Solutta

Inteligência de negócios para supermercados

inteligência de negócios para supermercado

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre inteligência de negócios. O termo está em alta, principalmente devido ao aumento de competitividade e às mudanças dos comportamentos dos consumidores.

No entanto, ele foi usado pela primeira vez em meados da década de 1950 e, desde então, tornou-se uma estratégia para potencializar uma empresa por meio da coleta e análise de dados.

Com o advento da internet e o surgimento de soluções digitais, o setor do varejo aumentou o dinamismo e a competitividade. Dessa forma, os supermercados precisam usar estratégias de inteligência de mercado para alcançar resultados mais satisfatórios neste cenário. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Entenda o que é a inteligência de negócios

A inteligência de negócios, do inglês Business Intelligence (BI), é uma estratégia que usa ferramentas para transformar dados em informações relevantes. Com isso, é possível tomar as melhores decisões e traçar táticas para uma empresa aumentar suas vendas.

Essas ferramentas coletam e verificam dados para gerar relatórios analíticos: gráficos, tabelas, mapeamentos, entre outras representações para fornecer informações detalhadas sobre o estado da empresa.

A inteligência de negócios, no entanto, não é apenas sobre a geração de dados. Na realidade, o objetivo principal é fornecer às empresas informações assertivas, concretas. Dessa forma, é possível analisar essas informações para poder agir de um jeito mais proveitoso no que diz respeito ao crescimento no negócio.

Saiba como a inteligência de negócios pode ser aplicada em supermercados

Agora que já explicamos o potencial da inteligência de negócios, abordaremos como essa estratégia pode ser aplicada nos supermercados. Por lidar com muitos produtos e um alto fluxo de clientes, o supermercado conta com nichos diversos.

Logo, é fundamental compreender não apenas o comportamento dos consumidores, como também as suas necessidades, os seus problemas e as suas motivações para poder agir de modo a alcançar esse público do jeito certo.

Pode parecer difícil coletar tantas informações importantes em um supermercado que recebe diversas pessoas diariamente e consome uma infinidade de produtos. Mas o varejo tem uma vantagem: gerencia um alto volume de dados dos clientes, o que torna a inteligência de negócio ainda proveitosa.

Veja qual é a relação entre inteligência de negócios e tecnologia

Quando falamos em inteligência de negócios para supermercados, é comum pensarmos em promoções e liquidações de mercadorias. Mas essa estratégia pode ser ainda mais eficiente quando é aliada à tecnologia.

Inclusive, o chamado Business Intelligence está ligado ao surgimento de sistemas transacionais, como os de gestão empresarial (ERP), relacionamento com o cliente (CRM) e cadeia de suprimentos (Supply Chain Management). Nesse cenário, é essencial contar com um software que facilite a integração das informações em uma única plataforma para identificar e originar oportunidades de negócios.

Um bom exemplo do uso da tecnologia considerando o BI é o uso de softwares para mapear a quantidade de produtos para evitar a ruptura nas gôndolas. Assim, é possível saber a necessidade de reposição e até mesmo o número de saída em relação a um determinado período. Evita-se o desperdício e melhora o aproveitamento de recursos.

Este é apenas um exemplo da vantagem da inteligência de negócios aliada à tecnologia considerando o supermercado. Outros benefícios dessa estratégia são:

·         gerenciamento de estoque;

·         informações obtidas em tempo real;

·         fidelização de clientes;

·         gestão de fornecedores

·         comparativo de vendas entre períodos;

·         indicadores e análises de vendas, etc.

Conheça a Solutta e saiba como a empresa aplica BI nos supermercados

Até aqui, vimos o quanto a inteligência de negócios está intimamente ligada à tecnologia. O supermercado que deseja ganhar competitividade, melhorar o relacionamento com os clientes, obter informações relevantes para criar táticas de performance e aumentar as vendas precisa investir nessa estratégia.

E é claro que não poderíamos deixar de citar a Solutta. Há quase dez anos no mercado, atua com excelência em diversas áreas para transformar ideias em negócios rentáveis. O foco é sempre na necessidade dos clientes, aliando, claro, tecnologia de ponta aos processos.

E por falar em soluções tecnológicas, a Solutta investe nas principais, incluindo o Business Intelligence, a fim de agregar valor aos serviços desenvolvidos nas empresas. Além de soluções completas de terceirização dos processos de negócios que visam elevar a qualidade e reduzir os custos, a Solutta também conta com ferramentas e soluções customizadas para viabilizar a gestão de documentos fiscais eletrônicos.

É importante reforçar que investir em tecnologia não é sinônimo de implementar diversas ferramentas. Para coletar resultados e transformá-los em insights poderosos é necessário ter um planejamento real e eficaz. E é exatamente dessa forma que a Solutta atua.

Ao longo deste texto, pudemos entender o que é a inteligência de negócios e como ela é aprimorada com a tecnologia. Para os supermercados, essa estratégia é muito interessante, pois consegue extrair informações valiosíssimas de todos os dados coletados dos clientes, fazendo com que o negócio cresça saudável e competitivo.

E você, já conhecia o conceito de inteligência de negócios? Viu como a Solutta se destaca? Acesse o site e fale agora mesmo com um de nossos especialistas!

Sair da versão mobile