fbpx

Incentivo fiscal: O que é e como ele impulsiona seu comércio

Incentivo fiscal: O que é e como ele impulsiona seu comércio

Ao iniciar um negócio, os empreendedores assumem uma série de incumbências fiscais e tributárias para que o comércio siga dentro da legislação brasileira. Porém, devido ao grande volume de impostos e taxas, os empresários precisam buscar por apoios externos para impulsionar o negócio.

Além das facilidades de empréstimos disponibilizadas pelas instituições financeiras, os empreendedores também podem contar com o auxílio de políticas públicas que visam o desenvolvimento da economia, como os incentivos fiscais.

Se a sua empresa ainda não utiliza os incentivos fiscais, não deixe de conferir o artigo a seguir no qual explicaremos o que é, como utilizar e quais os benefícios que essa redução de impostos traz para o seu comércio.

Conheça o que são os incentivos fiscais

É comum ouvirmos falar sobre incentivos fiscais nos noticiários, no entanto, nem sempre é possível compreender o que eles são e como ajudam a impulsionar os negócios.

Os incentivos fiscais simbolizam um conjunto de políticas econômicas do governo que tem como objetivo facilitar o aporte de capitais em uma determinada área de atuação. Isso ocorre devido à diminuição da cobrança de impostos ou até mesmo a isenção do pagamento das taxas, podendo partir do âmbito federal, estadual ou municipal.

Os incentivos fiscais ajudam a impulsionar áreas estratégicas para o desenvolvimento do país. Por exemplo, nos próximos meses, o sinal analógico das TVs de todo o Brasil passará a ser digital. Pensando em otimizar essa transição, o governo destinou para as empresas envolvidas nesse processo alguns incentivos fiscais. Essa medida tem como finalidade promover o setor e tornar a produção dos equipamentos mais acessível.

No geral, os setores mais beneficiados pelos incentivos fiscais são: tecnologia da informação, inovação, industrial, aeroespacial, estruturas portuárias, exportação e infraestrutura.

Além disso, há os incentivos fiscais que visam levar os empreendedores para regiões afastadas dos grandes centros, permitindo que o desenvolvimento econômico e as oportunidades de emprego cheguem aos locais mais distantes e até pouco procurado pelas empresas.

Saiba como o incentivo pode impulsionar o seu negócio

Como abordado anteriormente, o Brasil é um dos países que mais recolhem impostos em todo o mundo. Por isso, ao ter o benefício dos incentivos fiscais, o comerciante consegue impulsionar o seu negócio de uma forma mais estratégica.

O “alívio” no caixa da empresa possibilita que o empresário invista o valor dos impostos em áreas que ajudam a desenvolver o seu comércio, por exemplo, na compra de novos equipamentos, ampliação da equipe de trabalho e na abertura de novos mercados.

Como saber se o seu negócio tem direito ao incentivo fiscal?

Além da mudança de localidade e dos setores apresentados acima, há outras formas dos empreendedores se beneficiarem dos incentivos fiscais disponibilizados pelo governo. Empresas e comércios enquadrados no sistema Simples Nacional, por exemplo, tem acesso a um regime tributário diferenciado. Para isso, precisam ter uma receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões.

Apesar de não ser diretamente um incentivo fiscal, o Simples Nacional facilita o cotidiano das pequenas e médias empresas em relação aos tributos, pois todos os impostos são unificados em um mesmo documento, a DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). No entanto, o comércio que optar por esse regime não poderá ter acesso a outros incentivos fiscais.

As empresas que se preocupam com o bem-estar das pessoas e do meio ambiente também têm direito aos incentivos fiscais, desde que estejam engajadas em ações de responsabilidade social voltadas a promoção do esporte, cultura, saúde e lazer.

Os incentivos fiscais são grandes aliados dos empresários e ajudam a impulsionar seu comércio de forma legal. Se você gostou do artigo, não deixe de conferir as próximas postagens do nosso blog!

Post by Flávia Rossi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://solutta.com/wp-content/themes/hazel/
https://solutta.com/
#0066a1
style1
paged
Carregando...
/var/www/solutta/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
yes
yes
off
off
off