Ícone do site Solutta

Supermercados podem recuperar cerca de R$ 1 bilhão em créditos tributários em 2022

Estudo realizado pela BMS Consultoria Tributária indica que o setor de supermercados pode recuperar um valor próximo a 1 bilhão de reais em termos de créditos tributários no ano de 2022. A maior parcela deste montante da restituição diz respeito ao COFINS e PIS.

A BMS levou como base para esse levantamento a sua carteira com mais de 150 supermercados espalhados pelo Brasil. De acordo com o Diretor Técnico da equipe de Tributos Fiscais da BMS, Paulo Gomes, as mudanças na legislação do setor dão ênfase para uma verificação de crédito bem mais próxima, além de levar em consideração que esse acompanhamento precisa ser mais constante em função dos critérios fiscais.

“A verificação de oportunidades de créditos deve ser recorrente, visto que é um dos setores com mais dificuldades tributárias, devido às alterações constantes das normas vigentes. Além disso, ainda tem como impositivo um alto volume de parametrizações fiscais, que variam inclusive entre itens de uma mesma categoria”, comentou Paulo.

Ele ainda ressaltou que supermercados podem recuperar um valor de restituição de créditos que vão de 8% a 10% anualmente, usando a base de cálculo do estudo. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) conta com mais de 91 mil empresas associadas e tem uma estimativa de 28 milhões de consumidores ativos diariamente, o que demonstra a dimensão da categoria e como ela mesma pode se beneficiar desta recuperação tributária.

Créditos à apuração: AS Varejo, em 02/05/2022.

Sair da versão mobile