fbpx

O que é processo contábil?

jul 02, 2017

flavia

Blog

0

O que é processo contábil?

Toda empresa necessita de um profissional especializado em contabilidade durante toda a sua existência. Atualmente, a contabilidade está alcançando uma dimensão bem mais abrangente, oferecendo subsídios e resultados que vão além do próprio setor e ajudam o gestor a tomar as melhores decisões (contabilidade gerencial).

Em que consiste, afinal de contas, o processo contábil? Leia o post e fique sabendo!

O desenvolvimento do processo contábil ao longo do tempo

De forma diversa do modelo atual, o processo contábil sempre foi praticado ao longo do tempo. Nos reinos da Antiguidade, existia um funcionário real que se encarregava de ler para o monarca os custos e as despesas, bem como a rentabilidade proporcionada pelos negócios em um dado período. De modo geral, a contabilidade ficava a cargo do tesoureiro.

O modelo atual de contabilidade teve início na Europa, no século XV, com o desenvolvimento do método das partidas dobradas pelo monge franciscano Luca Pacioli, ainda hoje usado pelos contabilistas (entradas e saídas, créditos e débitos).

Os Estados Unidos, já nos anos 30 do século passado, desenvolveram bastante o processo contábil para resolver problemas decorrentes da famosa crise que abalou o país.

Em que consiste o processo contábil

O processo contábil consiste basicamente no registro de informações financeiras de uma determinada empresa, com a finalidade de manter em equilíbrio suas receitas e despesas.

Em termos mais técnicos, pode-se definir o processo contábil como aquele que tem início quando acontece a transação e é concluído quando essa transação é registrada nos livros apropriados (livros de contas).

O processo contábil também é chamado de “ciclo do processo de contabilidade”.

As etapas do processo contábil

A cada exercício, o contabilista deve elaborar demonstrações e resultados atualizados. Os balancetes são documentos que buscam equilibrar as contas da empresa (débito = crédito).

O processo contábil envolve diversas fases que são basicamente as que seguem.

Captação

É a fase de recolhimento de dados e dos atos que interferem no patrimônio da empresa.

Essa etapa envolve a avaliação de documentos como leis, contratos, processos judiciais, notas fiscais, recibos e outros, e também de eventos que afetam a organização.

Reconhecimento

É a fase em que se questionam os dados captados para considerar sua validade.

Acumulação

Reconhecidos os dados, eles devem ser organizados em um banco de dados.

Como forma de facilitar o acesso a essas informações, a maioria das empresas têm investido em automação de processos (sistema informatizado).

Sumarização

Fase em que o profissional transforma os dados em informações que sejam úteis para a organização, como a geração de demonstrações e de relatórios.

Evidenciação

Nessa fase, são divulgadas as informações contábeis aos usuários.

As demonstrações obrigatórias em um processo contábil

De acordo com a legislação, existem determinadas demonstrações que são obrigatórias:

  • Balanço Patrimonial: revela a situação patrimonial da empresa em determinado período;
  • DRE (Demonstração do Resultado de Exercício): apuração dos lucros/prejuízos da empresa em um período determinado (das receitas são descontados os custos e despesas);
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido: revela as alterações que afetam o patrimônio líquido (aumento do capital social, apuração/destinação dos lucros);
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa: revela as alterações ocorridas no caixa ou em equivalentes;
  • Demonstração do Valor Adicionado: demonstra a riqueza que a empresa gerou e a forma como essa riqueza é distribuída entre os sócios, funcionários, financiadores e o Governo.

Sua empresa efetua corretamente o processo contábil? Conta com o auxílio de profissionais especializados? Já pensou em terceirizar os serviços de contabilidade para que esse processo seja efetuado de maneira eficiente? Deixe seu comentário!

Post by Flávia Rossi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://solutta.com/wp-content/themes/hazel/
https://solutta.com/
#0066a1
style1
paged
Carregando...
/var/www/solutta/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
yes
yes
off
off
off