Mitos sobre a terceirização do processo de Recrutamento e Seleção

Mitos Terceirização

Nós sabemos que, para muitos gestores, falar em terceirização de serviços ainda é um tabu. Por conta disso, hoje falaremos sobre os MITOS sobre terceirizar o processo de Recrutamento e Seleção.

MITO: A qualidade do serviço terceirizado é menor que a de uma equipe interna
VERDADE: Quando o assunto é terceirização, um dos maiores medos dos empresários está na perda de qualidade nas entregas. Porém, esse mito não tem lógica alguma, já que seriam especialistas de uma área em que a sua empresa não possui expertise. Além disso, os profissionais devem apresentar mais habilidades, para justificar sua atuação em tempo integral.

MITO: Não é preciso ser especialista para terceirizar os serviços
VERDADE: Uma das maiores vantagens em terceirizar é que, de maneira geral, os profissionais especialistas prestam serviços para diversas áreas e setores – dessa forma, acabam tendo uma experiência maior que funcionários fixos e propõem soluções mais assertivas, já testadas anteriormente. No caso de Recrutamento e Seleção, a pessoa estudará muito sobre a cultura organizacional do seu negócio, com intuito de garantir a qualidade da contratação e poder prestar o serviço sempre.

MITO: Terceirizar contribui para o desemprego
VERDADE: Pelo contrário! Terceirizar, seja de maneira temporária ou fixa, é uma excelente maneira de dar oportunidades de emprego para muitos profissionais capacitados – sem contar que é uma ótima porta de entrada para o mercado de trabalho.

MITO: Terceirizar aumenta os riscos de problemas trabalhistas
VERDADE: Esse é um dos pontos que mais assustam sobre o assunto, mas é importante lembrar que, do mesmo modo que uma empresa que possui funcionários CLT precisa zelar pelos direitos trabalhistas (como recolhimento de INSS, FGTS, horas extras), uma empresa terceirizada também possui suas obrigações.

A única diferença é que, ao invés do seu RH precisar cuidar de tudo isso, você só precisará acompanhar (pela internet já é possível) se a empresa que contratou está com os processos em dia.

E então? Terceirizar o seu processo de Recrutamento e Seleção vale a pena? Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais!

Até logo,
Grupo Solutta