Ícone do site Solutta

Tudo que você precisa saber sobre IRPF!

Tudo que você precisa saber sobre IRPF

Março chegou e, junto a ele, o prazo definido pela Receita Federal para o envio das declarações do Imposto de Renda, o tributo mais famoso do país. Com certeza você já ouviu falar sobre, ou já precisou lidar com ele. Porém, você sabe o que é o IR? Já se atentou a todos os seus detalhes? Sabe quais os documentos precisam ser entregues ou quem precisa declarar exatamente?  


Se tem alguma dúvida quanto a essas perguntas, nós garantimos que esse texto vai te ajudar bastante! Confira.

A primeira pergunta de todas é: o que é o Imposto de Renda? 

Trata-se de um imposto federal sobre a renda. Em outras palavras, sobre o que você já tem, ou seja, ele acompanha a evolução do seu patrimônio. Esse monitoramento é realizado pelo governo e exige o envio de sua receita anual – tanto dos trabalhadores, quanto das empresas. 

Ao longo do ano, você ganha e gasta dinheiro. De forma geral, a renda é tributada no momento de seu recebimento. No ano seguinte, a Receita avalia se o que ele cobrou de você foi realmente o que precisaria pagar, conforme o tamanho dos seus ganhos. 

Para o leão ter todas essas informações, você precisa fazer a “Declaração de Ajuste Anual”. 

Quando precisa ser entregue o IRPF? 

O período de entrega é, geralmente, do início de março ao final de abril. E nessa declaração, você precisa relatar todas as receitas e despesas de serviço do ano anterior. 

Quem precisa declarar o IRPF? 

A proposta do IR é a seguinte: quem ganha mais, paga um valor maior sobre a renda, e o site da Receita Federal coloca alguns critérios para preencher essa declaração. Se você se enquadrar em qualquer uma das categorias abaixo, deverá declarar o imposto.  
 
Ah e um detalhe: ano após ano, esses valores podem ser atualizados! Os números em que vamos falar agora são com base no ano passado – 2021. 

Falando sobre rendimentos, você precisa declarar se:

Sobre propriedade de bens ou direitos:

Operações na bolsa de valores:

Atividade rural:

Ganho de Capital:

Residentes no Brasil:

Sendo assim, quem está isento do IRPF?  

Como funciona Restituição do IR?  

Com a prestação de contas feita pela declaração anual, você consegue saber se já pagou tudo que precisava. Caso tenha pago um valor a mais, a Receita te devolve o dinheiro, e isso se chama Restituição do Imposto de Renda. Caso a situação seja contrária, você paga o valor restante. 

A Restituição do Imposto de Renda é quando a Receita Federal consegue verificar que o contribuinte pagou mais impostos do que deveria. 

A tabela da restituição é informada no início de março. 

Agora, e se eu entregar o IR com atraso… qual será a multa?  

O valor da multa para quem não declarar o Imposto de Renda é de R$ 165,74, mas esse valor pode sofrer alteração no ano-calendário.  
 
Ficou alguma dúvida sobre IRPF? Precisa de ajuda para declarar o Imposto de Renda? Então não perca tempo: entre em contato com nosso time de especialistas, por meio do e-mail para comercial@solutta.com. Estamos com você! 

Até mais,
Grupo Solutta

Sair da versão mobile