fbpx

Regime tributário: como consultar?

Regime tributário: como consultar?

Muitas vezes, durante as operações corporativas, os profissionais da área tributária têm que consultar o regime tributário dos seus parceiros. Em alguns casos, o empreendedor também precisa fazer essa pesquisa da sua própria empresa. Isso acontece porque ele provavelmente não acompanhou o processo de escolha do regime tributário e nem sabe exatamente se a modalidade em que está enquadrado é realmente a mais adequada para o seu negócio.

Sempre que for preciso rever os dados do regime tributário da sua empresa ou mesmo para consultar as informações de outras companhias, é necessário ter em mãos o número do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) ou a Inscrição Estadual da corporação.

A seguir, vamos explicar o passo a passo de como consultar o regime tributário de uma empresa. Confira!

Saiba como fazer a pesquisa no SINTEGRA

O primeiro passo para consultar o regime tributário da empresa é acessando o site do SINTEGRA Nacional. Em seguida, é preciso clicar no estado onde a companhia foi registrada. Como mencionamos acima, para realizar a pesquisa é necessário ter o CNPJ da empresa ou a sua Inscrição Estadual.

No SINTEGRA, basta inserir um dos dados da companhia e clicar no botão “pesquisar”. Na sequência, abrirá uma página com todas as informações cadastrais da empresa, bem como o regime tributário em que ela está enquadrada atualmente. A consulta é bem simples, dura menos de cinco minutos.

Mas, no SINTEGRA cada estado tem as suas próprias configurações. No portal do estado de São Paulo, por exemplo, as informações da empresa aparecem completas em uma única página. Já no Distrito Federal, para acessar todas as informações do contribuinte, é necessário clicar no campo “ativo” para ser redirecionado para outra página que apresentará os dados completos.

Veja como consultar o regime tributário pelo Cadastro Centralizado de Contribuintes

Essa também é uma opção bem prática para consultar o regime tributário de uma empresa. Assim como acontece na pesquisa realizada no SINTEGRA, é importante ter o CNPJ ou a Inscrição Estadual da companhia a ser consultada.

Depois, basta acessar o portal do Cadastro Centralizado de Contribuintes do estado no qual a empresa foi registrada. No campo de identificação do estabelecimento, é necessário inserir o número do CNPJ ou da IE. Em seguida, é preciso colocar o código de segurança apresentado ao lado e clicar no botão “consultar”.

Na sequência, abrirá uma página com todos os dados da empresa, como nome, endereço, regime tributário e atividade econômica. Nesta pesquisa, também é possível verificar a atual situação cadastral do negócio, que pode apresentar duas modalidades:

  • – Habilitado: quando o estabelecimento está apto a exercer as suas operações como contribuinte do ICMS;
  • – Não habilitado: quando a empresa está inapta para realizar as suas operações como contribuinte do ICMS.

 

Post by Flávia Rossi

One Response to Regime tributário: como consultar?

  1. Pingback: Simples Nacional: é simples, mas é barato? - Solutta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://solutta.com/wp-content/themes/hazel/
https://solutta.com/
#0066a1
style1
paged
Carregando...
/var/www/solutta/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
yes
yes
off
off
off