Ícone do site Solutta

Controladoria Digital: O que significa?

Controladoria Digital: O que significa?

Você já ouviu falar sobre controladoria digital e seu importante papel dentro de uma organização? Embora seja um tema pouco explorado por empresários e gestores, esse é um setor, considerado fundamental para o desenvolvimento sustentável e sucesso de qualquer empresa. 

Para se ter uma ideia, o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) divulgou dados que apontam que 42% das pequenas e micro empresas decretam falência pela simples falta de visão de mercado e planejamento e é aí que a controladoria atua fortemente. 

E foi justamente pensando em alertar sobre esse cenário real que trouxemos esse tema para o nosso blog, com a finalidade de mostrar a importância de implementar essa prática, tão indispensável à qualquer negócio. Acompanhe as informações seguintes. 

MAS AFINAL, O QUE É CONTROLADORIA DIGITAL? 

A controladoria faz parte do escopo da contabilidade e é responsável por assuntos ligados ao controle orçamentário e administrativo de uma empresa. Ela olha para a organização como um todo, de forma ampla e abrangente, abraçando muito mais do que apenas questões fiscais e econômicas. 

O livro Controladoria: Um Enfoque na Eficácia Organizacional, entre tantas informações, apresenta dois conceitos muito interessantes sobre o que exatamente é a controladoria dentro de um negócio: 

1 – “área do conhecimento que se apropria de conceitos de outras ciências sociais (…) com o propósito de facilitar o controle da gestão empresarial”;

2 – “área administrativa que utiliza de diversos conhecimentos para apoiar e monitorar as outras áreas de uma empresa no processo de gestão organizacional”.

O que vem para reforçar a visão sobre ter esse setor como um braço importante no desenvolvimento de qualquer negócio. 

E quando falamos de controladoria digital estamos tratando da evolução tecnológica deste departamento, que ganhou muito mais agilidade e assertividade na execução dos processos. 

CONTROLADORIA DIGITAL NA PRÁTICA

Na prática o papel da controladoria digital está em reunir todos os dados fornecidos pela empresa e organizá-los de acordo com cada demanda para construir um cenário visível aos empresários, líderes e gestores sobre a situação real do seu negócio.

Tornando assim, possível desenvolver um planejamento de pequeno, médio e longo prazo que seja, realmente, eficiente. Ela permite que todos entendam como as atividades da organização estão sendo executadas e abre a visão de novas possibilidades de ação que façam mais sentido ao caminho que a empresa deseja traçar.  

O departamento da controladoria ou controladoria digital normalmente é composto por profissionais especializados como o analista de background contábil e administrativo e gerenciado por um profissional chamado controller (controlador).

Algumas das principais funções da controladoria dentro de uma organização são:

CONTROLADORIA DIGITAL TRANSFORMANDO OS RESULTADOS DA SUA EMPRESA

Assim como muitas outras áreas dentro de uma organização, a controladoria também evoluiu para a sua versão digital, chamada também de controladoria 4.0. 

O fato é que por se tratar de tarefas que utilizam muitos dados, desde recolhimento de informações, até construções de relatórios e planejamentos, poder contar com softwares especializados elevou os resultados obtidos pelo setor à outro nível. 

Tanto em relação ao agrupamento de informações com mais agilidade e volume, como na precisão das análises, que possuem uma probabilidade de erros muito inferior ao tempo em que todo o trabalho era realizado manualmente. 

Big Data e Controladoria Digital

Você já deve ter ouvido falar num conceito chamado Big Data. Segundo o portal SPED Brasil, historicamente o termo se refere a quantidades de dados muito grandes vistas como impossíveis de analisar. A medida que o impossível foi redefinido, Big Data se tornou o campo de estudo de como analisar tais quantidades massivas de dados.

Existe uma quantidade absurda de dados para serem avaliados e analisados que são relevantes para administração de um negócio.

Informações que estão disponíveis, mas são deliberadamente ignoradas pela impossibilidade de serem tratadas por humanos. No entanto, técnicas de big data permitem que isso tudo seja analisado e considerado.

Dados do mercado podem ser analisados e comparados com eventos internos para entender fatores futuros que irão afetar o desempenho da empresa com mais precisão.

Com isso, o excesso de dados deixa de ser um problema insolúvel e se torna uma ferramenta nas mãos de controladores que os permitem recomendar decisões com mais autoridade.

Existem 3 ferramentas que podem tornar isso possível: Sistemas ERP, Softwares de Business Intelligence (BI) e Softwares de gestão orçamentária.

QUE TAL TERCEIRIZAR A CONTROLADORIA DIGITAL DA SUA EMPRESA? 

Como você pode observar, ter uma controladoria digital eficiente em sua empresa é fundamental para garantir que todo o seu trabalho, dedicação e esforço valha a pena. Porém, pode observar também que para que ela funcione em sua máxima potência você terá que investir em softwares específicos e em capital humano qualificado para coordenar toda a operação. 

E é aí que vale pensar sobre a possibilidade de investir seu capital em uma empresa especializada que irá te oferecer tudo o que você precisa, inclusive a tranquilidade de saber que o trabalho está sendo muito bem feito, por quem detém todas as ferramentas e conhecimentos necessários para que você possa se concentrar na atividade principal do seu negócio. 

A Solutta, por exemplo é uma assessoria contábil de alta performance que desempenha também o papel da controladoria dentro da sua empresa e executa variadas funções, entre elas estão: 

De nada vai adiantar investir todas as suas fichas em seu negócio, se não houver um controle rígido das movimentações e resultados, assim como um planejamento real e eficaz. Se desejar fale conosco e esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto. 

Por Atracto

Você também pode gostar do artigo Home office e a controladoria. 

Sair da versão mobile