A Contabilidade na quarta revolução industrial e o seu negócio

A Contabilidade na quarta revolução industrial e o seu negócio

Seguindo o fluxo natural da evolução chegamos à chamada, quarta revolução industrial, uma fase que impacta diretamente a contabilidade e, consequentemente, todos os negócios que dela dependem. É um novo olhar para um setor que sempre teve um papel fundamental no estabelecimento e desenvolvimento das atividades econômicas do Brasil e do mundo. 

Quando falamos em quarta revolução industrial estamos tratando do surgimento e absorção de tecnologia de ponta no desenvolvimento das atividades contábeis, fiscais e tributárias. Assim como, a conexão da tríade empresas, assessorias de contabilidade e órgãos fiscais. É a atualização em todas as esferas das atividades básicas e legais que compreendem essa dinâmica. 

“Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes”, diz Klaus Schwab, autor do livro A Quarta Revolução Industrial.” – Fonte site BBC

Totalmente alinhada com esse novo perfil de contabilidade, a Solutta já vem abordando a temática em alguns artigos, com o objetivo de te informar sobre essa nova perspectiva de vida, mostrando que vale a pena investir em uma contabilidade 4.0, uma vez que o retorno positivo já foi mais do que comprovado por empresários de diversas empresas. 

Veja do que estamos falando:

CONTABILIDADE E TECNOLOGIA: O PAPEL DO CONTADOR

Muito se engana quem pensa que o papel do contador é apenas preencher notas fiscais, entre tantas demandas contábeis. Sua principal função é servir como um consultor para você e sua empresa.

Ao incorporar o suporte tecnológico na rotina contábil, o profissional minimiza o tempo com atividades burocráticas, conseguindo se dedicar muito mais para questões que exigem estratégia e apoio intelectual como a consultoria que está diretamente ligada em análises de demonstrações financeiras.

Claro que a tecnologia impacta diretamente no trabalho. É fundamental utilizar a tecnologia para automatizar os processos e se manter atualizado. E a tecnologia na contabilidade obriga sim a uma revolução em sua estrutura, nas estratégias aplicadas, na cultura dos colaboradores e nos processos adotados.

Mas o contador nunca deixará de desempenhar um papel essencial para as empresas. Papel esse, aliás, que vai muito além de uma obrigação. Trata-se de atuar na contabilidade gerencial, tornando-se um parceiro estratégico para os negócios.

Segundo o estudo Future of Jobs Report, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, algumas das principais tendências para essa área são 10 principais habilidades que serão procuradas no futuro próximo:

  • Resolução de problemas complexos
  • Pensamento crítico
  • Criatividade
  • Gestão de Pessoas
  • Liderança colaborativa
  • Inteligência emocional
  • Julgamento e tomada de decisão
  • Orientação ao serviço
  • Negociação
  • Flexibilidade cognitiva.

ENTENDENDO A CONTABILIDADE 4.0

Denominada também de contabilidade digital, a contabilidade 4.0 é a modernização com utilização de ferramentas tecnológicas nos processos contábeis, destinados à utilização em qualquer nicho de mercado. 

A essa definição foi inspirada a partir do termo “indústria 4.0”, influenciada pelo acompanhamento das constantes atualizações tecnológicas de ponta originárias das empresas do setor. Estamos falando de automação extrema, hiperconectividade, internet das coisas e armazenamento em nuvem. 

Esse novo cenário digital está totalmente alinhado com as tecnologias utilizadas pelos órgãos fiscais do governo, que também podem ser interligadas ao sistema operacional da sua empresa, o que proporciona uma maior agilidade na execução de processos e cumprimento de obrigações legais.

COMO ESCOLHER UMA CONTABILIDADE 4.0

Uma contabilidade 4.0 está totalmente integrada e adaptada às ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado. Tecnologias essas que irão integrar sua empresa com o escritório contábil e consequentemente com os órgãos fiscalizadores para os quais você precisa responder. 

O mundo está cada vez mais interativo e isso tem se expandido também para o setor contábil e todas as esferas que ele contempla. Mas embora e apesar disso, ainda observamos algumas empresas e profissionais trabalho no esquema antigo, na boa e velha “ponta do lápis”.

VANTAGENS DA CONTABILIDADE 4.0

Quando você opta em investir em uma assessoria contábil tecnológica e digital, você está automaticamente agregando valor ao seu negócio e trazendo para sua vida muitos benefícios como:

Maior velocidade no tráfego de informações: aqui estamos falando tanto dos dados que sua empresa precisa fornecer para o contador, quanto os que o contador precisa repassar aos agentes fiscalizadores. 

Elevação da capacidade de atendimento de demandas: se você ainda faz uso de um sistema contábil antigo, provavelmente vai ser impactado pela lentidão de alguns processos fiscais e tributários, uma vez que esse contador terá uma limitação de tempo e “braço operacional” para atender todas as suas necessidades. Ao passo que quando falamos em uma contabilidade 4.0, estamos fazendo menção à agilidade e multiplicação da capacidade produtiva. 

Clareza e segurança na execução das tarefas: o uso de recursos tecnológicos diminui consideravelmente o índice de erros, uma vez que são programados para identificarem falhas, possibilitando correções, muitas vezes, imediatas. 

Ajuda para a elaboração de estratégias comerciais: Com a agilidade e clareza na obtenção das informações, o desenvolvimento de planejamentos de ações da empresa se torna mais palpável. Evitando erros clássico que, muitas vezes, ocorrem quando a empresa trabalha com suposições e não com fatos. 

Trabalho a distância: você não precisa mais ter uma pessoa alocada dentro da sua empresa e sabemos o quanto um ponto de atendimento pode ser oneroso para o empresário. Com toda essa tecnologia o trabalho pode ser feito de qualquer lugar.

Terceirização das preocupações: quando você investe em uma assessoria contábil especializada, você está aplicando também na sua tranquilidade, afinal, estamos falando de profissionais qualificados que sabem executar corretamente todas as tarefas que sua empresa necessita para se desenvolver de forma sustentável.

CONTABILIDADE 4.0: COMO A SOLUTTA ATUA EM SUA EMPRESA? 

A Solutta é uma assessoria contábil de alta performance que investe incansavelmente em tecnologias que possam agregar valor aos serviços desenvolvidos dentro das corporações. Tudo com o objetivo de fornecer excelência e segurança em todos os processos fiscais e contábeis que executa. 

Para se ter uma ideia, dentro da esfera da tecnologia fiscal encontram-se responsabilidades de extrema importância no desenvolvimento do seu negócio e na garantia que ela esteja em compliance legal. Afinal, ao abrir uma empresa, você se compromete a cumprir inúmeras obrigações perante as leis fiscais, tributárias, financeiras e administrativas determinadas pela legislação brasileira. 

O não cumprimento dessas atribuições podem gerar muita dor de cabeça, muitas e autuações feitas pelos órgãos fiscalizadores correspondentes. 

Para saber mais sobre como a Solutta pode te ajudar a participar de uma vez por todas da quarta revolução industrial, CLIQUE AQUI

Por Atracto