fbpx

Recrutamento e seleção: os benefícios da terceirização

Recrutamento e seleção: os benefícios da terceirização

Terceirização de processos já é um conceito amplamente enraizado em qualquer empresa, mesmo as de pequeno porte. Em especial, as áreas de Recursos Humanos e Departamento Pessoal – ao lado do Financeiro – são as que mais fazem uso dessa prática. Isso acontece, principalmente, porque o recrutamento e seleção de talentos é um dos processos mais caros dentro das organizações, pelo tempo envolvido e pelo número de horas dispensadas por funcionários (quando não um único destacado só para isso) a fim do trabalho ser feito da melhor maneira possível.

Uma vez que a empresa tenha um parceiro de seleção, as vantagens dessa modalidade são numerosas. Nos últimos anos, diversos empreendimentos fizeram o caminho rumo à terceirização de recrutamento e seleção de talentos para ter uma parte de seus processos de RH e DP fora da estrutura da empresa, gerando economia de recursos e de tempo.

Se a sua empresa se encontra nesse estágio, confira alguns importantes motivos que reforçam que a terceirização dos processos de recrutamento e seleção pode ser uma excelente escolha.

Escolher com assertividade = otimização dos processos

É bem óbvio o que iremos dizer aqui, mas uma empresa que esteja em fase de construção de equipes para determinadas tarefas necessita de profissionais capacitados e aptos a exercer funções específicas, com habilidades relevantes para atender àquela demanda.

É justamente o que o processo de recrutamento e seleção busca: encontrar profissionais para essa determinada função, que atenda às necessidades da atividade que será exercida. Porém, isso não é tão fácil quanto parece.

Quando uma empresa precisa montar rapidamente uma equipe para atender um cliente que acabou de contratar um projeto, por exemplo, é normal que se tenha um perfil pré-traçado do tipo de profissional que se deseja.

Nessa hora a terceirização se mostra como a melhor saída: nem sempre a empresa tem tempo para filtrar a quantidade de currículos que chega ou analisar caso a caso os candidatos. Mas uma empresa terceira terá sempre a vantagem de ser a especialista naquilo que está fazendo. Mesmo que a sua empresa tenha uma área de RH bem estruturada, contratar profissionais de recrutamento pode ajudar seu negócio a desenvolver a descrição de trabalho e perfil que o projeto realmente precisa.

A partir daí, a equipe de RH terceirizada, trabalhando em conjunto com o solicitante, é capaz de analisar cuidadosamente o melhor perfil dentre os candidatos que pleiteiam a vaga e, depois disso, agendar um bate papo para que o candidato se apresente e o RH explique como é a empresa e as especificidades da posição.

Com os requisitos definidos, é feita uma análise completa da estrutura da empresa, assim como das vagas requisitadas, a fim de entender qual a melhor solução para cada caso. Dessa forma, o processo de recrutamento e seleção toma a forma que o cliente achar melhor, o que garante a eficácia e um alinhamento mais preciso. Sempre de olho no objetivo do que se espera com cada posição aberta.

Um bom especialista em recrutamento e seleção atende às necessidades do cliente e, como perito, oferece soluções que vão direto ao ponto,  garantindo que a organização contrate profissionais que sejam treinados, confiáveis ​​e tenham todas as características e habilidades que a posição exige.

Este processo, por não ser o core business das empresas, acaba sobrecarregando as demandas. Quando a terceirização é realizada, este processo fica sob a responsabilidade da contratada que tem expertise nesta demanda, buscando assim o candidato ideal mais rapidamente que um processo interno.

Processos otimizados = mais benefícios

O recrutamento e seleção de pessoas especializado oferece logo de cara mais assertividade na busca, direcionamento do processo com especialistas e o foco com maior intensidade para preenchimento da vaga. A terceirização desta atividade usa mais ferramentas de busca, diferentes fontes de recrutamento ativo e especializado, dependendo do setor e nível de experiência, para obter melhor tempo de resposta e maior qualidade dos candidatos.

Já para o setor interno de RH de uma companhia que contrata uma terceirização, a maior mudança se dá na tranquilidade para a equipe, que fica com o foco maior em atividades de desenvolvimento e acompanhamento de processos de avaliação de desempenho, análise de dados gerenciais, implantação de benefícios e outros.

Mesmo que muitas das atividades sejam operacionais, áreas como Recursos Humanos exigem que o profissional também tenha conhecimento de aspectos técnicos, domine a legislação, regras gerais e as tendências de mercado, entre outros aspectos.  

Quando se contrata uma terceirização, cabe à empresa contratada fornecer o pessoal especializado e treinado, conhecendo, por exemplo, todas as exigências do eSocial, e a reposição do capital humano em caso de desligamento, férias e qualquer outra alteração. Ou seja, a organização não tem sobressaltos nem interrupções no processo.

Claro, é preciso ter atenção e cuidado na hora de contratar uma empresa para se terceirizar esses processos, devendo levar em consideração a seriedade e o nível de conhecimento dos processos.

Processos definidos = decisões acertadas

É sabido que a terceirização de processos de recrutamento e seleção permitem que a contratação de um talento seja feita mais rapidamente e de forma mais objetiva do que se fosse feita por uma equipe interna.

Mas, o principal, é que oferece resultados mais assertivos, já que a empresa que contratou a terceirização terá apenas que realizar a escolha final dos profissionais que realmente têm a ver com o projeto.

Além disso, a equipe contratada tende a realizar as rotinas administrativas do RH por completo, não só a parte de recrutamento e seleção, mas abrangendo as faturas, as cobranças, prazos e a busca pelo equilíbrio financeiro da contratante. Isso sem mencionar a gestão de contratos e a integração com a contabilidade – caso o serviço realmente seja completo, cuidando de toda a folha de pagamento dessa nova equipe de talentos que foi selecionada, por exemplo.

Dessa forma, a terceirização deixa de ser apenas uma etapa de um processo e passa a ser uma verdadeira consultoria de gerenciamento financeiro, que se prova como alternativa com uma excelente relação custo/benefício. E os efeitos positivos dessa terceirização podem ser sentidos a curto, médio e longo prazo.

Decisões acertadas = mais satisfação do funcionário e da empresa

A terceirização ajuda também no controle da satisfação dos funcionários. Com processos simples e pesquisas de satisfação focadas nos colaboradores, é possível investigar caso o nível de turnover comece a aumentar. Assim, busca-se o motivo do aumento e cria-se estratégias para impedir que a saída de talentos cresça.

Uma empresa com este índice alto está sempre com a produção comprometida, pelo fato de estar em constante processo de contratação e desligamento de funcionários – seja por vontade do empregado ou do empregador. E isso pode estar relacionado à forma de recrutamento.

Outro ponto: o tempo que seria dedicado à gestão dos benefícios pode ser usado de forma mais estratégica pelo RH, como implementar programas de qualidade de vida e bem-estar aos colaboradores, que impactam diretamente na produtividade do negócio.

Satisfação da empresa = Solutta

Por ser especialista quando o assunto é recrutamento e seleção, a Solutta pode afirmar que realiza um trabalho com bastante qualidade, atendendo o cliente com o candidato no perfil necessário, sem que o cliente precise se preocupar com vários processos desta demanda, recebendo o perfil exato dos candidatos para a escolha final dentro dos critérios estipulados.

Vale lembrar que a Solutta se compromete a buscar não apenas os melhores profissionais para cada vaga, mas realizando uma avaliação profunda das suas necessidades, propondo uma solução completamente personalizada para cada caso, uma verdadeira consultoria de RH com altos níveis qualitativos e quantitativos.

Para saber mais sobre o quanto a terceirização de recrutamento e seleção através de uma empresa séria e sólida no mercado pode te ajudar, entre em contato conosco.

Por Atracto (Colaboração: Giselle Kormoczi, gerente de RH e DP)

Post by Saulo Novaes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://solutta.com/wp-content/themes/hazel/
https://solutta.com/
#0066a1
style1
paged
Carregando...
/var/www/solutta/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
yes
yes
off
off
off