Ícone do site Solutta

Vivendo na nuvem: como trabalham as empresas virtuais

Vivendo na nuvem: como trabalham as empresas virtuais

As empresas virtuais já eram uma realidade e vinham crescendo em um ritmo ponderado, porém contínuo, com projeções de amplo mercado para os próximos anos. Mas com o surgimento da pandemia do novo Coronavírus e a obrigatoriedade de isolamento social, esse número deu um salto. 

Na verdade grande parte das empresas, dos mais variados setores, precisaram se adaptar a uma realidade virtual de trabalho, com esquema de home office, teleatendimentos e teleconferências, assim como todas as outras demandas que um negócio exige. 

Se antes, muitos empresários, achavam impossível manter seus negócios atuantes de forma digital, hoje uma grande parcela está convencida dessa possibilidade e de todos os benefícios que as empresas virtuais trazem consigo. 

Para se ter uma ideia, segundo o Jornal Diário do Comércio, mais de 70% das empresas pretendem manter o modelo de trabalho em home office, parcial ou integral, após o período de pandemia: 

“Entre as empresas, a expectativa pela permanência do home office é maior no segmento de serviços (89%), seguido pelas indústrias (79%) e pelo comércio (73%). Os dados fazem parte de uma pesquisa com 375 companhias do país realizada pela Talenses Group, holding especializada no recrutamento de profissionais, em parceria com a Fundação Dom Cabral.”

VANTAGENS DAS EMPRESAS VIRTUAIS

Uma das principais vantagens das empresas virtuais para os empresários está na redução dos gastos fixos, uma vez que despesas como aluguel, água, energia, mobiliário, material de escritório, equipamentos eletrônicos, deixam de existir. 

Assim como algumas despesas relacionadas à folha de pagamento, como por exemplo, despesas com transporte dos funcionários. 

Outras vantagens estão relacionadas à qualidade de vida de todos, a começar pelos colaboradores que não precisam mais lidar com o estresse de trânsito e transporte público para o deslocamento de suas casas até o local de trabalho. 

Dessa forma, nota-se inclusive um aumento de produtividade e qualidade na entrega dos resultados, uma vez que observa-se pessoas mais tranquilas e menos exaustas ao ter uma maior flexibilidade de horário. 

DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS EMPRESAS VIRTUAIS

Mas nem tudo são flores nas empresas virtuais, para que tudo funcione de forma satisfatória é preciso que as organizações estejam atentas para alguns detalhes que fazem toda a diferença: 

1 – Tecnologia 

Fator principal de qualquer trabalho remoto é ter recursos tecnológicos de qualidade ao dispor. Neste caso, o principal deles é, sem dúvida nenhuma é a internet. O que manterá todos da empresa conectados e trabalhando. 

Os colaboradores precisam ter à disposição equipamentos, conexão de qualidade à internet, ferramentas seguras (de comunicação, de compartilhamento e armazenamento de arquivos) e treinamentos para aprender a usá-las. 

É preciso deixar inclusive, claras as questões sobre de quem será a responsabilidade dessas adaptações. O funcionário vai comprar e contratar os serviços necessários e a empresa vai reembolsar ou a própria empresa vai fornecer isso?

Tudo sempre alinhado e acordado entre todas as partes para evitar dores de cabeça futuras. 

2 – Liderança da equipe e desempenho de trabalho

Para muitos gestores, não ter a presença física de sua equipe pode gerar uma certa insegurança e desalinhamento de liderança diante das atividades do negócio. É o momento de trabalhar a confiança e proximidade entre todos. 

Buscar novas formas de organizar as demandas e entender que estão todos em um novo modelo de trabalho que vai demandar paciência e foco para a adaptação é a chave para superar esses primeiros momentos. 

3 – Relacionamento com prestadoras de serviços e clientes

Assim como precisa ser feito um trabalho de educação e adaptação com a equipe interna é necessário fazer esse mesmo trabalho com clientes e empresas parceiras, prestadoras de serviços.

Aos clientes, mostrar segurança na entrega dos resultados esperados, dentro do prazo e com a qualidade prometida, uma vez que é normal que eles também se sintam um pouco inseguros ao saber que se trata de uma empresa virtual. Mas tenha certeza, que isso será apenas no começo. A qualidade da entrega não precisa diminuir por se tratar de um trabalho remoto.

Quanto aos prestadores de serviços e empresas parceiras o ideal é que eles estejam alinhados com a nova proposta do seu negócio e também já estejam adaptados ou em processo de inserção no mundo tecnológico para facilitar a rotina da sua empresa. 

Estamos falando aqui de serviços como por exemplo, advocacia, administrativo, contabilidade, entre outros, necessários para manter seu negócio funcionando dentro da lei, cumprindo todas as suas obrigações, inclusive e principalmente, as fiscais e tributárias. 

Não é porque se trata de uma empresa virtual que suas obrigações com os órgãos fiscalizadores deixam de existir. 

COMO A CONTABILIDADE DIGITAL PODE AJUDAR EMPRESAS VIRTUAIS?

“A contabilidade digital utiliza ferramentas tecnológicas nos processos contábeis, destinados à utilização em qualquer nicho de mercado. Estamos falando de automação extrema, hiperconectividade, internet das coisas e armazenamento em nuvem. 

Esse novo cenário digital está totalmente alinhado com as tecnologias utilizadas pelos órgãos fiscais do governo, que também podem ser interligadas ao sistema operacional da sua empresa, o que proporciona uma maior agilidade na execução de processos e cumprimento de obrigações legais.

Uma contabilidade 4.0 está totalmente integrada e adaptada às ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado. Tecnologias essas que irão integrar sua empresa com o escritório contábil e consequentemente com os órgãos fiscalizadores para os quais você precisa responder.” – saiba mais sobre a Contabilidade do Futuro clicando AQUI. 

Em um momento de transição para o teletrabalho o que o empresário quer é que todas as atividades continuem sendo executadas com seu máximo rendimento. E isso vale para todas as áreas da empresa, inclusive para os setores administrativos, contábeis e fiscais, por isso investir em parceiros que já estejam alinhados com essa realidade é o melhor caminho para você. 

Por Atracto

Você também pode gostar do artigo Home office e a controladoria. 

Sair da versão mobile