Como a contabilidade digital pode ajudar o supermercadista

contabilidade digital

Cada vez mais, a contabilidade tem se mostrado necessária para que a gestão dos negócios seja mais eficiente e lucrativa — e para o supermercado não é diferente. Considerando que o setor é um dos mais concorridos do Brasil, contar com o apoio de uma equipe de profissionais dedicados faz toda a diferença para o negócio varejista.

Muito mais do que cuidar da folha de pagamentos e impostos, a contabilidade estratégica também previne multas, reduz impostos, aumenta a competitividade e desenvolve melhorias para a organização financeira, gerencial e contábil de um supermercado.

Em comparação com uma equipe interna, a terceirização da contabilidade digital promove diversos ganhos ao supermercadista. Para saber mais sobre esse formato e os diferenciais que ele oferece, continue a leitura!

Entenda o que é a contabilidade digital

Vivemos em uma era de constantes transformações. A contabilidade surgiu como uma especialidade para gerir assuntos financeiros e fiscais, a fim de melhorar a atividade produtiva de uma empresa. Para os supermercados, esse apoio é focado, principalmente, na análise tributária. Dessa forma, os gestores podem atualizar e revisar os preços dos produtos.

A contabilidade digital representa os serviços contábeis atuais. Hoje, nesse formato, os profissionais utilizam ferramentas tecnológicas para agregar mais valor às entregas, que passam a ser realizadas de forma mais ágil, estratégica e segura.

Entre os diferenciais da contabilidade digital, destacam-se os recursos de tecnologia utilizados, como a automação, a Inteligência Artificial e a análise de dados em tempo real. Com isso, o contador tem seu trabalho otimizado, pois aumenta sua produtividade e diminui os erros cometidos por falhas humanas.

Outro ponto de destaque da contabilidade digital é a eliminação dos documentos físicos, das análises manuais e de todo o arquivamento. Todos os processos são feitos de forma eletrônica por meio de um software especializado, conferindo integração entre os departamentos e maior segurança das informações armazenadas.

Saiba por que a contabilidade digital para supermercados é importante

Os supermercadistas lidam com diversos desafios no dia a dia, além da tributação na aquisição de mercadorias com os fornecedores, há também a alta rotatividade do setor. Esta, inclusive, gera diversos prejuízos relacionados a gastos com indenizações e encargos.

Para minimizar os prejuízos dos aspectos mencionados, a contabilidade digital atua como uma aliada estratégica. Abaixo, veja as vantagens que ela proporciona à empresa!

Reduz custos

Financeiramente falando, terceirizar a contabilidade é muito mais viável do que montar um departamento interno. Afinal, a empresa que oferecerá os serviços contábeis é a responsável pela contratação de todos os profissionais bem como de todas as ferramentas utilizadas e demais gastos.

Nesse sentido, o supermercado não precisa arcar com salários, obrigações sociais, entre outras responsabilidades mensais. Isso reflete nos custos operacionais, que tende a ser menor quando a terceirização é o formato escolhido.

Aumenta a qualidade dos processos

A contabilidade digital terceirizada tem um diferencial importante: conta com profissionais que tiveram diversas vivências e experiências, então a expertise é única. Além disso, a equipe realiza treinamentos constantes para acompanhar as diversas mudanças da legislação.

Manter essa atualização e nível de conhecimento em uma equipe interna pode ser bem caro — além de ser difícil de encontrar. Logo, os processos são realizados conforme determina a lei por contadores altamente capacitados.

Diminui os riscos

Por automatizar tarefas repetitivas e por integrar as informações entre os departamentos, a contabilidade digital também reduz as chances de erros.

As falhas humanas, geralmente cometidas por conta do excesso de atividades burocráticas e reincidentes, são eliminadas, pois robôs inteligentes realizam todos os processos de forma ágil e segura.

A contabilidade digital compete com soluções tecnológicas de amplo acesso, o que garante a correta transmissão de dados e documentos, melhorando a performance do supermercado.

Otimiza o tempo

A rotina de um supermercado é repleta de afazeres, exigindo uma ótima gestão de tempo. Por isso, a contabilidade digital terceirizada tem mais essa vantagem.

Enquanto atua de forma dedicada aos procedimentos contábeis do negócio, principalmente com o auxílio da automação e demais tecnologias, os demais profissionais podem dedicar o tempo em ações que agreguem mais valor ao negócio.

Veja como a Solutta pode auxiliar o seu supermercado com a contabilidade digital

Agora que você já sabe o que é a contabilidade digital e como ela pode potencializar o supermercado, deve estar se perguntando como decidir qual empresa contratar para iniciar essa parceria. É interessante considerar alguns critérios para garantir o sucesso da gestão do supermercado.

Um dos principais é o tempo de atuação no mercado. Você sabia que a Solutta atua há mais de dez anos no setor contábil? Solidez e tradição estão no DNA da empresa. Mas, além disso, a Solutta faz questão de acompanhar e inserir em seus serviços o que há de mais recente em tecnologia. Dessa forma, foca nas necessidades dos clientes e utiliza soluções tecnológicas de ponta. E isso é imprescindível quando falamos em contabilidade digital.

Para aumentar a performance de seus clientes, a Solutta conta com uma equipe altamente capacitada — com conhecimento e experiência para prestar assessoria e executar processos eficientes. Todos os contadores se atualizam constantemente para acompanhar todas as alterações da legislação e garantir que o supermercado está atuando dentro da lei.

A Solutta oferece soluções completas de terceirização contábil para elevar a qualidade e reduzir os custos do supermercado. Alia tradição e tecnologia para atuar de forma competitiva e eficiente.

Vimos, ao longo deste texto, a importância da contabilidade digital para o supermercado e como a Solutta é diferenciada nesse quesito. Em meio a tantas transformações no varejo, garantir que a empresa tenha uma equipe de profissionais focados em realizar uma contabilidade de ponta pode ser o primeiro passo para o sucesso.

As informações foram úteis para você? Acesse o site da Solutta e veja mais sobre a solução de contabilidade digital!