O departamento pessoal do futuro

O departamento pessoal do futuro

O departamento pessoal é uma das maiores dores dos empresários à medida que pode representar passivos inesperados tanto no que tange a obrigações previdenciárias, como até mesmo, no tocante a riscos trabalhistas.

O que acontece, muitas vezes, é um tratamento em segundo plano desse setor dentro da organização, principalmente, pela falta de entendimento da potência de ação e impactos positivos que ele possui. O departamento pessoal, justamente, por lidar com questões burocráticas, pode trazer, quando bem estruturado, resultados bem positivos para a empresa. 

ENTENDENDO O PAPEL DO DEPARTAMENTO PESSOAL

Não é novidade que o departamento pessoal é confundido com o recursos humanos ou em muitas empresas, as funções realizadas se confundem entre os dois setores. Mas enquanto o RH, em resumo, está focado no capital humano, o departamento pessoal assume as responsabilidades burocráticas da rotina. 

Elaborando folha de pagamento, registro de carteira dos funcionários, cálculo de guias de INSS e FGTS, trâmites de admissão, demissão, entre outras atividades. 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO DEPARTAMENTO PESSOAL

• Análise e aplicação da convenção coletiva aos eventos da Folha de Pagamento;

• Consultoria técnica sobre a legislação – CLT;

• Assessoria técnica para implantação de sistemas de controle de ponto;

• Aquisição dos benefícios de forma eletrônica;

• Rotina completa de admissão, demissão, homologações, comunicados de acidente de trabalho e afastamentos;

• Elaboração de adiantamento, pró-labore, folha de pagamento e de décimo terceiro;

• Controle mensal da provisão de férias e décimo terceiro;

• Emissão das guias de recolhimento de impostos e das guias trabalhistas; (FGTS, GPS e GFIP);

• Apuração e emissão de guia para pagamento da contribuição sindical patronal e de empregados;

• Controle das informações e entrega das obrigações acessórias como DIRF, RAIS e CAGED.

Ou seja, são inúmeras tarefas e que geram muitos desafios aos profissionais responsáveis pelo setor. Um dos principais órgãos fiscalizadores das atividades desempenhadas pelo DP é o Ministério do Trabalho

DEPARTAMENTO PESSOAL E O USO DA TECNOLOGIA

Quando falamos de contabilidade do futuro ou contabilidade 4.0 estamos também incluindo o departamento pessoal nesse processo de transformação e adaptação aos novos tempos. Optar por ferramentas tecnológicas nesse setor, não só facilita e agiliza a execução das atividades, como também diminui a possibilidade de erros.

Qualquer falha nos cálculos de guias, valores rescisórios, cláusulas contratuais, entre outros pode gerar muitos prejuízos para a empresa que vão desde desperdícios financeiros até multas e processos judiciais. 

Hoje já existe a possibilidade de incorporar o DP ao sistema tecnológico usado por sua empresa e melhor, há a possibilidade de terceirizar esse departamento. Contando com o suporte técnico e intelectual de uma empresa especializada e totalmente integrada, quando o assunto é tecnologia. Inclusive com os órgãos fiscais.

MOTIVOS PARA TERCEIRIZAR O SEU DEPARTAMENTO PESSOAL

Redução de custos

Essa é a primeira vantagem. Como toda empresa deseja e precisa cortar gastos (principalmente, quando está afetada por crises internas ou pela crise econômica geral), a terceirização do Departamento Pessoal é uma forma mais econômica de desenvolver algumas de suas atividades – afinal de contas, a empresa terá menos funcionários e pagará menos encargos.

Otimização do espaço

Outra vantagem é que o espaço na empresa ficará maior. A divisão em muitos departamentos exige mais funcionários, mais investimentos e mais espaço físico para comportar salas, equipamentos e profissionais.

Capacitação e atualização

Os profissionais responsáveis pelo Departamento Pessoal precisam estar em constante atualização, a par das modificações acontecidas nas leis. Uma empresa terceirizada conta exatamente com profissionais assim capacitados, atualizados sobre as novas normas, sobre as modificações na área – sobretudo no que se refere a esse assunto tão relevante.

Otimização da folha de pagamento dos funcionários

Outra vantagem da terceirização do departamento pessoal é que a folha de pagamento dos funcionários passará por melhorias relevantes. Você não correrá riscos de prejuízos por cálculos errados e informações falsas. Também evitará processos judiciais resultantes de questões trabalhistas. Todos os direitos do empregado serão calculados e concedidos conforme determina a legislação e o pagamento dos salários será realizado sem atrasos.

COMO A SOLUTTA PODE TE AJUDAR?

A Solutta é uma empresa especialista em soluções contábeis e possui toda a expertise necessária para tornar o departamento pessoal da sua organização um braço forte no desenvolvimento de ações que tragam resultados positivos e que possibilitem o desenvolvimento sustentável do seu negócio. 

Além de um grupo de profissionais qualificados, com conhecimento técnico de ponta, constantemente atualizados e que possuem acesso às informações legislativas em tempo real, também detém o que há de mais moderno em tecnologia contábil e fiscal. 

Dessa forma, todas as atividades acontecem de forma ágil e segura, possibilitando que você tenha tranquilidade para se dedicar à outras atividades do seu negócio. 

Quer saber mais sobre o assunto e como podemos te auxiliar nesse processo? Fale conosco e surpreenda-se!

Por Atracto