fbpx

eSocial: sua empresa já se adequou?

jul 26, 2018

flavia

Blog

1

eSocial: sua empresa já se adequou?

A segunda etapa da implantação do eSocial, quando o programa se torna obrigatório para todas as empresas privadas do país – incluindo micros, pequenas e microempreendedores individuais (MEIs) que possuam empregados e segurados especiais – teve início no último dia 16 de julho.

De acordo com o cronograma do faseamento do programa do governo, as empresas devem enviar eventos cadastrais e tabelas com dados dos funcionários no ambiente do eSocial. Essa fase inicial se estenderá até o dia 31 de agosto, não havendo, portanto, necessidade de prestar estas informações de imediato, nos primeiros dias.

Mas a sua empresa já aderiu ao eSocial? Suas obrigações já foram entregues? Se a resposta for “não”, é melhor correr. É com essa preocupação que a Solutta se preparou para atender todos os clientes que estejam enquadrados nessa segunda fase.

Abaixo, apresentamos alguns números que mostram a eficiência da Solutta quando o assunto é eSocial. Até o dia 24 de julho, contando-se apenas duas unidades (Morumbi e Suzano) do universo de empresas atendidas pela Solutta , foram:


Entregues obrigações de 479 empresas; e

102 inconsistências identificadas antes do envio.

Essa última informação é de extrema importância, uma vez que o sistema exclusivo da Solutta consegue apontar falhas e incongruências nos dados antes do envio final das obrigações, permitindo correções a fim de evitar possíveis multas. Como o eSocial é uma plataforma que unifica eletronicamente as informações que as empresas têm de prestar ao fisco sobre seus empregados, o sistema permite o cruzamento constante de dados, agilizando a fiscalização. Com a assessoria da equipe da Solutta, o empresário tem a garantia de que suas obrigações estão sendo entregues da maneira correta.

Com o cronograma de implantação já iniciado, o eSocial tem alterado de forma significativa os processos internos das empresas, portanto, fique atento. No dia 1º de setembro começa a fase de entrega das informações cadastrais dos trabalhadores vinculados aos mais de 4 milhões de empregadores. Em novembro, estão previstas as remunerações destes quase 3 milhões de trabalhadores e o fechamento das folhas de pagamento no ambiente nacional. Já para órgãos públicos, o eSocial torna-se obrigatório a partir 14 de janeiro do ano que vem.

Ainda nesse calendário, o prazo para micro e pequenas empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões aderirem ao eSocial foi estendido até novembro. Contudo, a Solutta recomenda que todas as empresas se adequem o quanto antes, de forma que o processo de ambientação seja completo e gradual.

Quem tiver dúvidas ou necessidade de se adequar ao programa, pode contar com a Solutta!

Post by Flávia Rossi

One Response to eSocial: sua empresa já se adequou?

  1. Pingback: eSocial: o que mudou para os atestados e afastamentos? - Solutta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://solutta.com/wp-content/themes/hazel/
https://solutta.com/
#0066a1
style1
paged
Carregando...
/var/www/solutta/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
yes
yes
off
off
off