10 dicas para não correr o risco de cair na malha fina!

10 dicas para não cair na malha fina!

Bom, agora que você já sabe o que é o IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), quem deve declarar, as consequências de entregar com atraso e muito mais, separamos 10 dicas que te ajudarão a não cair na malha fina!

Confira agora mesmo!

1ª DICA: Fazer a declaração com antecedência é fundamental. Isso porque, caso coloque algum dado errado, você consegue ratificar ainda no prazo. 

2ª DICA: Apresente dados legítimos. Parece óbvio falar isso, mas fraudar documentos é crime e a Receita Federal consegue ter acesso a todos os seus dados, assim como conferir se as informações são verdadeiras. Por isso, atenção na hora de digitar.  
 
3ª DICA: Todas as informações devem ser coerentes com as da fonte pagadora… dessa forma, sempre verifique os valores que recebeu. A Receita consegue fazer o cruzamento desses dados, de diferentes formas, e por isso é bem comum cair na malha fina quando você declara um valor diferente do que recebeu. 

4ª DICA: Se você optar pela declaração em conjunto, atente-se para registrar todos os rendimentos do seu cônjuge, ok? Caso erre, tanto você, quanto ele, podem cair na malha fina. 

5ª DICA: Insira adequadamente todos os comprovantes de rendimentos! Todos os documentos que comprovem que você teve esses rendimentos, lucros, ou ganho de capital. 

6ª DICA: Declare todos os rendimentos tributáveis! 

7ª DICA: Declare pensão alimentícia, se a tiver. Aqui é um ponto de bastante atenção: se você paga pensão alimentícia, é imprescindível que os dois declarem, tanto quem está pagando, quanto quem está recebendo. Essa é uma das maneiras mais fáceis de cair na malha fina. Se você que está pagando não inclui na sua declaração, mas quem recebeu coloca, a Receita vai fazer esse cruzamento e detectar que há inconsistências. Assim, os dois vão cair na malha fina. 

8ª DICA: Não coloque a mesma pessoa como dependente em mais de uma declaração! Esse é outro ponto que muitas pessoas pecam. No caso dos filhos, por exemplo, apenas um dos responsáveis pode colocá-lo como dependente. 

9ª DICA: Lembre-se de declarar o seu plano de saúde e de seus dependentes! Se você paga plano de saúde, é muito importante informar.   

10ª DICA: Não se esqueça das despesas com educação – exceto de cursos não autorizados pela legislação. Isso vale para escolas, faculdades, cursos técnicos e outros. Informe o quanto você pagou para você e seus dependentes. 

É isso. Se você seguir esses 10 pontos, a chance de não cair na malha fina é enorme. 

Ficou alguma dúvida? Precisa de ajuda para declarar o Imposto de Renda? Então não perca tempo: entre em contato com nosso time de especialistas,
por meio do e-mail para [email protected]. A Solutta está com você! 

Até mais,
Grupo Solutta