Ícone do site Solutta

Gestão de talentos para PME: como economizar nesse processo

Gestão de talentos para PME: como economizar nesse processo

A estruturação de uma equipe de trabalho é um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas hoje em dia. Um exemplo é a gestão de talentos que ainda se mostra uma atividade complexa para o setor de recursos humanos, principalmente quando falamos de pequenas e médias empresas.

Talvez você não saiba ou nunca tenha parado para pensar sobre o assunto, mas o processo de contratação e demissão de funcionários é oneroso para empresa e pode significar um desfalque considerável no caixa empresarial. 

Ao ponto que, criando uma política de gestão de talentos eficientes, assim como ter profissionais de RH especializados e com a expertise necessária para tal atividade pode ser um diferencial importante no incentivo financeiro do seu negócio. Essa diferença se torna ainda mais gritante quando falamos de PMEs que, normalmente, possuem um orçamento mais enxuto. 

Sendo assim, quanto mais assertiva sua empresa for no processo de recrutamento e seleção de seus colaboradores, mais resultados positivos serão colhidos, tanto em relação à produtividade e desempenho das funções, quanto na economia de recursos financeiros gastos com procedimentos administrativos e burocráticos, quando falamos de direitos trabalhistas. 

ENTENDA O PAPEL DO RECURSOS HUMANOS E DA GESTÃO DE TALENTOS

O departamento de recursos humanos é responsável por uma série de demandas de uma empresa. Quando bem entendidas e executadas podem se tornar um braço forte no fomento do desenvolvimento e crescimento do seu negócio. 

Menosprezar o poder de uma gestão de talentos eficiente, assim como os processos de recrutamento e seleção de qualidade é correr riscos desnecessários de prejuízos e entrega de resultados insatisfatórios. 

Veja algumas das atividades desenvolvidas pelo RH de uma empresa:

GESTÃO DE TALENTOS NA PRÁTICA

Veja na prática a importância da gestão de talentos em um case divulgado pelo site Conta Azul

Empresa MaxMilhas

“A plataforma de viagens MaxMilhas é exemplo no quesito formação de equipe e recrutamento de talentos.

Em uma entrevista para o site da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Luiza Rubio, head de Gente e Gestão da MaxMilhas, afirma que uma forma de a empresa ter profissionais tão específicos na equipe é olhando para quem já faz parte dela.

“Tem muita gente boa na própria empresa que quer aprender coisas novas e que topa novos desafios. Por que não desenvolver essas pessoas do time? É o que temos feito”, destaca.

De acordo com Rubio, só em um segundo momento a MaxMilhas olha para o mercado para identificar profissionais com as competências desejadas.”

TERCEIRIZAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

É cada vez mais comum empresas de diferentes portes optarem pela terceirização do RH. E isso fica um pouco mais evidente quando falamos em PMEs, tudo porque contratar uma prestadora de serviço para cuidar das demandas deste departamento tende a reduzir custos. 

Quando você terceiriza o RH, está redirecionando a responsabilidade das tarefas em questão para um profissional ou empresa especializada. O que deixa os gestores do seu negócio com mais tempo livre para se dedicarem ao desenvolvimentos das atividades organizacionais, focando a energia na obtenção dos resultados desejados, facilitando a obtenção de lucro, por exemplo.

Sem contar, que por se tratar de profissionais especializados no desenvolvimento das atividades desempenhadas pelo recursos humanos, a possibilidade de cometer erros é muito menor, já que eles detêm os conhecimentos necessários para a realização das tarefas de maneira eficiente e assertiva. 

Além é claro, do foco total para o desenvolvimento das pessoas e para a valorização e gestão de talentos, buscando manter os funcionários produtivos capacitados para a atividade que desempenham e satisfeitos com o que fazem, sempre alinhados com as diretrizes e objetivos da empresa contratante.

Também é papel do RH terceirizado, cuidar de demandas burocráticas como registro e dispensa de colaboradores, criação de avaliações de desempenho e capacitação, controle da folha de pagamento, pagamento de encargos e tributos trabalhistas, entre outras ações. 

VANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO DO RECURSOS HUMANOS

GESTÃO DE TALENTOS E RECURSOS HUMANOS: COMO A SOLUTTA PODE TE AJUDAR

“Por ser especialista quando o assunto é recrutamento e seleção, a Solutta pode afirmar que realiza um trabalho com bastante qualidade, atendendo o cliente com o candidato no perfil necessário, sem que o cliente precise se preocupar com vários processos desta demanda, recebendo o perfil exato dos candidatos para a escolha final dentro dos critérios estipulados.

Vale lembrar que a Solutta se compromete a buscar não apenas os melhores profissionais para cada vaga, mas realizando uma avaliação profunda das suas necessidades, propondo uma solução completamente personalizada para cada caso, uma verdadeira consultoria de RH com altos níveis qualitativos e quantitativos.”

Para saber mais sobre o quanto a terceirização de recrutamento e seleção através de uma empresa séria e sólida no mercado pode te ajudar, leia o artigo Benefícios da Terceirização ou entre em contato conosco.

Por Atracto

Sair da versão mobile