fbpx

Por que o escritório contábil é o melhor parceiro para o varejo?

Não importa se o seu negócio é de pequeno, médio ou grande porte, hoje você vai entender de uma vez por todas qual a real importância de ter um escritório contábil como parceiro para o seu varejo, e como essa sinergia pode ser determinante para o sucesso da sua empresa. 

Uma assessoria contábil oferece uma gama de serviços que são essenciais para o bom funcionamento de qualquer empresa (e obviamente que aqui estamos falando de assessorias de alta performance!). Eles contemplam áreas distintas, mas no final se interligam, garantindo com que todo o esforço empregado no seu dia a dia de trabalho valha a pena.

E em tempos de crise, e fora dele, o contador deve ser o seu melhor amigo. Aquele que irá te ajudar no diagnóstico da sua situação em particular e na elaboração dos melhores planos de contingência. Além é claro, de garantir que qualquer que seja a tomada de decisão, ela esteja dentro das conformidades legais. 

A consultoria contábil vai muito além dos serviços rotineiros que você, provavelmente, já conhece. Esse trabalho engloba uma assistência mais próxima à você, permitindo que sejam traçadas rotinas específicas à demanda da sua empresa.

VAMOS COMEÇAR PELO BÁSICO

Independente do momento que estamos vivendo, agora ainda mais, quem é a pessoa que poderá te alimentar com informações verídicas sobre possíveis mudanças legislativas, medidas provisórias determinadas com urgência, adiamento ou antecipação de pagamentos de tributos, por exemplo? 

Com toda certeza o contador e os profissionais especializados que compõem a equipe de uma assessoria contábil. Pelo fato deles estarem o tempo todo em contato com órgãos oficiais, antenados a tudo o que está acontecendo nessa área, eles são os primeiros a receber e buscar informações para orientar você sobre os próximos passos a serem dados. 

Você, como empresário, deve acompanhar as mudanças contínuas nos setores econômicos, fiscais e tributários do nosso país, e é humanamente impossível, além de saber quais são todas essas alterações, conhecer a fundo os trâmites burocráticos de cada uma delas.

Terceirizar essa tarefa para um escritório contábil é um investimento mais do que necessário e a garantia de estar sempre dentro das conformidades da lei.

COLETAS DE DADOS E DOCUMENTOS 

A escrituração de documentos fiscais, contábeis e trabalhistas são uma das primeiras atribuições que precisam ser realizadas em sua empresa. E tenho certeza que você não faz uma ideia exata do que estamos falando, não é mesmo? 

Sabe quando vamos fazer uma limpa em nossos arquivos (sejam de papel ou digitais) e ficamos ali paralisados pensando se podemos mesmo nos desfazer daquilo ou se um dia vamos precisar e acabamos por entulhar pilhas e pilhas de lixo físico e virtual?  Pois é, o contador é a pessoa que vai nortear essa atividade. 

Você fornece periodicamente contratos, notas fiscais, extratos, boletos pagos, documentação referente aos seus colaboradores, entre outros, correto? Com todos esses documentos em mãos ele vai colocar em prática as rotinas fiscais e te orientar em tudo o que for necessário. 

Irá realizar o registro de todos os dados e documentos gerados por seu negócio. E além de colocar “ordem na casa”. Uma outra atividade ligada a esse processo é a geração dos relatórios contábeis que, por lei, devem ser divulgados ao fim de cada período social (12 meses). 

Essas informações também podem ajudar na análise da situação real da empresa, apontando problemas atuais e futuros, proporcionando que medidas preventivas sejam criadas.  

Mas o que observamos é que essa prática tão benéfica não é posta em prática pelos empresários. Segundo uma pesquisa realizada pela Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon), cerca de 70% dos micro e pequenos empreendimentos não utilizam os dados gerados pela contabilidade para nortear a administração do seus negócios, o que acaba influenciando diretamente no ritmo do seu crescimento e desenvolvimento.  

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Você sabia que ter um bom planejamento tributário é essencial para a manutenção da existência da sua empresa? Isso porque ele representa uma significativa parcela dos resultados que você irá obter através do seu trabalho. E para realizar um planejamento eficiente você vai precisar de profissionais especializados e de uma assessoria contábil para te orientar.  

“De maneira resumida, podemos dizer que o planejamento tributário é a gestão de pagamentos de tributos com o objetivo de reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre a empresa.

Esse planejamento é feito através de medidas, legais e preventivas, que buscam diminuir os encargos através da escolha do regime tributário mais adequado para aquele tipo de negócio. As operações existentes no Brasil são Simples Nacional, Lucro Real, Lucro Presumido e Lucro Arbitrado – este último para casos pouco usuais.

O planejamento tributário pode ser dividido em duas categorias:

Estratégico – Como o termo diz, é um conjunto de estudos, análises e decisões que têm grande influência sobre a maneira que a empresa opera e sobre os impostos que serão pagos. Dessa maneira, o estudo precisa ser eficiente para definir o enquadramento da empresa no regime tributário mais conveniente e o conhecimento de outras particularidades fiscais, que variam de acordo com o ramo de atividade, estrutura de capital, localização, modelo de contratação de recursos humanos, o aproveitamento de incentivos fiscais, a classificação correta das atividades exercidas de acordo com o ramo de atuação e outros aspectos importantes.

Operacional – É o tipo mais básico, ligado ao dia a dia da corporação. Por meio dele, a empresa define processos para garantir o cumprimento das exigências legais. Ou seja, para cumprir a correta escrituração das operações e o pagamento dos impostos nos prazos previstos, você precisa incluir essas tarefas na sua rotina de trabalho e alinhá-la com a equipe contábil. O ideal é que o planejamento tributário operacional seja realizado após o estratégico, pois, dessa forma, as atividades cotidianas estarão alinhadas com as metas pré-definidas.

Uma dica para iniciar o seu planejamento é levantar as seguintes informações:

  • Previsão de faturamento (ou seja, a receita bruta);
  • Previsão de despesas operacionais;
  • Margem de lucro.

Sente-se com seu contador de confiança e peça essas respostas, que serão comparadas com os diferentes regimes, e simule as condições tributárias. Isso dará um direcionamento mais assertivo.” – Saiba mais sobre planejamento tributário AQUI

TERCEIRIZANDO AS PREOCUPAÇÕES

O que estamos dizendo aqui é que ter uma assessoria contábil como parceira nada mais é do que a terceirização dos processos de negócios, ou seja, é a contratação de uma empresa que irá executar tarefas que não fazem parte da atividade central do negócio.

Na prática, é você varejista contratando serviços especializados para cuidar de todos os processos da sua empresa. Esse investimento garante que todas as atividades da rotina contábil sejam executadas de forma correta e nos prazos determinados. Assim, você poderá concentrar suas energias para o desenvolvimento de outras rotinas da empresa. 

CONCLUSÃO

Deu para ter idéia de alguns dos serviços que sua empresa precisa? O importante é você estar ciente que contar com a expertise de uma assessoria contábil está ligada diretamente ao sucesso do seu varejo. Além de poder ser o fator determinante no suporte do enfrentamento de uma crise financeira ou de impacto global.

Em uma entrevista disponível no site Administradores.com, o especialista na área contábil, Carlos Cuevas, disse: “A maior vantagem de se contar com uma consultoria contábil é a implementação de melhorias que agregam valor ao produto, além de vantagens, como a redução de gastos com impostos e uma eficiência maior na administração financeira, o que ajuda no desenvolvimento da empresa”.

Se ainda existe alguma dúvida do que uma assessoria contábil pode fazer por seu varejo, entre em contato com a Solutta e entenda todos os nossos processos. 

Por Atracto


Você também pode gostar do artigo Por que as PMEs devem contratar um escritório de contabilidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://solutta.com/wp-content/themes/hazel/
https://solutta.com/
#0066a1
style1
paged
Carregando...
/var/www/solutta/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
yes
yes
off
off
off