Certificado Digital: o que é e como utilizá-lo?

É fato: em algum momento você irá se deparar com a necessidade de um certificado digital. Isso porque, com o avanço da tecnologia, a tendência é que seus documentos se tornem virtuais, sem perder a autenticidade.

Mas afinal, você sabe o que é o Certificado Digital?

O Certificado Digital nada mais é do que uma identidade virtual, seja para pessoas ou empresas. Uma espécie de versão eletrônica de todos os seus documentos, de forma segura e com autenticidade garantida por criptografia complexa.

Ele surgiu para facilitar e agilizar a assinatura de documentos, pois é a partir dele que você garante a veracidade de suas informações, autenticidade em transações online e outras inúmeras funcionalidades.

Essa realidade tem contribuído diretamente para a otimização de processos e atividades, sobretudo os que dependem de um alto rigor e segurança na sua execução.

Com essa tecnologia, é possível identificar cada usuário, além de cada documento autenticado, mesmo à distância. Isso confere legitimidade aos documentos digitais, que passam a possuir validade jurídica.

E como utilizar o Certificado Digital de maneira correta?

O documento pode ser utilizado de diversas maneiras, de acordo com o seu interesse. Entre elas, estão:

  • Assinatura de documento em PDF;
  • Envio de declarações;
  • Emissão de nota fiscal eletrônica;
  • Acesso ao serviço do Portal e-CAC;
  • Facilidade no reconhecimento de firmas;
  • Transações bancárias;
  • Acesso ao ComprasNET;
  • E muito mais!

Em momentos como o atual, mais do que necessário, tornou-se uma verdadeira tendência de mercado, otimizando a rotina de trabalho de empresas (independentemente de seu porte), órgãos públicos e diversos profissionais autônomos.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com o time de especialistas Solutta Certifica. Estamos prontos para te auxiliar no que for necessário!

Já acessou nosso novo site? Lá você pode adquirir seu certificado digital e marcar sua validação presencial ou online. Acesse já: www.soluttacertifica.com.br