Revisão de cadastro tributário: Otimize o processo do seu varejo

Nota Fiscal de estorno: Tudo o que você precisa saber

Desde o momento da abertura da uma empresa, o empresário precisa saber que terá uma série de obrigações a cumprir, entre elas, o pagamento de impostos. E quando falamos de varejo, existe uma ferramenta indispensável para garantir que os valores dos tributos estejam corretos, a revisão de cadastro tributário. 

Poder contar com a assessoria de uma contabilidade de alta performance e de softwares especializados em revisão de cadastro tributário faz toda a diferença no resultado mensal de qualquer negócio. Podendo, inclusive, te ajudar a economizar e lucrar.

REVISÃO DE CADASTRO TRIBUTÁRIO E OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

O principal benefício da revisão de cadastro tributário é a tributação correta, uma vez que o NCM (Nomenclatura Nacional do Mercosul) – informação central do cadastro de produtos e fundamental no preenchimento de qualquer nota fiscal emitida pelo varejo – é o identificador que determina quais serão os tributos aplicados nas operações de entrada ou saída da empresa. 

O varejo está sujeito à aplicação dos seguintes tributos: PIS, COFINS, IPI, IRPJ, CSLL e ICMS e para que seus cálculos estejam precisos, ter um cadastro de produtos atualizado e correto é fundamental.

As legislações desses tributos abrangem benefícios como a isenção, base de cálculo reduzida, alíquota zero, antecipação tributária, e imunidade. No fechamento das apurações dos tributos, quando devidamente se aplicam estes benefícios, é verificado muitas informações, incluindo a possibilidade de abatimento nos valores a pagar.

Uma outra vantagem é o auxílio para se manter em conformidade com a legislação, o que automaticamente evita fiscalizações do fisco federal e estadual e futuros prejuízos financeiros vindo de multas por irregularidades.  

ENTENDENDO MELHOR O CADASTRO DE PRODUTOS

De forma bem direta e simples, o cadastro de produtos é um sistema que armazena todas as informações das mercadorias comercializadas pela seu varejo. Informações essas que precisam ser o mais detalhadas possíveis e atualizadas conforme a demanda. 

É necessário que o cadastro contenha todas as características essenciais dos produtos, como nome, tamanho, cor, modelo, lote etc, além de preço de custo e o de venda de cada mercadoria. Todos esses dados serão utilizados pelos departamentos financeiro e contábil do seu negócio na hora da apuração do lucro e impostos que incidem sobre ele. 

Ter um sistema de cadastro de produtos é imprescindível e fornece muitos benefícios para o seu varejo, entre eles a otimização de tempo, precisão no preenchimento das informações das notas fiscais e outros documentos, apuração e pagamentos corretos de tributos e obrigações fiscais, acessórias, entre outros. 

O cadastro também oferece informações fiscais sobre o produto que você comercializa, como as alíquotas de ICMS ou ISS aplicáveis e os códigos relativos à classificação tributária dos mesmos.

ATUALIZAÇÃO E REVISÃO DE CADASTRO DE PRODUTOS 

A Solutta é uma assessoria contábil de alta performance que trabalha em parceria com os softwares de revisão de cadastro de produtos da Alerta Fiscal, que explica muito bem a importância da realização desses processos em qualquer varejo: 

“Quando levamos em consideração a grande quantidade de produtos, especialmente no setor varejista, é preciso um controle minucioso da tributação de cada item e investimento na capacitação dos colaboradores. Isso resulta em uma gestão saudável e com riscos minimizados.

Claro, para isso acontecer é preciso uma boa base para a gestão. Ter ao lado um especialista em revisão de cadastro é fundamental, justamente pelo fato de que são muitas as atividades no dia a dia do varejista, que torna quase impossível dedicar tempo à essa rotina.

Afinal, infelizmente ainda é comum encontrar empresas que estão pagando impostos a menor e, consequentemente, correndo um sério risco fiscal, visto que o Fisco tem pleno acesso ao seu cadastro por meio das notas de entrada e de saída.

Outro problema comum é que, muitas vezes, nem mesmo o fornecedor sabe fornecer o cadastro tributário correto. Isso impacta diretamente na saúde financeira da empresa, pois um cadastro dos produtos com problemas faz com que você acabe não aproveitando as oportunidades tributárias da legislação.

Portanto, é necessário definir qual a destinação dos itens e sua utilização, que de forma geral podem ser categorizados como mercadoria para revenda, matéria prima ou item para consumo. Isso é o básico para se fazer a revisão de cadastro de produtos e definir as tributações dos mesmos.”

CONCLUSÃO

Para garantir que sua empresa esteja trabalhando dentro da legalidade e que todos as obrigações tributárias e fiscais sejam calculadas corretamente conte com o suporte de quem entende. Se desejar mais informações, fale com a Solutta e saiba como regularizar o seu cadastro de produtos hoje mesmo. 

Por Atracto

Você também pode gostar do artigo Reprocessamento Fiscal e Contábil: Quando fazer?