fbpx

Comércio eletrônico: como garantir a integridade das suas informações

Empresários que possuem um e-commerce, muito provavelmente, sabem que umas das principais preocupações na manutenção de seus negócios está em garantir a segurança de dados em toda a cadeia das atividades. 

O que deve acontecer desde o momento de compra da mercadoria, até a chegado dos produtos nas mãos do cliente. Uma questão tão importante que pode definir os rumos da sua empresa. 

Os varejistas que já vinham acompanhando uma nova tendência de consumo através de plataformas online, com a chegada da pandemia, causada pelo novo Coronavírus, se conscientizaram, de uma vez por todas, sobre a importância da presença digital para manter seu negócio vivo. 

Mas não basta tem um e-commerce ativo, é imprescindível prezar pela segurança de dados para que os resultados desejados sejam atingidos e você, empresário, não saia no prejuízo. 

Por isso, vamos abordar neste artigo o que de fato contempla a segurança de dados no e-commerce. Mas antes de aprofundar nesse assunto, vamos apresentar algumas informações básicas para você que deseja iniciar no comércio digital.

O QUE É UM E-COMMERCE?

“É a abreviação em inglês de electronic commerce, que em português significa comércio eletrônico. Em resumo é um modelo de negócio que tem como objetivo central viabilizar o comércio de produtos através de plataformas eletrônicas como computadores, smartphones, tablets, entre outros dispositivos utilizando a internet como ferramenta de comunicação.

COMO CRIAR UMA LOJA VIRTUAL?

Você terá duas opções: tentar fazer por conta própria, internalizando o processo ou contratando um profissional especializado. Optar por terceirizar esse trabalho pode ser um investimento bem aplicado, uma vez que você ganhará em agilidade na conclusão do projeto e evitará erros comuns para quem não entende muito do assunto.

Para isso você vai precisar estar atento a alguns itens como:

1 – Faça um planejamento do seu projeto de e-commerce

2 – Escolha e analise com cuidado o segmento em que irá atuar

3 – Conheça a tecnologia envolvida no seu projeto de comércio eletrônico

4 – Pesquise opções para formas de pagamento em seu e-commerce

5 – Defina sua estratégia de marketing digital

6 – Monitore todas as sua atividades online

7 – Invista em capacitação de pessoal

8 – Estruture um bom sistema de logística

9 – Mantenha-se atualizado

Um projeto de e-commerce é muito mais que simplesmente abrir uma loja virtual e pronto. Mais de 60% das lojas virtuais fecham em menos de 1 ano, por isso, organize-se.” – Trecho do artigo Covid-19: Como utilizar o e-commerce para proteger seu varejo.

E-COMMERCE E SEGURANÇA DE DADOS

Bom, agora que você já conhece os fundamentos básicos sobre como abrir um comércio eletrônico vamos falar sobre a segurança de dados. Uma vez que observamos uma ausência de preocupação dos empresários neste quesito. 

O que acaba acontecendo é um olhar muito direcionado às vendas, resultados, lucros e pouco foco na segurança de informações, algo extremamente relevante nesse nicho de mercado. 

E em um ambiente que se mostra um tanto sensível quanto ao surgimento de golpes que tem com objetivo principal o recolhimento de dados para uso indevido, investir em segurança digital não se fez tão importante. 

As lojas virtuais devem fornecer um ambiente de compras o mais seguro possível aos seus clientes. 

SEGURANÇA DE DADOS – POR ONDE COMEÇAR

O primeiro passo é contratar um profissional ou uma empresa de confiança para o desenvolvimento do seu e-commerce. Certifique-se da idoneidade antes de optar por tais serviços. Lembre-se de não focar somente em preço, você está lidando com a exposição de informações da sua própria empresa e de seus futuros clientes. 

O vazamento de dados ou utilização indevida dos mesmo podem gerar os mais variados tipos de problemas, com consequências graves, que podem chegar ao âmbito jurídico e criminal. 

Veja também algumas dicas simples e de baixo custo fornecidas pelo site E-commerce Brasil:

Hospede seu site em empresas que se preocupam com a proteção. Você pode usar as mesmas que os grandes e-commerces usam. Se fizer isso, pegará carona na proteção dos grandes e acabará se protegendo dos ataques mais comuns.

Gateway de pagamento próprio custa caro. Para ter uma proteção eficiente, sugerimos usar gateway de pagamentos já conhecidos no mercado e que são seguros. Dessa maneira, você também não será responsável pela segurança da transação financeira.

Não use senhas fáceis para administração do seu site. E lembre-se: troque-as com frequência.

Adote uma política de privacidade através de selos de segurança de instituições creditadoras. Esses selos costumam estar sempre no canto inferior dos sites.

SEGURANÇA DE DADOS E A CONTABILIDADE

Como dissemos anteriormente a segurança de dados de um e-commerce vai muito além do processo de compra venda, ele é integrado com todos os outros setores da empresa. Lembrando que não é porque seu negócio está no meio digital que ele não tem obrigações legais, acessórias, contábeis, tributárias, com folha de pagamento, entre outras. 

E garantir a proteção das informações também nas esferas administrativas e contábeis é essencial para preservar o seu negócio e ter a certeza que todas as responsabilidades fiscais estão sendo cumpridas da maneira correta e de forma segura. 

E para que isso aconteça você pode contar com uma assessoria contábil de alta performance e que esteja inserida no perfil conhecido como contabilidade 4.0, com os processos totalmente integrados com os órgãos competentes de maneira digital.

Trazendo segurança e mitigando as possibilidades de erros e fraudes. 

Se quiser saber mais sobre a funcionalidade desses processos, fale com a Solutta, que disponibiliza uma equipe de consultores especializados para dar o suporte que o seu e-commerce tanto precisa. 

Por Atracto


Você também pode gostar do artigo E-commerce: ICMS e a importância da Inscrição Estadual. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://solutta.com/wp-content/themes/hazel/
https://solutta.com/
#0066a1
style1
paged
Carregando...
/var/www/solutta/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
yes
yes
off
off
off