Ícone do site Solutta

Reprocessamento Fiscal e Contábil: Quando fazer?

Reprocessamento Fiscal e Contábil: Quando fazer?

Em um mundo ideal as empresas manteriam todas as suas informações devidamente registradas e suas obrigações acessórias em dia. Mas sabemos que a realidade da grande maioria das organizações é outra, o que leva à necessidade de recorrer para o reprocessamento fiscal e contábil. 

Estamos falando de uma ferramenta fundamental para alinhar dados em casos de erros no processo de trânsito e entrega indevida das obrigações acessórias – pode acontecer delas não serem entregues, estarem em branco ou com informações divergentes à realidade da empresa. O que consequentemente deixa a empresa mais suscetível à autuação fiscal feita pelos órgãos competentes. 

O QUE PODE DETERMINAR A NECESSIDADE DE REPROCESSAMENTO FISCAL E CONTÁBIL? 

Através da realização de auditorias internas é possível identificar a necessidade da realização do reprocessamento fiscal como alternativa para a correção das inconformidades acumuladas aos longos dos últimos 5 anos.  

A indicação é feita a partir do momento que se identifica erros nas declarações fiscais e contábeis feitas pela organização aos órgãos fiscalizadores, como por exemplo, o Fisco. A partir daí, inicia-se o reprocessamento com a finalidade de “arrumar a casa” e regularizar pendências, evitando multas e autuações. 

O reprocessamento fiscal e contábil é indicado para qualquer empresa que tenha ciência de erros ou suspeite de inconformidades nas declarações acessórias realizadas dentro do chamado, período fiscal, que contempla até cinco anos para trás do período vigente. 

Ele é fundamental para qualquer negócio que queira operar dentro das regras legais. E que deseja evitar problemas com o Fisco.  

Quais são os problemas que causam a necessidade de reprocessamento?

Os problemas que acarretam um reprocessamento são variados: inconsistência entre declarações, ausências de informações da empresa se comparado ao que o Fisco tem nos sistemas, falta de documentos do período fiscal (5 anos) e até mesmo necessidades específicas, como alguma informação incongruente que pode impedir a emissão de uma certidão positiva para a empresa, por exemplo.

Muitas vezes, nesses casos, acontece de os sistemas do Fisco não identificarem essas falhas, registrando apenas que algo foi entregue (no caso das obrigações acessórias via SPED). Mas, se por alguma razão, isso for identificado pelo Fisco, o órgão poderá dar início a um procedimento fiscalizatório e/ou a lavratura de autos de infração. Assim sendo, é preciso fazer o reprocessamento fiscal e contábil para a regularização completa das obrigações. –  Fonte Auditto

VANTAGENS DE INVESTIR NO REPROCESSAMENTO FISCAL E CONTÁBIL

Ao investir no reprocessamento fiscal e contábil você estará trazendo muitas vantagens e benefícios para sua empresa. A começar por ter ciência dos números e dados corretos do seu seu negócio. O que automaticamente fornece um panorama real das finanças (custos e gastos), facilita processos de compensação financeira e otimiza a possibilidade de investimentos. 

Além disso, uma organização que atua obedecendo às regras estabelecidas por lei, ganha credibilidade perante ao seu mercado de atuação, tanto na visão de clientes, como de fornecedores, parceiros e instituições financeiras que possam a vir facilitar créditos, por exemplo. 

COMO A SOLUTTA PODE AUXILIAR NO REPROCESSAMENTO FISCAL E CONTÁBIL DA SUA EMPRESA

A Solutta possui um time de profissionais especializados para dar todo o suporte que sua empresa precisa na tomada de decisão e execução do reprocessamento fiscal e contábil. Através da realização de uma auditoria, faz o levantamento de todas as informações dos últimos cinco anos de atividade para identificar onde estão e quais foram as falhas cometidas ao longo do caminho. 

Além disso, conta com softwares de ponta que integram o desenvolvimento do processo garantindo assertividade e agilidade no cumprimento das obrigações principais e acessórias dentro dos padrões fiscais e do ambiente digital como:

• Reescrituração fiscal com análise detalhada dos lançamentos;

• Correção dos lançamentos de entradas e saídas;

• Avaliação de crédito dos tributos federais e estaduais;

• Conferência das críticas apresentadas;

• Revisão da apuração dos tributos;

• Apresentação da apuração livre de contingências.

Fale conosco e veja como o reprocessamento fiscal e contábil pode contribuir para o sucesso da sua empresa. 

Por Atracto

Você também pode gostar do artigo Terceirização Contábil: os principais benefícios da contratação de especialistas

Sair da versão mobile