Ícone do site Solutta

Passivos empresariais: Entenda quais são e como impactam seu negócio

Passivos empresariais: Entenda quais são e como impactam seu negócio

Quando falamos da saúde financeira de qualquer negócio, compreendemos diversos aspectos que precisam ser levados em conta como os passivos empresariais, tema do nosso artigo de hoje. Vamos entender do que se trata e como eles impactam o desenvolvimento da sua empresa.  

O QUE É PASSIVO EMPRESARIAL?

De uma forma bem resumida e direta, passivos empresariais são basicamentes todas as obrigações financeiras de uma empresa. Estamos falando aqui de despesas e dívidas, sejam elas únicas ou recorrentes. E pode estar vinculado tanto à uma pessoa jurídica, como pessoa física. 

Eles também são considerados como saldo que diminuem os lucros e o valores do patrimônio de uma empresa. Ou seja, quanto maior for o passivo empresarial, menor será o valor e porcentagem de lucros da sua organização. 

Além das despesas fixas, aquelas que são descontadas todos os meses do caixa da sua empresa, existem também os recursos aplicados e tudo aquilo que tem qualquer vínculo com seu negócio e precisa ser pago. Tudo isso é considerado um passivo. 

Veja alguns exemplos de passivos empresariais: 

QUAL A IMPORTÂNCIA DOS PASSIVOS EMPRESARIAIS? 

Entender quais são os passíveis empresariais da sua empresa ajudam na manutenção do controle e equilíbrio financeiro do seu negócio. Ou seja, você precisa saber tudo o que tem para pagar, suas obrigações financeiras, para não se perder em meio à tantas obrigações. 

Presente em todo Balanço Patrimonial (relatório contábil que detalharemos mais adiante), o passivo deve ser relacionado no lado direito deste documento, dividido em duas estruturas distintas:

Passivo circulante: despesas, dívidas e obrigações financeiras cujo prazo de vencimento é inferior a um ano. Exemplos: 

Passivo não circulante: despesas, dívidas e obrigações financeiras cujo prazo de vencimento é superior a um ano. Exemplos: 

COMO A SOLUTTA PODE AJUDAR NO CONTROLE DE PASSIVOS EMPRESARIAIS?

A Solutta atua de forma completa no suporte da contabilidade fiscal e gerencial do seu negócio, o que inclui a consultoria e também o balanço patrimonial e demonstrativos financeiros, diretamente relacionados ao levantamento dos passivos empresariais e organização de pagamentos. 

Comece hoje mesmo a organizar as finanças da sua empresa e abra um leque de oportunidades para crescer e desenvolver seu negócio. Fale conosco!

Por Atracto

Você também pode gostar do artigo Consultoria Previdenciária: Tudo o que você precisa saber

Sair da versão mobile