Uma empresa é feita de pessoas – sim, são elas as responsáveis por construir e manter o negócio funcionando. Cada um com sua função, que juntas fazem a mágica acontecer. Mas para que tudo funcione corretamente, é necessário uma gestão efetiva do capital humano da empresa. para isso que existe o Departamento Pessoal.
Não importa se sua equipe é composta por uma, duas, dezenas ou centenas de pessoas: sempre haverá a necessidade de uma dinâmica gerencial para nortear posturas internas e desenvolvimento das atividades – e também para que todas as regras trabalhistas sejam cumpridas.
Afinal, ter funcionários exige uma série de tomadas de ações legais para garantir os direitos tanto do trabalhador, quanto da empresa. E quem cuida da administração de todas essas questões são os profissionais que fazem parte do Departamento Pessoal.
DIFERENÇA ENTRE DEPARTAMENTO PESSOAL E RECURSOS HUMANOS
“Departamento Pessoal é muito confundido com Recursos Humanos, um grande equívoco já que o Departamento Pessoal é mais responsável pela parte burocrática (relativo a legislação Trabalhista e Previdenciária).
É o setor que elabora a folha de pagamento, faz registro das carteiras dos funcionários, calcula as guias do INSS e FGTS para pagamento, cuida da parte demissional, etc.
O Recursos Humanos é o que se responsabiliza pela seleção, isto é, verificação se as pessoas estão aptas para um determinado cargo da empresa. Este setor é o que faz os testes pré-admissionais dos candidatos às vagas.
Cuidam da parte de relações humanas entre os funcionários, ministram palestras sobre motivação. Fazem trabalhos voltados paras as relações sócio-afetivas dos funcionários.
Fazem trabalhos voltados para o lado psicológico e do bom relacionamento dos funcionários da empresa. Um exemplo mais simples é que normalmente o DP é feito por um escritório de Contabilidade, já o de RH é feito por Agências de Empregos.” – Fonte site Administradores.com.
5 FUNÇÕES VITAIS DO DEPARTAMENTO PESSOAL NA EMPRESA
1 – EFETIVAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
O processo de contratação de um colaborador é algo complexo, uma vez que hoje as leis trabalhistas oferecem diversos tipos de modelos de trabalho. Logo, são muitas variáveis a serem levadas em consideração para que a empresa opte pelo melhor vínculo, de acordo com o perfil da vaga, função, tempo ideal para prestação de serviço, entre outras informações.
O DP (departamento pessoal) possui as informações burocráticas corretas e atualizadas e poderá orientar o empresário sobre a opção que mais se adequa às exigências da empresa para determinado funcionário.
Após a escolha, muitos trâmites terão que ser executados, tais como desenvolvimento do contrato de trabalho, documentos necessários, assinatura da carteira, registro no sindicato, inserção dos benefícios obrigatórios entre outras demandas que o próprio setor executa.
Todo esse processo faz parte de uma responsabilidade legal de empresa, que se não executada de forma correta, pode gerar muita dor de cabeça, multas e autuações.
2 – FOLHA DE PAGAMENTO
O Departamento Pessoal também é o responsável por controlar a folha de pagamento dos funcionários que inclui cálculo de salário e de benefícios como vale transporte, vale alimentação, assistência médica e odontológica, participação de lucros e qualquer outro que a empresa deseja oferecer para seus colaboradores.
3 – CONTROLE DE PONTO E JORNADA DE TRABALHO
Todos os funcionários de uma empresa possuem uma carga horária a cumprir que foi acordada entre as partes e esse tempo de trabalho pode variar de pessoa para pessoa, além de funções que desempenham e setores que trabalham.
É preciso que alguém tenha todas essas informações registradas e que faça o controle delas para garantir que o trabalho seja executado corretamente e cada um cumpra com a jornada estabelecida. Monitorar, registrar e gerenciar os horários também é uma função do DP.
4 – CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA
Como nós sabemos, o Brasil é um país extremamente burocrático, com mudanças de leis acontecendo diariamente e vez ou outra essas alterações contemplam a esfera do trabalho.
É obrigação dos funcionários que fazem parte do DP estarem constantemente atualizados diante dessas mudanças para orientarem a empresa sobre cada uma delas e executarem ações que enquadram a organização nas novas exigências legais.
Evitando assim, que seu negócio esteja atuando fora da lei.
5 – IMPOSTOS, TAXAS E CONTRIBUIÇÕES
Ter funcionários em sua empresa, gera automaticamente a necessidade do recolhimento de contribuições e impostos e O pagamento de taxas específicas. O não cumprimento dessas determinações legais pode gerar problemas graves com a justiça do trabalho.
Garantir que todos esses valores sejam pagos corretamente também faz parte do escopo do Departamento Pessoal. E é uma forma de trazer segurança tanto para a empresa como para seus colaboradores.
POR QUE TERCEIRIZAR O DEPARTAMENTO PESSOAL É UMA BOA OPÇÃO?
Terceirizar o Departamento Pessoal pode ser uma excelente opção para a sua empresa. Veja algumas vantagens:
“Redução de custos
Essa é a primeira vantagem. Como toda empresa deseja e precisa cortar gastos (principalmente, quando está afetada por crises internas ou pela crise econômica geral), a terceirização do Departamento Pessoal é uma forma mais econômica de desenvolver algumas de suas atividades – afinal de contas, a empresa terá menos funcionários e pagará menos encargos.
Otimização do espaço
Outra vantagem é que o espaço na empresa ficará maior. A divisão em muitos departamentos exige mais funcionários, mais investimentos e mais espaço físico para comportar salas, equipamentos e profissionais.
Capacitação e atualização
Os profissionais responsáveis pelo Departamento Pessoal precisam estar em constante atualização, a par das modificações acontecidas nas leis. Uma empresa terceirizada conta exatamente com profissionais assim capacitados, atualizados sobre as novas normas, sobre as modificações na área – sobretudo no que se refere a esse assunto tão relevante
Otimização da folha de pagamento dos funcionários
Outra vantagem da terceirização do departamento pessoal é que a folha de pagamento dos funcionários passará por melhorias relevantes. Você não correrá riscos de prejuízos por cálculos errados e informações falsas. Também evitará processos judiciais resultantes de questões trabalhistas. Todos os direitos do empregado serão calculados e concedidos conforme determina a legislação e o pagamento dos salários será realizado sem atrasos.” – Trecho do artigo Terceirizar o departamento pessoal é uma boa opção.
Caso tenha alguma dúvida sobre o processo de terceirização do departamento pessoal fale com a gente. A Solutta possui um time especializado para te auxiliar em todos esses processos.
Invista em cuidar com excelência de quem é fundamental para o desenvolvimento do seu negócio: a sua equipe.
Por Atracto
Você também pode gostar do artigo Recrutamento e seleção: os benefícios da terceirização