Estabelecer um comércio eletrônico exige uma tomada de decisões que começam por um planejamento estratégico minucioso, passando por variadas etapas que vão desde a implantação do projeto até o suporte pós-venda.
Nesse meio do caminho existem questões burocráticas, financeiras, tributárias, contábeis, entre outras. Como pode perceber, criar uma loja virtual é um processo complexo que exigem cuidados especiais, mas que se bem executados podem gerar bons resultados.
Sem contar da segurança de dados, uma aspecto importantíssimo quando falamos de e-commerce. Inclusive falamos sobre esse assunto no artigo anterior. veja um trecho:
COMÉRCIO ELETRÔNICO E SEGURANÇA DE DADOS
“O que acaba acontecendo é um olhar muito direcionado às vendas, resultados, lucros e pouco foco na segurança de informações, algo extremamente relevante nesse nicho de mercado.
E em um ambiente que se mostra um tanto sensível quanto ao surgimento de golpes que tem com objetivo principal o recolhimento de dados para uso indevido, investir em segurança digital não se fez tão importante.
As lojas virtuais devem fornecer um ambiente de compras o mais seguro possível aos seus clientes.
O primeiro passo é contratar um profissional ou uma empresa de confiança para o desenvolvimento do seu e-commerce. Certifique-se da idoneidade antes de optar por tais serviços.
O vazamento de dados ou utilização indevida dos mesmo podem gerar os mais variados tipos de problemas, com consequências graves, que podem chegar ao âmbito jurídico e criminal.” – Leia mais sobre o assunto clicando AQUI.
ANALISANDO ALGUMAS ETAPAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO
Plataforma – Como mencionamos acima, a escolha da plataforma é uma das primeiras decisões práticas que precisam ser tomadas. Afinal, é ela que irá abrigar o seu e-commerce. Essa decisão é tão importante que pode ser comparada à escolha de um ponto comercial para sua loja física.
É comum observarmos escolhas equivocadas, como por exemplo, uma plataforma limitada o que à médio e longo prazo, pode impedir o desenvolvimento e crescimento da sua empresa.
Existem 3 tipos básicos de plataformas disponíveis no mercado, gratuitas, de código fonte aberto e pagas. Um profissional especializado poderá te orientar sobre a melhor escolha para atingir seus principais objetivos.
Pagamento – Você precisa receber pelos produtos que está comercializando em seu comércio eletrônico e além de funcionais, os métodos de pagamentos precisam ser seguros e mais do que isso, transmitir segurança aos consumidores.
Aqui também falamos de 3 tipos de opções de pagamento para integrar à plataforma escolhida, estamos falando de intermediadores de pagamento, gateways de pagamento e integração direta com a adquirente.
Pesquise bem, pois essa escolha é fundamental para a sustentabilidade da sua loja virtual.
Marketing – “Não basta colocar o e-commerce no ar e esperar que as vendas aconteçam. Diante de tanta concorrência no universo digital, é extremamente importante adotar algumas estratégias para que o negócio tenha mais visibilidade e obtenha ótimos lucros.
Invista no Google Ads, é possível aumentar a exposição do e-commerce dentro dos resultados de busca do Google. É uma estratégia usada por bastante empresas, justamente porque proporciona um alcance imediato. Consequentemente, gera mais tráfego ao site e bons resultados em curto prazo.
Otimize o seu e-commerce com SEO, quando aplicada ao e-commerce, tem o objetivo de atrair mais tráfego qualificado ao negócio. Funciona assim: quando você define as palavras-chave que são relevantes para a sua loja virtual, aumentam as chances de pessoas que têm um interesse relacionado os termos encontrarem o seu e-commerce.
Aplicar as técnicas de Growth Hacking no e-commerce é um ótimo jeito de identificar oportunidades de melhorias em todas as áreas do negócio. Para conquistar esses resultados, é preciso utilizar estratégias do marketing digital com forte presença nas mídias on-line.” – Fonte Agência Atracto.
Uso de tecnologia para a gestão das reclamações dos consumidores – “A relação entre empresa e consumidor precisa ser honesta, transparente e confiável. Mas nem sempre esses fatores são os suficientes para evitar as reclamações dos consumidores.
Quando uma ocorrência do tipo acontece, nem sempre o cliente quer encerrar de imediato a relação que ele tem com a marca. Na maioria das vezes, ele deseja que a queixa receba atenção e seja solucionada.
Por essa razão, a gestão eficaz das reclamações dos consumidores é tão importante. Por meio dela é possível olhar de forma estratégica para o feedback, a fim de corrigir possíveis falhas e colocar a empresa no caminho do crescimento.
Nesse sentido, a tecnologia recebe destaque, pois é uma ótima aliada no processo para que a empresa consiga gerir as queixas da melhor forma.” – Fonte Smart BPO.
COMÉRCIO ELETRÔNICO E A CONTABILIDADE
O que tratamos até aqui foram particularidades do comércio eletrônico que precisam ser levadas em conta para deixar o seu negócio funcionando da melhor forma possível. E nesse processo não poderíamos deixar de falar do papel da contabilidade.
Mesmo sendo uma loja virtual, as obrigações fiscais, tributárias, contábeis, com folha de pagamento, entre outras continuam existindo e você precisará contar com o suporte de uma assessoria contábil de alta performance.
Além dos processos burocráticos, você poderá contar com o auxílio para o planejamento financeiro e tributário, o que vai te ajudar a projetar novos investimentos e tomadas de decisões para nortear o desenvolvimento da sua empresa em todas as etapas citadas à cima.
A Solutta é uma empresa que oferece todo o auxílio que você precisa, desde a implementação do comércio eletrônico até os passos mais importantes durante a sua jornada. Fale conosco hoje mesmo e saiba mais sobre como podemos ajudá-lo.
Por Atracto
Você também pode gostar do artigo Empresário: saiba como encontrar oportunidade em meio à crise.