Solutta

Como profissionalizar o negócio familiar com assertividade

De acordo com informações do Sebrae, 90% das empresas no Brasil são familiares. Uma das maiores preocupações delas é manter a sobrevivência e a competitividade, pois a maioria enfrenta problemas existenciais ou estratégicos.

Os principais motivos para isso vão desde o conflito de interesses até a disputa entre parentes. O cenário, mesmo envolvendo laços de sangue, pode colocar a saúde financeira e até mesmo a continuidade da empresa em risco.

Logo, torna-se crucial profissionalizar o negócio familiar com assertividade para que ele prospere de forma segura e planejada. Continue a leitura e veja as dicas para alcançar esses resultados!

Determine cargos e funções da empresa

O primeiro passo para tornar a empresa familiar mais profissional é definir os cargos e as funções de cada parente. É essencial que todos entendam quais são as suas responsabilidades, dessa forma, não “invadem” a atuação de outros colaboradores e conseguem se dedicar ao que devem.

Essa ação, inclusive, não evita apenas que várias pessoas se envolvam em uma atividade e deixem outras de lado, mas também evita que os familiares assumam uma função que não estão preparados ou confortáveis para tal.

Logo, a comunicação é indispensável. Reúna todas as pessoas envolvidas para que esse processo seja feito da forma certa. Vale também aproveitar o momento para mapear os principais processos, especificar os setores e traçar as responsabilidades de cada área. Não se esqueça de determinar uma política de cargos e salários.

Defina metas e objetivos para profissionalizar o negócio familiar

Tendo a visão de todas as áreas e os setores do negócio, é mais fácil traçar um plano de ação. Afinal, não é à toa que os familiares estão envolvidos: porque podem e devem contribuir!

Nesse sentido, é válido desenvolver a missão, as metas e os objetivos do empreendimento. Coloque um prazo viável para que tudo possa ser executado com eficiência e estabeleça reuniões periódicas para entender as evoluções e as possíveis dificuldades.

O momento também é favorável para esclarecer diversos aspectos que, normalmente, afetam a empresa familiar: o envolvimento de questões emocionais e profissionais. Então, adote práticas organizacionais e siga com elas.

Reforce a importância de diferenciar os sentimentos pessoais dos profissionais para que a tomada de decisão seja feita com base em dados e fatos, que são mais efetivos para a empresa.

Invista em capacitação e profissionalização

O próximo passo importante, quando falamos em profissionalizar o negócio familiar, é contar com um time especializado naquilo que se propõe a fazer. É comum unir conhecimentos para gerir um negócio, mas, nem sempre, esse é o melhor caminho. 

Afinal, sem a capacitação adequada, o negócio pode ser conduzido com base em critérios e objetivos pouco claros e nada estratégicos. Quando a gestão é orientada a resultados, e não apenas pelo “sentimento” dos sócios, caminha rumo ao sucesso e ao desenvolvimento sustentável.

Por esse motivo, uma boa prática é investir em cursos, treinamentos e capacitação. Identifique quais são os principais gargalos do negócio: finanças, gestão, liderança, organização, contabilidade? Independentemente do ponto de melhoria, busque profissionais para levar conhecimento aos familiares que estão responsáveis pela gestão e administração da empresa.

É válido frisar que a busca pelo conhecimento deve ser constante! Muitas vezes, quando o empreendimento é fruto de herança, por exemplo, ou já teve outros familiares envolvidos e agora está sendo gerido pelos novos parentes, é comum seguir o mesmo estilo de gestão. Mas lembre-se que o mercado é competitivo e exige atualização e adaptação à nova realidade.

É possível manter a tradição e acrescentar a inovação. Compreenda a importância de estar sempre buscando manter a competitividade do negócio por meio de diferenciais tecnológicos. É uma forma de não “parar no tempo”, de evitar a estagnação.

Conte com ferramentas e considere a automação de processos

Para otimizar a rotina e proporcionar uma visão 360 a todos os familiares envolvidos pela gestão da empresa, é interessante investir em ferramentas. Elas são ótimas aliadas, pois ajudam os gestores no processo de profissionalização, facilitam diversas atividades e agregam, inclusive, na redução de custos.

Uma ferramenta com automação, por exemplo, realiza tarefas mecânicas, burocráticas e demoradas. Pode ser interessante para otimizar o tempo e evitar os retrabalhos. 

Hoje em dia, existem muitas opções no mercado, cada qual com suas especificidades e direcionadas a determinadas áreas. É importante, mais uma vez, mapear os focos de melhorias, considerando os objetivos do negócio, e escolher aquela que mais atende às necessidades do momento.

Considere terceirizar a contabilidade para profissionalizar o negócio familiar

E por falar em otimizar processos para facilitar a rotina, também precisamos considerar a contabilidade. O setor é repleto de diversas características específicas, que requerem conhecimentos especializados. Inclusive, se algum processo for feito de forma errada, pode gerar graves consequências à empresa, como penalidades financeiras e, até mesmo, de atuação.

Então, é preciso ter cuidado ao direcionar esse setor a algum familiar. A orientação, neste caso, é terceirizar a contabilidade. Com profissionais que tenham vivência no segmento, é muito mais seguro contar com uma empresa que entregue habilidade técnica e eficiência nos serviços.

Os ganhos vão desde a possibilidade de o empreendimento lidar com passivos tributários até garantir a estabilidade fiscal, pois a empresa de terceirização contábil realiza um trabalho mais direcionado.

Não existe uma fórmula pronta para profissionalizar o negócio familiar, mas, como vimos, algumas ações contribuem para que este processo seja assertivo e seguro. Ter essa atenção é muito importante para manter a competitividade da empresa, mantendo-a sustentável e escalável. Com todas as responsabilidades envolvidas na gestão de um negócio, contar com empresas especializadas para auxiliar na realização de alguns serviços pode ser fundamental.

As informações deste texto foram úteis para você? Acesse o site da Solutta e veja como podemos ajudar na profissionalização do seu negócio familiar por meio da terceirização da contabilidade!

Sair da versão mobile