Certificado Digital: quem precisa ter e quais os tipos?

Tipos de Certificado Digital

Com a forte presença da tecnologia em nosso dia a dia e principalmente neste período de pandemia, onde devemos evitar exposições ao máximo, recorrer ao uso de sistemas ou ferramentas que garantem a proteção de suas transações feitas pela internet se tornou muito mais do que essencial.

Desta forma, hoje falaremos sobre o recurso que empresários e outros profissionais estão utilizando com cada vez mais frequência: o Certificado Digital!

Você sabe quem precisa desse documento? Quais os tipos disponíveis e suas funções?

Criamos esse material para mostrar como é simples. Boa leitura!

Como já dito no artigo anterior, o Certificado Digital nada mais é do que um documento desenvolvido especificamente para identificar empresas ou pessoas no ambiente virtual. Com ele, você efetua assinaturas digitais, garantindo autenticidade, agilidade, segurança, mobilidade e integridade de suas informações eletrônicas.

Mas, apesar de ser um recurso inovador e que veio para facilitar o seu cotidiano, muitas pessoas ainda não conhecem de fato todos os tipos e utilidades deste arquivo. Veja agora!

Os tipos de Certificados Digitais que emitimos aqui, na Solutta, são: e-CPF, e-CNPJ e NF-e.

Você conhece a diferença entre eles?

  • e-CPF: trata-se da identidade digital da pessoa física no universo virtual. Através dele, você pode se comunicar com órgãos públicos, auxiliar no envio da Declaração de Imposto de Renda e assinar uma infinidade de documentos.
  • e-CNPJ: significa da identidade digital da pessoa jurídica. Você pode utilizá-lo para assinar documentos (em nome de empresa) ou autenticá-los em sistemas públicos e privados, emitir Nota Fiscal eletrônica (NF-e), Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e), e muito mais.
  • NF-e: este é o arquivo que garante a autoria e validade jurídica de suas emissões de notas fiscais aos órgãos destinados. Ou seja: é utilizado para assinar as notas fiscais eletrônicas, garantindo segurança contra quaisquer tipos de fraude.

Tanto o e-CPF e e-CNPJ, quanto oa NF-e existem nos modelos A1 e A3. Você sabe o que isso significa?

  • Modelo A1: possui validade de até um ano, permite backup e pode ser guardado em um dispositivo móvel ou computadores tradicionais.
  • Modelo A3: tem validade de um a três anos, a partir da data de emissão. Com ele, você pode armazenar em um dispositivo móvel ou outras diversas mídias criptográficas (cartões, Tokens ou Nuvens), além de assegurar o bloqueio da senha, no caso de tentativas de acesso. Uma de suas grandes vantagens é o custo-benefício.

Quem precisa, de fato, do Certificado Digital

De maneira geral, tanto pessoas físicas quanto jurídicas precisam da certificação para garantir a autenticidade em suas transações eletrônicas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, não perca tempo!

Entre em contato com nosso time de especialistas. Estamos prontos para atender o seu caso, de forma única e totalmente personalizada!

Já conhece nosso site? Acesse www.soluttacertifica.com.br e adquira seu certificado.