fbpx

Por que terceirizar a apuração fiscal do seu negócio?

Por que terceirizar a apuração fiscal do seu negócio?

Todos sabem o quanto a contabilidade é essencial em qualquer empresa. É através dela que os gestores têm total visibilidade sobre os ativos, passivos, receitas, custos, despesas, produtividade, rentabilidade e a lucratividade do negócio. Justamente por isso não é preciso pesquisar muito para entender os benefícios de aproveitar a expertise e o conhecimento de profissionais de fora. Terceirizar essas atividades é benéfico e custa pouco. E vamos mostrar os porquês! Acompanhe…

A importância da apuração

No universo corporativo, inúmeras estratégias contribuem para que um negócio mantenha o foco em seu core business e consiga se desenvolver de maneira segura. Dentre elas, terceirizar os serviços de contabilidade pode ser uma decisão vantajosa e inteligente.

Diante de tamanha relevância, contar com um serviço de contabilidade eficiente tem sido o objetivo de muitos empreendimentos, levando-os a buscar métodos e profissionais cada vez mais qualificados e preparados para lidar com as adversidades e as peculiaridades das legislações e práticas de mercado atuais.

No entanto, é preciso conhecer bem as especificidades dessa área para estruturar com eficiência um histórico contábil e criar um bom planejamento tributário para a empresa contratante.

Acontece que uma das grandes dúvidas está relacionada às possibilidades de contratação de uma equipe de contabilidade interna e de terceirização desse serviço.

Existem alguns aspectos que devem ser avaliados, tais como o custo final de cada opção a qualidade da contratação e o porte da empresa.

Antes de tomar qualquer decisão, o gestor deve observar o cenário em que seu negócio se encontra e o custo final das duas opções – se vale mais montar uma equipe interna ou contatar um especialista. Em geral, a terceirização é mais barata para a empresa e reduz gastos importantes.

Sem contar que a qualidade do serviço é outro ponto de destaque e, qualquer que seja a estratégia, deve ser assegurada como um dos pilares da contratação do serviço. Contar com contadores atualizados e bem capacitados sobre o mercado e as próprias legislações é algo que afeta significativamente os resultados contábeis de sua empresa.

Por último, o porte do negócio também deve ser levado em consideração. Isso porque, no caso de empreendimentos muito grandes e complexos, ter um departamento de contabilidade pode ser interessante e auxiliar na tomada de decisões. Já as pequenas e médias empresas podem se beneficiar muito com a terceirização.

Porém, o mais importante é verificar se a empresa contratada possui ferramentas tecnológicas que facilitem a apuração fiscal. Lembre-se que a legislação tributária do nosso país é extensa e confusa, além de mudar o tempo todo, o que prejudica a apuração de impostos e, consequentemente, a situação da sua empresa perante o Fisco.

Os passos para terceirizar a apuração fiscal

Se você está pensando em investir em um serviço de contabilidade para a sua empresa, é importante ficar atento a este bloco. 

Terceirizar é delegar operações específicas do seu negócio para outra empresa. Muitas pessoas contratam um contador no fim do ano para ajudar na declaração do Imposto de Renda, por exemplo, a fim de ganhar tempo e garantir que os tributos serão pagos corretamente e no prazo. Uma empresa pode agir de forma semelhante permanentemente e não apenas às vésperas do prazo do IRPJ.

Mas é preciso tomar certos cuidados para que a empresa contratada atenda às suas necessidades e expectativas. Será que fazer tudo de uma vez no fim do ano é seguro? Será que essa empresa contratada vai ter tempo de apurar tudo em cima da hora, mesmo que não seja muita coisa? Será que a qualidade das informações consegue ser assegurada?

Portanto, o primeiro passo é comparar os fornecedores de soluções contábeis existentes no mercado. Procure referências e indicações e não se baseie apenas em informações obtidas em sites ou propagandas.

Em seguida, analise o porte e a tradição dessa empresa selecionada. Observe os clientes que tem e o tempo que está em atividade. Investimentos em marketing e propaganda não são os melhores indicadores de qualidade, por isso, fique atento aos outros aspectos.

Por último, mas não menos importante, confira o nível de capacitação dos contadores e o suporte fornecido pela empresa; se ela conta com tecnologia, profissionais gabaritados e reputação no mercado. Esses pontos são de extrema relevância e possibilitam que seu negócio opere com mais segurança e tranquilidade.

Finalmente, ao optar pela terceirização contábil, seu negócio confia a um serviço terceirizado algumas atividades como:

  • escrituração contábil com balancetes patrimoniais e demonstrativos de resultados; 
  • escrituração fiscal com apuração de tributos, parcelamentos, restituições e compensações de tributos; 
  • ajuda no DP ou RH com contratação de pessoal, férias, rescisões e folha de pagamento;
  • assessoria com organização financeira, metas, previsão orçamentária, acompanhamento da saúde financeira da empresa etc.;
  • assessoria com direito societário para constituições, alterações, baixas, fusões e aquisições etc.

A partir da organização e apuração correta de informações provenientes de documentos fiscais (notas fiscais, extratos, demonstrativos financeiros e outros) e dos resultados dessas atividades, é possível obter relatórios que podem embasar decisões estratégicas, como reduções de despesas ou novos investimentos, capazes de determinar o futuro da companhia. 

E, neste caso, como grande parte das informações são técnicas, é fundamental que sejam analisadas e interpretadas por um expert no assunto.

Os perigos da apuração incorreta

Como vimos acima, a apuração de impostos é um processo que vai além da emissão das guias tributárias para recolhimento de tributos estaduais e federais. 

Um ponto muito importante aqui é definir qual é o melhor regime tributário que a empresa irá se enquadrar, além de estudar a legislação, identificar quais são as obrigações que devem ser seguidas, calcular os tributos e outras rotinas.

Com tantos tributos e obrigações acessórias a serem observados, é preciso estar sempre alerta para não cometer deslizes. E um dos erros mais comuns na apuração de impostos se dá no momento da escolha do regime tributário. 

Será que é mais benéfico para a sua empresa optar pelo Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido? Essa é uma decisão que impacta nas despesas tributárias e também nas obrigações acessórias que devem ser seguidas.

Outro ponto primordial é definir corretamente a base de cálculo. Qualquer falha aqui gera erros no cálculo do valor total a ser recolhido, levando a empresa a pagar impostos para mais ou para menos.

Imagine uma empresa do Simples Nacional que faz o recolhimento dos seus tributos com base na sua faixa de faturamento. Basta uma consulta errada na tabela do Simples Nacional e errar na alíquota de imposto para gerar graves complicações fiscais. 

A tecnologia na terceirização

Conforme dissemos ao longo deste artigo, uma das melhores formas de evitar erros na apuração de impostos é usar uma plataforma digital para automatizar esses processos. Uma empresa que dispõe de inteligência fiscal e ferramentas tecnológicas que facilitem a apuração fiscal transmite segurança e gera economia tributária para a operação da sua empresa.

Dessa forma, você consegue fazer a geração de todas as guias de tributos de maneira automática, evitando a interferência humana no processo. Isso garante que o valor apurado será o mesmo na guia emitida e posteriormente paga – evitando a sonegação por erros e/ou negligência e os pagamentos em duplicidade.

Como qualquer serviço terceirizado, as empresas de contabilidade trabalham para atender às necessidades de seus clientes. Em um primeiro contato, cliente e escritório vão conversar sobre todos estes pontos enumerados acima e definir as tarefas e responsabilidades da terceirizada.

O escritório que conta com uma tecnologia capaz de agilizar essa apuração fiscal faz mais que uma simples terceirização de rotinas: ele oferece um verdadeiro serviço de inteligência, orientando a administração da empresa na tomada de decisão, apontando caminhos, encontrando maneiras de economizar e verificando as possibilidades de crédito e de aumento de fluxo de caixa.

Os bons administradores não procuram apenas soluções com boa relação custo-benefício, mas esperam dos seus parceiros que agreguem valor às operações e permitem maior controle e entendimento da operação da empresa.

É assim que a Solutta age há mais de 10 anos, oferecendo serviços feitos por profissionais experientes e a melhor tecnologia fiscal do mercado.

Quer saber mais sobre o que a terceirização contábil pode fazer pela apuração fiscal da sua empresa? Entre em contato com a gente!

Por Atracto

Post by Lucas Wilches

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://solutta.com/wp-content/themes/hazel/
https://solutta.com/
#0066a1
style1
paged
Carregando...
/var/www/solutta/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
yes
yes
off
off
off