fbpx

O que acontece quando você não recolhe o ICMS corretamente?

out 02, 2018

flavia

Blog

0

O que acontece quando você não recolhe o ICMS corretamente?

A rotina de um empreendedor é repleta de tarefas e preocupações, que muitas vezes não o permite fazer um acompanhamento de áreas importantes para o crescimento da empresa. Um dos departamentos estratégicos que mais precisa da atenção, é o tributário. A recorrência de imposto atrasado, por exemplo, pode comprometer o desenvolvimento do negócio, gerando multas e até processos legais.

Para cuidar bem dos tributos pagos pela empresa, é interessante que o gestor conte com o apoio de profissionais especializados na área, se dedique a conhecer os principais impostos a serem pagos e, também, suas consequências no caso de não cumprimento dessas obrigações.

Para te ajudar a entender um pouco melhor sobre os resultados de uma empresa com impostos atrasados, listamos as dúvidas mais comuns dos empresários sobre o recolhimento incorreto do ICMS:

O que é o ICMS?

Deixar que sua empresa fique com imposto atrasado pode causar uma série de problemas fiscais e legais. Por isso, para manter tudo em ordem, é importante conhecer as especificidades de cada tributo. O ICMS é o imposto responsável pelas operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre as prestações de Serviços de comunicação e de transporte interestadual e intermunicipal. Ele incide sobre o fluxo de produtos eletrodomésticos, alimentos, entre outros.

Toda vez que uma mercadoria é vendida, o fato gerador do ICMS é concretizado, proporcionando assim, uma obrigação para quem vende e direito para quem compra. A arrecadação procedente desse tributo é encaminhada para os estados de origem dos produtos e serviços.

Por que o ICMS gera tantas dúvidas nos empresários?

Um dos principais motivos que faz com que o ICMS cause dúvidas nos contribuintes tem a ver com o impasse fiscal entre os estados. O ICMS é um imposto devido ao estado de origem do produto, mas muitas vezes, o empresário não se atenta a isso e acaba comprando produtos de outros estados por achar mais em conta. O que ele não faz é calcular o diferencial da alíquota, que pode deixar o produto muito mais caro do que o previsto.

A dica é sempre checar o valor da alíquota do estado e a diferença a ser paga quando o produto chegar ao seu destino antes de concluir a compra.

Imposto atrasado: O que acontece?

Quando a empresa não recolhe o ICMS corretamente, ela fica sujeita à multas e cobrança de juros. O não recolhimento do tributo não é configurado por lei como um crime que equivale à sonegação de impostos, mas, sim, como inadimplência fiscal.

No entanto, os empreendedores que atrasarem o pagamento desse imposto precisam estar cientes de que será aplicada a taxa SELIC acumulada a partir do mês do vencimento do pagame imposto nto.

Para evitar problemas fiscais e tributários, é importante não ter nenhum imposto atrasado e estar sempre atento às atualizações das leis brasileiras. Por isso, contar com o suporte de profissionais e empresas especializadas no gerenciamento dessas áreas, como a Solutta, é fundamental para manter tudo em ordem, permitindo que o empresário foque sua atuação em outros pontos estratégicos da companhia.

Ainda tem dúvidas sobre impostos atrasados e erros no recolhimento do ICMS? Consulte a Solutta e se surpreenda com os serviços!

Post by Flávia Rossi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://solutta.com/wp-content/themes/hazel/
https://solutta.com/
#0066a1
style1
paged
Carregando...
/var/www/solutta/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
yes
yes
off
off
off