fbpx

Por que terceirizar o processo de Recrutamento e Seleção?

ago 02, 2018

auditto@maples

Blog

0

Por que terceirizar o processo de Recrutamento e Seleção?

Certamente a área de recursos humanos nas empresas é uma das que mais se modificou nos últimos anos, assumindo um papel mais estratégico e menos operacional. Dentro das atividades que competem à área estão aquelas relacionadas aos processos de recrutamento e seleção. E um dos principais desafios para os selecionadores de pessoas é atrair profissionais competentes, que saibam utilizar seus conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e entrega, justificando a escolha não apenas na função propriamente dita, mas em relação aos negócios e estratégias da empresa, uma vez que é por meio deles que os objetivos organizacionais são atingidos. O processo de recrutamento e seleção é uma forma de identificar esses talentos que farão a empresa ter sucesso em no seu mercado e, portanto, é necessário ter assertividade nesse processo.

Critérios inadequados e estratégias ineficazes podem resultar em prejuízos financeiros, perda de tempo e fracasso no preenchimento da vaga. Sendo assim, é preciso buscar formas de otimizar esse processo, e uma delas é optando pela terceirização. Essa estratégia traz ótimos resultados e aumenta a eficiência da corporação. Os porquês você vê a seguir!

Quais os principais desafios no processo de Recrutamento e Seleção?

As empresas estão buscando profissionais que estejam de acordo com o perfil determinado, mercado de trabalho e suas revoluções tecnológicas, além dos valores da empresa. Mas encontrar esse profissional com essas especificidades é algo complexo. O processo começa na divulgação das vagas e passa pelo recebimento e análise de currículos até as entrevistas pessoais. Tudo isso exige investimento da organização e tempo dos profissionais envolvidos no processo de seleção.

Outro ponto é atrair e manter talentos, sendo necessário investir na capacidade desses funcionários, criando um ambiente propício à inovação, com projetos, metas e formas de valorizar os conhecimentos individuais.

Nesse contexto, optar por terceirizar o processo de seleção pode ser a saída ideal para empresas que passam por esse tipo de desafio. Os benefícios podem ser notados em curtíssimo prazo, principalmente no campo econômico, além da satisfação do colaborador.

Quais são os erros mais comuns?

Não avaliar o perfil comportamental e técnico em conjunto e não dar o feedback aos candidatos. Esses dois fatores impactam fortemente a continuidade do trabalho de um profissional em uma empresa, além de não ajudar na imagem dessa corporação. Deixar de ser assertivo nesses dois pontos pode prejudicar, inclusive, a possibilidade de contratações futuras, uma vez que um candidato pode vir a ser perfeito para uma vaga posterior, por exemplo, mas não teve o perfil avaliado corretamente.

Outro erro comum é julgar pelas aparências antes de fazer a análise. Mesmo que a sociedade tenha um apelo pela aparência, não se pode desconsiderar um candidato imediatamente ao se olhar o físico ou as vestimentas. Tais fatores são mais fáceis de serem melhorados, mas um bom currículo e experiências, não.

A não apresentação clara e coerente das informações da vaga e da empresa, e a não realização da avaliação prévia do currículo do candidato também são erros que podem facilmente ser evitados. Atualmente os melhores talentos estão cada vez mais exigentes em relação à cultura organizacional das empresas, portanto, é preciso atenção. Uma equipe especializada em recrutamento e seleção é capaz de minimizar ao máximo esses erros.

Por que terceirizar este processo e quais as vantagens?

departamento de RH nas empresas vem sendo mais estratégico do que operacional. Portanto, a ideia de terceirizar o recrutamento e seleção pode oferecer maior dedicação em outros processos do departamento e gerar melhores resultados no processo seletivo, tendo uma empresa especializada conduzindo essa metodologia.

Sendo assim, ao se seguir uma estratégia previamente definida, é mais fácil encontrar exatamente os profissionais que combinam com a cultura organizacional da companhia, o que reduz muito o turnover (a rotatividade de funcionários) nos cargos e, consequentemente, otimiza a produtividade. Logicamente, quanto mais especializado for o recrutamento, mais alta é a possibilidade da estabilidade das equipes da empresa.

terceirização traz mais assertividade nos processos seletivos a um baixo custo, ocasionando economia uma vez que a empresa não precisará manter um departamento específico para contratação, tendo um custo variável e não fixo. Além disso, essa prática fornece uma visão externa mais qualificada do recrutamento e seleção, gerando mais tempo para a empresa focar na parte estratégica de outros processos de RH.

O que a Solutta oferece nessa área?

A Solutta oferece consultoria de RH focada no processo de recrutamento e seleção, sendo uma empresa que possui equipe e ferramentas especializadas para a avaliação geral do candidato. Dentro do processo são feitas análises comportamentais, de referências de profissionais, pesquisas cadastrais e avaliação técnica, incluindo testes específicos para cada área.

Vale ressaltar que as metodologias são estruturadas a fim de realizar um número de processos seletivos com altos níveis qualitativos e quantitativos, garantindo que os novos contratados estarão capacitados a prestarem um excelente serviço. Para saber mais sobre o quanto a terceirização através de uma empresa séria e sólida no mercado pode te ajudar, entre em contato conosco.

Post by auditto@maples

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://solutta.com/wp-content/themes/hazel/
https://solutta.com/
#0066a1
style1
paged
Carregando...
/var/www/solutta/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
yes
yes
off
off
off