Supermercados: cinco dicas para melhorar a gestão financeira

Supermercados: cinco dicas para melhorar a gestão financeira

Se você deseja obter lucros em seu negócio, não tem para onde fugir, é preciso investir em uma gestão financeira assertiva e de qualidade. O que inclui muitas práticas burocráticas, administrativas e de contabilidade para supermercados. 

Afinal, é o equilíbrio financeiro do seu negócio que permitirá, não só contabilizar lucros, mas também desenvolver um planejamento futuro com tomadas de decisões que mantenham as atividades do seu negócio rodando corretamente e com projeções positivas de futuro. 

Por isso, no artigo de hoje vamos falar de algumas dicas importantes que contemplam variados setores do seu supermercado para facilitar o trabalho da gestão financeira do seu negócio. 

É interessante apresentar que quando falamos em gestão financeira e contabilidade para supermercados, você empresário, tem a possibilidade de terceirizar toda essa rotina, confiando o desenvolvimento do trabalho à uma assessoria especializada. 

Este processo, inclusive, vem ganhando cada vez mais adeptos, uma vez que se mostra um investimento vantajoso, principalmente por trazer inúmeros benefícios ao empresário.

BENEFÍCIOS DA TERCEIRIZAÇÃO DA GESTÃO FINANCEIRA E CONTABILIDADE PARA SUPERMERCADOS

Redução de custos

Muitos especialistas partilham da opinião que só compensa manter um departamento de contabilidade dentro de uma empresa se ela faturar mais de R$ 50 milhões por ano. Caso contrário, é muito mais econômico recorrer à terceirização contábil. Uma vez que existe um alto gasto em se ter profissionais de contabilidade no âmbito interno da empresa. Médias e pequenas empresas, portanto, acabarão tendo grandes gastos (e até prejuízos) para sustentar um setor de contabilidade próprio.

A instabilidade na legislação

Esse é outro bom motivo para se adotar a terceirização contábil em uma empresa. Interpretar as leis, normas, regulamentos, portarias e outras disposições não é uma tarefa tão simples. O mais complicado é que a legislação não é permanente, ela sempre muda, é retificada, ampliada, removida. O empreendedor, sem o apoio de uma equipe de contabilidade, dificilmente conseguirá acompanhar todas essa mudanças. E, ignorando as mudanças, ele corre o risco de cometer infrações e ser penalizado.

Maior capacitação

A capacitação é um ponto importante a considerar quando se fala na terceirização contábil. Com profissionais habilitados, você não corre o risco de sofrer prejuízos por entregar responsabilidades específicas a funcionários despreparados, que nem sempre são contadores (é muito comum em empresas menores, os gestores improvisarem a contabilidade, valendo-se de funcionários menos aptos).

Terceirização Contábil oferece melhores recursos tecnológicos

Com a terceirização contábil, essas operações, além de serem realizadas por uma equipe competente, estarão amparadas por suporte tecnológico mais avançado (que você nem sempre terá condições de implantar em sua empresa).

A empresa terceirizada faz questão de investir em sistemas automatizados, softwares, equipamentos mais sofisticados para garantir que seus funcionários desenvolvam os melhores serviços e a clientela fique satisfeita.

Menores preocupações trabalhistas

A empresa tomadora não está totalmente livre dos encargos trabalhistas, mas a responsabilidade maior cabe à empresa terceirizada, pois os profissionais são seus funcionários – a ela cabe pagar o salário, FGTS, contribuição previdenciária e garantir os outros direitos definidos em lei.

Foco na atividade principal

Enfim, o empreendedor terá mais tempo para se dedicar à atividade principal de seu negócio, através da qual gera renda e lucro. Os serviços contábeis representarão uma carga menor no contexto de seus compromissos de gestor e ele poderá aproveitar melhor seu tempo disponível para traçar estratégias e aumentar a produtividade da empresa. – Saiba mais sobre os benefícios da terceirização CLICANDO AQUI. 

Mas independente se você irá terceirizar ou manter a gestão financeira do seu negócio internamente é preciso entender o que, de fato, fará a diferença, no processo. Por isso, vamos às dicas propriamente ditas: 

Dica 1 – Implantar um sistema de gestão

Quando falamos de gestão, estamos basicamente tratando do controle de informações e aqui entram as mais variadas delas, desde fluxo de caixa, controle de funcionários, estoque, vendas, impostos, entre outros. 

E todos esses dados precisam estar armazenados em algum lugar de forma organizada e de fácil acesso aos envolvidos no trabalho. Embora, esse agrupamento possam ser feitos em uma planilha de excel, por exemplo, não é o mais indicado.

Hoje no mercado existem variados softwares desenvolvidos exclusivamente para facilitar o processo de gestão de supermercados. Investir nesse tipo de ferramenta é garantir a otimização de tempo de trabalho e mitigação de erros. 

Dica 2 – Mapear processos 

Mapear todos os processos que acontecem dentro do seu supermercado é fundamental para garantir uma gestão financeira de qualidade. O mapeamento é considerado uma ferramenta que auxilia no desenrolar do fluxo de atividades.

Isso porque ele permite um conhecimento amplo de todas as etapas que estão sendo realizadas e de que forma elas estão acontecendo. O que facilita a identificação de pontos de melhoria e correção dos mesmo. 

Dica 3 – Segregar funções 

“A segregação de funções consiste na separação das funções de autorização, aprovação, execução, controle e contabilização. Para evitar conflitos de interesses, é necessário repartir funções para que não exerçam atividades incompatíveis, como executar e fiscalizar uma mesma atividade. 

Conforme o Conselho Federal de Contabilidade, na Resolução nº 1.212/2009, segregação de funções significa atribuir a pessoas diferentes as responsabilidades de autorizar e registrar transações e manter a custódia dos ativos. A segregação de funções destina-se a reduzir as oportunidades que permitam a qualquer pessoa estar em posição de perpetrar e de ocultar erros ou fraudes no curso normal das suas funções.

Deve ocorrer a devida segregação entre as funções de controle e as diversas áreas administrativas. Além disso, a própria área administrativa deve ter sua responsabilidade dividida entre as atividades de finanças, contabilidade, recursos humanos, guarda patrimonial, licitação e entre o empenho, a liquidação (recebimento), o pagamento e a conferência (conformidade).” – Fonte Conselho Nacional do Ministério Público. 

Dica 4 – Separar movimentação do mercado da movimentação do dono

Esta é uma dica que inicialmente parece ser tão óbvia, mas é motivo de grandes problemas dentro da gestão financeira de um supermercado. Quando não há a separação devida das contas empresariais e pessoas, consequentemente surgirão problemas mais cedo ou mais tarde. 

É fundamental que o empresário entenda a necessidade de ter esse “dois mundos” coexistindo paralelamente. Tanto em relação à entrada de valor, quanto saída e pagamento de despesas. 

Dica 5 – Contar com uma contabilidade completa e digital

Tudo o que falamos até aqui faz muito mais sentido se você puder contar com a expertise de uma contabilidade 4.0 que desenvolva um trabalho que contemple todas as necessidades do seu negócio. Inclusive, falamos sobre as vantagens de terceirizar a gestão financeira e contabilidade para supermercados.

A Solutta é uma assessoria contábil de alta performance que investe incansavelmente em tecnologias que possam agregar valor aos serviços desenvolvidos dentro das corporações. 

Tudo com o objetivo de fornecer excelência e segurança em todos os processos fiscais e contábeis que executa. 

Para se ter uma ideia, dentro da esfera da tecnologia fiscal encontram-se responsabilidades de extrema importância no desenvolvimento do seu negócio e na garantia que ela esteja em compliance legal. Afinal, ao abrir uma empresa, você se compromete a cumprir inúmeras obrigações perante as leis fiscais, tributárias, financeiras e administrativas determinadas pela legislação brasileira. 

O não cumprimento dessas atribuições podem gerar muita dor de cabeça, muitas e autuações feitas pelos órgãos fiscalizadores correspondentes. – Se desejar entender um pouco melhor sobre os benefícios da contratação de uma contabilidade digital CLIQUE AQUI. 

Você também pode entrar em contato diretamente conosco, esclarecer todas as dúvidas e iniciar ainda hoje uma gestão financeira eficiente e que traga resultados satisfatórios ao seu negócio. Fale conosco.

Por Atracto

Você também pode gostar do artigo Controladoria Digital: O que significa?