Site icon Solutta

A importância do planejamento de longo prazo para supermercados

planejamento de longo prazo para supermercados

A gestão dos supermercados é fundamental para o controle de processos e operações, além de servir também para a compreensão do fluxo de vendas. Todas essas ações impactam a estabilidade do negócio, por isso merecem atenção.

Estamos tratando de um setor que, no geral, apresenta estabilidade mesmo diante das crises que o país enfrenta. Contudo, essa resiliência natural não significa que não existem armadilhas. A falta de planejamento, por exemplo, é uma delas. Isso porque pode colocar os investimentos em grandes riscos.

Que tal saber por que é importante o planejamento de longo prazo para supermercados? Continue a leitura e veja as informações!

Veja os dados atuais do setor supermercadista

Em 2019, o setor supermercadista do Brasil registrou um crescimento nominal de 6,5% ao alcançar um faturamento bruto de R$387,3 bilhões. O segmento também avançou em outros indicadores, como o de geração de empregos. Ele foi reconhecido como um dos maiores empregadores do país.

Esses dados estão disponíveis no Ranking Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e mostram que os varejistas devem atentar para as transformações que estão ocorrendo, principalmente em virtude do perfil do consumidor atual.

Existem, em média, 89 mil supermercados no Brasil. O alto nível de concorrência exige que o empresário se dedique à gestão, visando equilibrar as finanças, controlar os custos para que, assim, alinhe os objetivos, a estratégia e a geração de valor para um maior retorno do capital.

Os varejistas, portanto, precisam compreender que a performance do empreendimento deve andar ao lado das margens de lucros, dos processos otimizados e dos controles internos para que haja um alinhamento com a estratégia do negócio. 

Sendo assim, o planejamento de longo prazo é uma forma de atingir os lucros esperados com organização e escalabilidade.

Entenda como o planejamento em longo prazo pode ajudar o supermercado

Tudo o que nós fazemos envolve planejamento, desde o momento em que acordamos até a hora em que vamos dormir. Esses são exemplos simples que dizem respeito ao dia a dia, mas que podem (e devem) ser estendidos ao mundo dos negócios.

Um bom planejamento de longo prazo exige periodicidade e atualização. É importante destacar que não existe uma fórmula pronta, é essencial fazer adaptações de acordo com as especificidades do negócio.

O planejamento de longo prazo também auxilia no mapeamento de riscos e oportunidades, além de ajudar a antecipar as intempéries de uma economia instável. Para que esse plano seja eficaz, os objetivos devem estar bem definidos e alinhados com toda a operação. 

Nesse sentido, ele desempenha o papel de moldar as ações estratégicas, que são essenciais para colocar a empresa na direção e no ritmo de crescimento.

Saiba como a contabilidade auxilia no planejamento de longo prazo

Como mencionamos, não existe uma fórmula mágica para montar um planejamento de longo prazo para o supermercado. O processo exige, além de muito estudo, a definição e estruturação de objetivos e metas, bem como pensamento estratégico para o atingimento de tudo o que foi traçado no período estipulado.

Nesse sentido, a contabilidade completa e de ponta é determinante. Afinal, ela tem acesso a dados valiosos para uma boa gestão, que resulta, inclusive, em tomadas de decisões que fazem a diferença para o negócio.

Contar com uma empresa contábil é ter também a garantia da qualidade das entregas, da expertise dos profissionais e do uso de tecnologias que otimizam os processos, asseguram as informações e dão uma visão 360 do supermercado.

Terceirizar a contabilidade, portanto, é ter uma ferramenta poderosa para apoiar e fundamentar as decisões administrativas e contribuir para que os resultados esperados sejam alcançados.

Pensando no longo prazo, é ela quem possibilita uma previsão do quanto o supermercado pode lucrar em um determinado período, pois considera a sazonalidade, os histórico de dados e outras informações que permitem essa previsibilidade. Os dados fornecidos pelos profissionais contábeis são concretos e fiéis, por essa razão podem prever as receitas.

Conheça a Solutta e veja como a empresa pode auxiliar no planejamento do seu supermercado

Agora que já deu para entender a importância de ter um planejamento de longo prazo e do quão essencial é contar com uma contabilidade completa, você deve estar se perguntando qual é a melhor forma de dar este passo, certo? Tudo começa com a terceirização da contabilidade.

Internalizar este departamento, além de demandar tempo, também significa aumentar os custos com novas contratações, ferramentas e espaço físico (se for o caso). A terceirização se mostra interessante justamente por não exigir que o empresário tenha essas preocupações.

A Solutta é uma empresa com soluções completas de terceirização contábil. Há mais de 10 anos no mercado, conquistou vasta experiência, vivência e tradição. Com o passar do tempo, acompanhou as necessidades do mundo atual e incorporou em seu DNA a tecnologia.

Com uma equipe de profissionais altamente capacitados e constantemente atualizados, une contabilidade e soluções tecnológicas, resultando em serviços modernos, dinâmicos e seguros. Por isso, é a opção perfeita para realizar o planejamento estratégico de longo prazo do seu supermercado de forma segura e moderna.

O setor supermercadista aumenta a concorrência ano após ano. Os gestores que não olham para o longo prazo estão fadados a estagnar, podem perder oportunidades e, inclusive, diminuir a competitividade. Atentar para esta urgência pode ser o diferencial que o seu supermercado precisa para estar sempre à frente.

Gostou das informações deste texto? Visite o site da Solutta e veja como as nossas soluções podem contribuir para o crescimento do seu supermercado!

Sair da versão mobile