Ícone do site Solutta

Home office e a controladoria

Home office e a controladoria

A adoção do trabalho remoto é uma pauta que vem sendo discutida há anos por empresas dos mais variados segmentos. Questões como produtividade, responsabilidade e qualidade do trabalho são os pontos centrais de dúvida dos gestores, já que esse modelo “à distância” deixa a sensação de controle sobre os funcionários aberta. 

De uma maneira geral, negócios que surgiram mais recentemente, com uma liderança jovem têm uma tendência muito mais inclinada para a inserção de uma rotina home office. Diferente de empresas que figuram no mercado há anos e que normalmente, estão inseridas em um modelo mais rígido de trabalho. 

Mas o fato é que com o surgimento do Coronavírus, a grande maioria das organizações, se viu obrigada a adaptar sua rotina de trabalho, mantendo em segurança seus funcionários e clientes, através do desenvolvimento do trabalho remoto. 

O que surpreendeu muitos líderes e empresários que puderam vivenciar na prática um modelo de negócio que chegou para ficar. E um dos motivos está no avanço tecnológico, que permite que as mais variadas tarefas, possam ser executadas à distância.

DADOS SOBRE HOME OFFICE NO BRASIL

A Agência Brasil divulgou recentemente a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, um estudo elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em abril, que coletou dados de 139 pequenas, médias e grandes empresas atuantes em todo o Brasil. Ela mostrou que a adoção do home office foi feita por 46% das empresas durante a pandemia. 

O estudo aponta que 67% das companhias relataram dificuldades em implantar o sistema de home office. Mas apesar disso, 50% deles disseram que a experiência com o teletrabalho superou as expectativas e 44% afirmam que o resultado ficou dentro do esperado. 

E vejam só, 34% das organizações demonstraram a intenção de continuar com o trabalho home office para até 25% do quadro e 29% pretendem manter esse modelo para pelo menos 50% do quadro ou até todos os funcionários.

Vale ressaltar que um levantamento feito pelo IBGE em 2018 já contabilizava mais de 3,8 milhões de brasileiros trabalhando no sistema de teletrabalho. Ou seja, estamos falando de uma metodologia que já funcionava bem antes da pandemia e que agora ganha novos membros.

HOME OFFICE E REDUÇÃO DE CUSTOS

Toda essa mudança tocou em ponto muito sensível das empresas, a redução de custos mensais. Isso porque ao ter uma dinâmica de trabalho no perfil home office existe automaticamente uma diminuição significativa de gastos, quando comparados à manutenção de uma estrutura física. 

Podemos começar falando dos gastos fixos que qualquer negócio físico tem, como por exemplo: aluguel do imóvel, conta de energia, água, internet, material de escritório, mobiliário, entre outros. 

Também podemos citar os custos de uma folha de pagamento que inclui despesas com transporte de seus funcionários até o local de trabalho. 

HOME OFFICE X PRODUTIVIDADE X QUALIDADE DE VIDA

Uma das principais preocupações dos gestores está relacionada à produtividade dos funcionários, mas o que podemos observar é que de uma maneira geral esse novo modelo de trabalho tem dado certo e trazido resultados positivos como mencionamos nos resultados da pesquisa Gestão de Pessoas na Crise covid-19.

Assim como qualquer assunto, existem opiniões diversas e perfis distintos, também entre os funcionários, sobre a rotina do trabalho à distância. Mas para a Laura Marques, atendimento na Agência Ginga o home office só veio para trazer coisas boas: 

“Eu já trabalho no perfil home office há mais de dois anos e posso dizer que muita coisa mudou para melhor. A começar pela tranquilidade no desempenho das minhas atividades diárias que são muitas. Para o cliente inclusive, que sentiu a diferença em ter um atendimento mais focado, sem tanto ruído externo, o que acontece muito quando dividimos o mesmo espaço com outras pessoas. 

E em relação à qualidade de vida, só consigo enxergar benefícios, hoje tenho um sono muito melhor, mais disposição, consigo aproveitar com mais qualidade meu horário de almoço, escolher o que vou comer e também não preciso lidar com o estresse do deslocamento (trânsito e transporte público) e com a aglomeração de um centro comercial. Foi uma mudança muito positiva.” – conta Laura. 

HOME OFFICE E AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS

Por estarmos falando de um trabalho à distância, uma das principais preocupações, tanto de empresas, como de funcionários é o acesso à tecnologia eficiente que atenda às necessidades da atividade desempenhada. 

Estamos falando aqui principalmente de uma conexão de internet que suporte os sistemas utilizados pela empresa para que todo o trabalho possa ser executado da melhor forma possível. E de softwares especializados que atendam as necessidades de todos os outros setores da empresa, como por exemplo, setor fiscal, tributário e contábil. 

CONTABILIDADE DIGITAL E HOME OFFICE: QUAL A RELAÇÃO?

Quando falamos em trabalho remoto, estamos também tratando da descentralização das atividades e demandas burocráticas de uma empresa. Se o home office veio para facilitar a vida dos empresários, porque não pensar em investir também na terceirização de atividades que não estejam ligadas ao trabalho central do seu negócio, mas que são fundamentais para sua existência, como por exemplo a contabilidade. 

Toda organização que deseja ter sucesso precisa contar com um suporte contábil de qualidade que organize, oriente, planeje e execute as demandas legais referente à impostos, folha de pagamento, cálculo e recolhimento de guias, obrigações acessórias, entre muitas outras exigências. 

E já que estamos falando de trabalho remoto, existe hoje o que chamamos de contabilidade digital ou contabilidade do futuro (que no caso, já está em nosso presente). É uma empresa, que assim como a Solutta, detém ferramentas de ponta, totalmente alinhadas com os novos tempos para garantir agilidade, segurança e precisão em todas as atividades desempenhadas. 

A Solutta é uma assessoria contábil de alta performance que vem na vanguarda quando o assunto é contabilidade 4.0 e conta com a tecnologia Auditto, uma referência nacional em robotização e automação de processos.

Para se ter uma ideia a tecnologia da Auditto é completa e exclusiva, permitindo controlar todas as informações fiscais e tributárias de cada operação contábil. Os robôs monitoram qualitativamente os dados fiscais e são capazes de apontar inconsistências nos arquivos fiscais que devem ser enviados aos órgãos fiscalizadores.

A inteligência da ferramenta é capaz de baixar, ler e fazer um escrutínio completo em cada informação, trazendo a visão do Fisco sobre sua empresa, com todas as regras tributárias atualizadas.

Em um momento de transição para o teletrabalho o que o empresário quer é que todas as atividades continuem sendo executadas com seu máximo rendimento. E isso vale para todas as áreas da empresa, inclusive para os setores administrativos, contábeis e fiscais. 

E poder ter à disposição a tecnologia e expertise de profissionais especializados é investir na tranquilidade de estar atuante dentro da lei para poder se concentrar na atividade central do seu negócio. 

Tanto o home office como a contabilidade digital já são realidades e que estão disponíveis para facilitar a sua vida enquanto empresário e ajudá-lo a alcançar o sucesso que tanto deseja. 

Por Atracto

Sair da versão mobile