fbpx

Sonegação de impostos: O que uma falha contábil pode acarretar?

set 25, 2018

flavia

Blog

1

Sonegação de impostos: O que uma falha contábil pode acarretar?

Apesar dos riscos que sonegar impostos traz, muitos gestores ainda se envolvem em meios ilícitos para diminuir a carga tributária da empresa. Contudo, muitos ainda não sabem que a sonegação pode ser resultado simplesmente de alguns erros cometidos no controle fiscal e contábil; e assim, acabam sendo autuados sem ao menos terem agido de má-fé.

Mas afinal, o que é sonegar impostos?

A sonegação pode ser considerada uma espécie de fraude, que acontece todas as vezes em que o gestor utiliza formas consideradas criminosas para não pagar os impostos devidos por sua empresa. No caso, ocorreu o fato gerador do tributo, mas o gestor procura omiti-lo ou distorcê-lo, usando estratégias condenadas pela lei.

Sonegar impostos é, na maioria das vezes, um ato consciente e voluntário. É possível que determinadas falhas criem problemas graves para a empresa, colocando-a na lista de fraudulentas e sonegadoras.

Veja como pode acontecer uma sonegação não intencional:

1. Erros na variação patrimonial

Pode acontecer, devido a erros de contabilidade na declaração fiscal, de o volume de bens registrados ser inferior ao valor efetivo do patrimônio empresarial.

Essa é uma forma de sonegar impostos, pois o gestor está declarando ao Fisco que sua empresa possui menos bens do que possui de fato. Dessa forma, pagará um valor inferior de imposto de renda. Portanto, tenha cuidado na hora de inventariar seus ativos, pois essa é uma das formas mais condenadas de sonegação fiscal.

2. Irregularidades no passivo

Tome muito cuidado no momento de declarar suas despesas. Empresas optantes do Lucro Real, por exemplo, ficam dispensadas de pagar os tributos devidos quando têm prejuízos.

Dessa forma, despesas maiores que as receitas, mesmo que os valores não correspondam à verdade, são vantajosas para a empresa. Mas, são também uma maneira grave de sonegar impostos.

3. Compensação errada de tributos

O governo garante certos benefícios fiscais para algumas empresas, como exemplo, os créditos tributários. O gestor pode optar por fazer a compensação desses créditos no mês seguinte, todavia, devido a falhas contábeis, podem ser compensados em créditos indevidos — a empresa estará, portanto, incorrendo no crime de sonegação, ainda que o gestor tenha certeza de que realmente tem direito aos créditos.

O gestor também poderá compensar tributos, alegando que fez um pagamento a maior, sem que esse fato tenha acontecido. É preciso muito cuidado com o cálculo de tributos e guarda de todos os documentos fiscais e contábeis.

4. Renda declarada inferior à renda real

Caso semelhante ao da variação patrimonial. Geralmente, os contribuintes que agem assim, agem de má-fé, mas é possível também que, devido a falhas de contabilidade, ocorram erros na declaração e nem todo o rendimento tributável seja repassado para o Fisco.

Existem diversas formas de fazer isso, principalmente quando se trata de pessoas que atuam na informalidade ou não emitem notas fiscais. Algumas formas de transação que envolvem a pessoa jurídica podem não ser registradas (como vendas ou aluguel de alguns bens, dinheiro que não passa pela conta bancária, negócios informais e assim por diante); mas de qualquer modo, são rendimentos que precisam ser declarados ao Fisco e quem não o faz, seja por má-fé ou descuido, poderá ser acusado de sonegar impostos.

5. É importante contar com uma equipe contábil de confiança

Se sua empresa não conta com profissionais especializados em contabilidade, é melhor recorrer à terceirização e buscar uma consultoria contábil. Existem empresas que oferecem esses serviços com responsabilidade, utilizando tecnologias modernas e avançadas, o que significa que as possibilidades de falhas são mínimas e os resultados costumam ser os melhores possíveis.

Você já usa os serviços de uma consultoria confiável para evitar falhas na contabilidade? Alguma vez já cometeu um deslize que poderia levar o Fisco a acusar sua empresa de sonegar impostos? Consulte a Solutta para resolver este problema!

Post by Flávia Rossi

One Response to Sonegação de impostos: O que uma falha contábil pode acarretar?

  1. Pingback: O que acontece quando uma empresa sonega impostos? - Solutta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://solutta.com/wp-content/themes/hazel/
https://solutta.com/
#0066a1
style1
paged
Carregando...
/var/www/solutta/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
yes
yes
off
off
off