Ícone do site Solutta

Entenda como analisar seus relatórios de lucros e despesas

Quando o assunto é relatórios que indicam os resultados do varejo, temos opções que não acabam mais. Cada varejista gosta de enxergar de uma forma diferente. Cada software ERP tem uma proposta de relatório que retrata a operação da loja, as finanças ou a performance comercial.

São tantas opções que às vezes a gente se apega em algumas informações e esquece de outras que são até mais importantes.  

Vamos apresentar a seguir 3 (três) relatórios demonstrativos que você precisa conhecer – e saber exatamente como analisar para não sair no prejuízo depois. 

Esses relatórios devem responder as seguintes perguntas: 

Relatório 1 
DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício 

O Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo. A DRE é confeccionada junto com o Balanço Patrimonial e deve ser assinada por um contador habilitado pelo CRC.  

Pela lei, o relatório é obrigatório para todas as empresas, exceto o MEI, e deve ser feito anualmente – após o encerramento do ano-calendário, que é o período compreendido entre janeiro e dezembro de um mesmo ano. O DRE é um documento importante para agentes externos à empresa. O governo utiliza o relatório para verificar se os impostos foram calculados corretamente, fazendo o confronto do lucro declarado no DRE com os lucros declarados pelos sócios no IRPF. 

A declaração ainda costuma ser fundamental na hora de conseguir uma ajudinha extra. Bancos e analistas financeiros podem requerer o demonstrativo para avaliar a situação do negócio e decidir se darão crédito ou não ao solicitante, enquanto eventuais investidores irão analisá-lo para ter mais segurança ao aplicar seu dinheiro. Legalmente, o demonstrativo deve ser feito a cada ano, porém a empresa pode optar por realizá-lo mensalmente. 

É possível utilizar o DRE para me orientar quanto à saúde do meu negócio? 

A resposta é que você pode sim, mas com algumas ressalvas: 

Relatório 2 
DRO – Demonstrativo de Resultado Operacional 

O DRO é o relatório que melhor orienta os clientes varejistas. Ele tem tudo o que um DRE tem, mas as informações são gerenciais, elas refletem exatamente o que acontecem na operação, proporcionando uma visão completa sobre esse cenário.  

O DRO é analisado por competência, ou seja, ele apresenta dados que vão dizer se a loja foi lucrativa ou não no período que você está analisando, com as vantagens de que: 

Mas como saber se o lucro da última linha está no caixa? Essa resposta você encontra no terceiro relatório, que é o Demonstrativo de Fluxo de Caixa.

Relatório 3 
DFC – Demonstrativo de Fluxo de Caixa

Este relatório é muito parecido com o DRO, com a diferença de que o DRO vai apresentar o resultado por regime de competência e o DFC por regime de caixa – ou seja, ele reflete exatamente o que aconteceu no caixa da sua empresa. 

No Demonstrativo de Fluxo de Caixa não lemos venda, mas sim os recebimentos que tivemos; não lemos as entradas ou o CMV, mas sim os pagamentos que fizemos aos fornecedores. 

É aqui que as dúvidas dos empresários são sanadas, porque este relatório apresenta, inclusive, como vai ficar o seu caixa, pois leva em consideração o contas a pagar e o contas a receber futuro. 

Um lucro do mês anterior pode ainda não estar no caixa, isso porque as vendas podem não ter sido recebidas ou os pagamentos deste mês foram maiores do que deveriam por ter amortizado alguma dívida ou pendência com fornecedor.  

O dinheiro do resultado da competência pode estar no estoque ou no futuro, ou ainda pode ser que o dinheiro em caixa seja maior do que deveria porque as datas são favoráveis. Nem sempre o seu caixa vai refletir a competência no período imediato – mas a longo prazo, sim. 

Considerações finais

Não existe um relatório único e ideal, cada um vai apresentar os resultados por óticas diferentes, todas as visões são necessárias. Você que é empresário varejista precisa ter a visão macro das informações e a certeza de que não adianta ter todos os dados em mãos e não souber o que fazer com eles.

Persistindo dúvidas acerca do artigo ou de como a sua empresa pode avaliar melhor esse cenário, contate a Solutta, saberemos como te ajudar nessa missão.

Confira no YouTube o vídeo que produzimos sobre o tema:

Sair da versão mobile