quando falamos em uma contabilidade 4.0, estamos fazendo menção à agilidade e multiplicação da capacidade produtiva. 

Clareza e segurança na execução das tarefas: o uso de recursos tecnológicos diminui consideravelmente o índice de erros, uma vez que são programados para identificarem falhas, possibilitando correções, muitas vezes, imediatas. 

Ajuda para a elaboração de estratégias comerciais: Com a agilidade e clareza na obtenção das informações, o desenvolvimento de planejamentos de ações da empresa se torna mais palpável. Evitando erros clássico que, muitas vezes, ocorrem quando a empresa trabalha com suposições e não com fatos. 

Trabalho a distância: você não precisa mais ter uma pessoa alocada dentro da sua empresa e sabemos o quanto um ponto de atendimento pode ser oneroso para o empresário. Com toda essa tecnologia o trabalho pode ser feito de qualquer lugar.

Terceirização das preocupações: quando você investe em uma assessoria contábil especializada, você está aplicando também na sua tranquilidade, afinal, estamos falando de profissionais qualificados que sabem executar corretamente todas as tarefas que sua empresa necessita para se desenvolver de forma sustentável.” – Saiba mais sobre contabilidade 4.0 CLICANDO AQUI

CONTABILIDADE DIGITAL: COMO A SOLUTTA ATUA EM SUA EMPRESA? 

A Solutta é uma assessoria contábil de alta performance que investe incansavelmente em tecnologias que possam agregar valor aos serviços desenvolvidos dentro das corporações. Tudo com o objetivo de fornecer excelência e segurança em todos os processos fiscais e contábeis que executa. 

Para se ter uma ideia, dentro da esfera da tecnologia fiscal encontram-se responsabilidades de extrema importância no desenvolvimento do seu negócio e na garantia que ela esteja em compliance legal. Afinal, ao abrir uma empresa, você se compromete a cumprir inúmeras obrigações perante as leis fiscais, tributárias, financeiras e administrativas determinadas pela legislação brasileira. 

O não cumprimento dessas atribuições podem gerar muita dor de cabeça, muitas e autuações feitas pelos órgãos fiscalizadores correspondentes. 

ENTENDA COMO SUA EMPRESA PODE SE BENEFICIAR COM A CONTABILIDADE DIGITAL 

SUPORTE NA PARAMETRIZAÇÃO DE SISTEMA

Alinhamento das áreas fiscal e contábil com tecnologia de ponta, de modo a integrar as atividades e otimizar os processos para reduzir custos e aumentar a lucratividade:

• Assessoria de implantação de sistemas;

• Atendimento ao cliente quanto às principais alterações fiscais;

• Incorporação, dentro do sistema do cliente, das tributações ou isenções dos produtos, com base na legislação;

• Aplicação das exceções fiscais para atendimento de substituição tributária nas operações interestaduais;

• Assessoria na emissão de documentos fiscais eletrônicos.

GESTÃO FISCAL ELETRÔNICA

Ferramentas exclusivas que viabilizam a gestão de todos os documentos fiscais eletrônicos, atendendo as normas da Secretaria da Fazenda:

• Validação de arquivos XML de entrada;

• Transmissão dos Arquivos da Nota Fiscal Paulista (CAT 52);

• Revisão do Cadastro de Produto;

• Cadastro de Produto no módulo SPED;

• Gerenciamento XMLs e arquivos NFP.

PROJETOS SPED/EFD/ECD

Assessoria e elaboração de projetos com a tecnologia necessária para auxiliar os empresários na gestão de seu negócio frente à realidade do SPED:

• Infraestrutura tecnológica para geração dos arquivos, obedecendo os requisitos exigidos pela legislação;

• Assessoria mensal na geração dos arquivos fiscais digitais;

• Análise dos registros por especialistas, garantindo a qualidade das informações que são transmitidas ao fisco.

Existem outras inúmeras atividades desenvolvidas por uma contabilidade fiscal e sua empresa pode se beneficiar em diferentes esferas. Na dúvida, entre em contato com a Solutta para uma conversa franca e esclarecedora. 

A hora de se reorganizar para o próximo semestre é agora e você precisa ter todas as informações antes de tomar as decisões que irão definir o futuro da sua empresa. 

Por Atracto

Você também pode gostar do artigo Contabilidade e tecnologia: escolhendo a assessoria contábil ideal. 

Sair da versão mobile