fbpx

Escritório de contabilidade X Equipe Fiscal: Onde investir?

Escritório de contabilidade X Equipe Fiscal: Onde investir?

O que vale mais a pena para o empreendedor: manter uma equipe fiscal dentro da empresa ou terceirizar os serviços de um escritório de contabilidade?

Muitos empreendedores podem ficar em dúvida sobre qual decisão tomar. A resposta pode depender do caso, mas é bom avaliar alguns critérios para ter uma noção sobre o que, de fato, poderá ser mais vantajoso para sua empresa.

Leia o artigo e confira!

Equipe fiscal: um departamento estratégico

A equipe fiscal e tributária é um departamento estratégico dentro de uma empresa. Ela cuida para que as obrigações principais e acessórias sejam devidamente cumpridas. A partir de determinados dados, ela está preparada para obter os benefícios fiscais máximos que a legislação permite.

Essa equipe realiza um estudo detalhado do perfil da empresa e elabora um planejamento tributário que atende às necessidades do negócio, possibilitando o pagamento de impostos na medida certa, de modo a não onerar as finanças. Ela também garante que todos os requisitos da legislação fiscal sejam preenchidos para evitar penalidades.

Manter um setor fiscal interno exige que o empreendedor não somente contrate os melhores profissionais, mas também os capacite e atualize periodicamente. Trata-se de uma equipe permanente que faz jus a um salário e tem direito a todos os encargos trabalhistas (FGTS, INSS e outros).

Escritório de contabilidade: serviços terceirizados

Não é novidade terceirizar serviços fiscais, recorrendo aos profissionais de um escritório de contabilidade. Essa prática é comum principalmente em empresas menores, que não dispõem de recursos para manter um departamento contábil.

Os custos com os serviços terceirizados de contabilidade são, em geral, menores que aqueles que se tem ao pagar funcionários dentro da empresa. Isso porque os profissionais vão executar tarefas mais definidas e, muitas delas, de forma mais rápida, aproveitando os recursos tecnológicos disponíveis no próprio escritório de contabilidade.

Diferenças entre equipe fiscal e escritório de contabilidade

A diferença básica entre uma equipe fiscal e um escritório de contabilidade é que a primeira exerce atividades internas enquanto o outro realiza as mesmas atividades fora da empresa, mas mantendo integração com ela.

Devido a essa diferença básica, o empreendedor não se compromete com certas obrigações quando se trata dos serviços terceirizados. O contador terceirizado não recebe salário (seu salário é pago e definido pelo dono do escritório). O empreendedor também não está comprometido com encargos trabalhistas em relação aos contadores terceirizados – isso porque o escritório também é uma empresa e deve cumprir suas obrigações legais.

Para a empresa que terceiriza os serviços fiscais e contábeis, dois pontos valem ser salientados:

  • – Redução de custos (menos salários, menos encargos trabalhistas, menos cursos de capacitação, menos equipamentos e

softwares);

  • – Otimização do espaço.

Considerando-se a eficiência e a produtividade

Contratar os serviços de um escritório de contabilidade será, em regra, mais vantajoso para a empresa, considerados todos os aspectos financeiros. Contudo, além dos critérios puramente financeiros, devem-se considerar questões como:

    • – Maior eficiência nos serviços contábeis;
  • – Melhor produtividade para a empresa contratante.

Maior eficiência dos serviços na medida em que o escritório de contabilidade conta com tecnologia moderna e integração ao SPED (sistema digital do governo), o que agiliza a realização das atividades contábeis e melhora seus resultados.

A entrega dos documentos acontecerá em tempo hábil, na forma especificada pela Receita Federal. Os profissionais estão sempre atualizados sobre mudanças na legislação, apresentando-se capacitados para exercer suas tarefas.

O empresário, por sua vez, pode dedicar mais ao seu próprio negócio, à atividade principal de sua empresa. Terá mais recursos para investir e mais tempo para criar estratégias de vendas e campanhas de marketing. Assim, a produtividade sai ganhando.

Agora, cabe a você decidir! O que acha mais vantajoso: manter uma equipe fiscal dentro de sua empresa ou recorrer a um escritório de contabilidade? Deixe a sua opinião nos espaços abaixo.

Post by Flávia Rossi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://solutta.com/wp-content/themes/hazel/
https://solutta.com/
#0066a1
style1
paged
Carregando...
/var/www/solutta/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
yes
yes
off
off
off