Legalização empresarial: 5 vantagens para o seu negócio

Legalização empresarial: 5 vantagens para o seu negócio

Negócios informais ainda são muito comuns de serem encontrados por aí. Muitos empreendedores ainda acreditam que é menos custoso não formalizar a empresa, principalmente no início de suas atividades. Mas neste artigo iremos mostrar algumas vantagens da legalização empresarial e porque ela é tão importante. 

Ao decidir colocar seu negócio no mundo, você precisa estar ciente de que uma série de obrigações legais deverão ser cumpridas. E uma das principais, é sem dúvida nenhuma, a formalização da sua empresa perante os órgãos fiscalizadores. 

Um dos motivos da resistência em efetuar esse processo, está no fato do empresário querer se poupar quanto ao pagamento de impostos e taxas aplicadas ao seu ramo de atuação. Achando que assim, estará economizando receita. 

Mas na prática, trabalhar na ilegalidade, mais cedo ou mais tarde, vai trazer muitos prejuízos financeiros decorrentes de multas e autuações que podem levar, inclusive, ao fechamento do seu negócio. 

Ainda mais nos atuais tempos onde a tecnologia chegou para facilitar a fiscalização e apuração do comprimento das obrigações fiscais e regulatórias junto ao governo e órgãos fiscais. 

LEGALIZAÇÃO EMPRESARIAL: SAIBA O QUE É

A legalização empresarial consiste basicamente na execução de diversos processos para formalizar a sua empresa, e legalizando assim a atividade que ela realiza e oferece. 

Uma vez formalizada, a empresa pode ser tributada corretamente e usufruir de muitos benefícios para manter e alavancar o negócio, construindo uma dinâmica sustentável e de sucesso. 

CONHEÇA ALGUMAS ETAPAS DA LEGALIZAÇÃO EMPRESARIAL 

Pedido de viabilidade

O primeiro passo para legalização de empresas é fazer uma pesquisa antecipada sobre a existência de empresas com nomes empresariais idênticos ou semelhantes ao que você escolheu.

Essa não é uma pesquisa puramente estética, mas sim uma etapa obrigatória que será exigida no preenchimento do site da Junta Comercial.

Registro na junta comercial

O registro legal de uma empresa precisa ser retirado na Junta Comercial do Estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. É a partir da obtenção desse registro que uma empresa passa a existir oficialmente!

CNPJ

Após a obtenção do NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresas), sua empresa precisa ser registrada como contribuinte, ou seja, obter o famoso CNPJ.

Algo importante que preciso alertar: no registro do CNPJ fique atento à escolha das atividades a serem exercidas. É fundamental ter uma atividade principal e definir no máximo, 14 atividades secundárias!

Cadastro na Previdência Social

Independentemente se a empresa possuirá funcionários ou não, para dar início às suas atividades, é necessário fazer o registro da empresa junto à Previdência Social.

Assim, a organização passa a ter responsabilidade com as obrigações trabalhistas e pagamento dos tributos à Previdência.” – Fonte Ignição Digital

VANTAGENS DA LEGALIZAÇÃO EMPRESARIAL 

1 – SEGURANÇA PARA EXERCER SUAS ATIVIDADES COMERCIAIS

Uma das principais vantagens em ter sua empresa legalizada é a segurança e tranquilidade para dar andamento nas atividades do seu negócio. 

Uma vez trabalhando dentro da lei você tem a certeza de que todo o seu esforço e dedicação não correm o risco de ser em vão, como por exemplo ter sua empresa fechada por meio de uma denúncia de concorrentes ou de ser pego pela fiscalização e precisar baixar as portas até que todas as providências sejam tomadas.

Com a legalização da empresa você consegue manter o foco no desenvolvimento do seu negócio e não fica temeroso com eventuais consequências e punições passíveis a quem comete atividades ilegais. 

2 – MAIS CRÉDITO DISPONÍVEL NO MERCADO

Sabemos que muitas vezes, para manter o negócio vivo ou até mesmo para a expansão das atividades, há a necessidade de uma injeção de capital que o empresário não disponibiliza em caixa, sendo preciso solicitar um empréstimo junto às instituições financeiras. 

Com a empresa legalizada esse processo se torna muito mais fácil, afinal o empresário tem como comprovar muitas das exigências impostas para esse tipo de transação.

Sem contar que muitos bancos possuem uma linha de crédito especial para empresas legalizadas, com taxas e juros diferenciadas. O que é sempre uma excelente opção. 

3 – EMISSÃO DE NOTA FISCAL

A nota fiscal é um documento de suma importância, além de gerar credibilidade ao cliente, garantindo a ele direitos devidos como consumidor, protege a sua empresa formalizando a atividade que está sendo realizada. 

Além disso, é por meio da nota fiscal que você consegue documentar a incidência dos tributos exigidos para o seu negócio, evitando assim multas e autuações indevidas. 

4 – ECONOMIA DE IMPOSTOS

Quando você regulariza sua empresa, automaticamente precisa optar por um regime tributário que irá nortear o pagamento de impostos relativos à sua atividade. 

Quando essa escolha é feita de forma assertiva, normalmente indicado por um profissional contábil especializado, você se enquadra no perfil correto ao faturamento da sua empresa. De outra forma, ao não legalizar o seu negócio, a fiscalização poderá impor parâmetros de tributação por arbitramento ou integralmente na sua pessoa física, elevando bastante os valores envolvidos. 

5 – REDUÇÃO DE CUSTOS COM PLANOS EMPRESARIAIS

Ao regularizar a sua empresa você se torna apto à escolher planos empresariais dentre os mais variados serviços como internet, telefonia fixa e celular, entre outros que possuem inúmeras vantagens, como por exemplo, valores mais acessíveis. Reduzindo assim, o custo fixo do seu negócio. 

Uma excelente forma de economizar e investir seu capital em outros setores da empresa. 

POR QUE CONTAR COM A AJUDA DE UMA ASSESSORIA CONTÁBIL ESPECIALIZADA PARA A LEGALIZAÇÃO EMPRESARIAL É TÃO IMPORTANTE? 

Como vimos até aqui, existem alguns processos um tanto complexos que precisam ser executados para que a legalização empresarial aconteça da forma correta. 

Sem contar que existem muitas variáveis na execução das etapas dessa prática e que dependem muito da região em que sua empresa se encontra e em qual ramo de atividade ela se encaixa. 

Além de pesquisas e fornecimento de documentos específicos para os órgãos fiscais correspondentes. 

Contar com o auxílio de uma assessoria contábil especializada minimiza os erros e garante que o procedimento de formalização da sua empresa seja feito de acordo com as regras legais estabelecidas. 

O contador poderá, inclusive, te orientar sobre quais as opções de regime tributário e tipo de empresa se adequa melhor ao seu negócio e suas necessidades como empresário. 

É um investimento com retorno garantido, tanto quando falamos em dinheiro, quanto em paz de espírito. Você terá a tranquilidade que tanto precisa para se dedicar integralmente ao seu trabalho. 

Por Atracto

Você também pode gostar do artigo Compliance empresarial: 9 vantagens para a sua empresa.